A Cruz no Mormonismo

Monumento no cemitério de Winter Quarters, Nebraska.

Monumento no cemitério de Winter Quarters, Nebraska.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não usa a cruz em seus prédios ou liturgia. O mesmo é verdade para a grande maioria de outras denominações mórmons. Isso não só gera questionamentos e incompreensões por parte de outros cristão, como é também pouco compreendido pelos próprios mórmons em geral.

Em nosso último Desafio de História Mórmon, o leitor Giovanni Machado identificou corretamente a jovem da foto: Lula Young, filha de Brigham Young. Na foto original, de 1887, ela está acompanhada de outras cinco moças. Um aspecto interessante da imagem é o uso da cruz pela jovem Lula, que pode surpreender ou intrigar santos dos últimos dias contemporâneos.

cruz

Mórmons possuem uma percepção negativa da cruz, a qual remeteria ao cristianismo apóstata. Comentando a recente excomunhão do blogueiro Alan Waterman, um leitor encontrou na foto publicada evidências físicas de apostasia:

alan rock watermanA contar pelo cabelo cumprido, barba e crussifixo atrás dele já da pra perceber o tipo de membro “obediente” que era.

Ou seja, o uso da cruz por um membro da Igreja SUD indicaria um sério desvio espiritual.

Imagina-se que a ausência – ou mesmo rejeição – da cruz tenha sempre existido no mormonismo, o que não é verdade. A cruz adornando Lula Young não é uma imagem anômala na história mórmon. Vejamos outro exemplo ainda da família Young: Amelia Folsom Young, esposa plural (e, segundo rumores, favorita) de Brigham.

cruz amelia young

Amelia Folsom Young

De acordo com o historiador Michael G. Reed, “o tabu da cruz foi um desenvolvimento relativamente tardio na história mórmon” e que não pode ser imputado aos membros fundadores e pioneiros. Ao contrário do que comumente se pressupõe, afirma Reed,

membros da igreja nas primeiras décadas depois de sua organização em 1830 não subscreviam inicialmente à retórica contra a cruz, típica entre protestantes americanos contemporâneos. De fato, no século dezenove e início do século vinte, muitos santos dos últimos dias individualmente usaram e promoveram o símbolo da cruz em sua forma visual e material. O tabu atual surgiu entre mórmons em sua bases populares na virada do século vinte e tornou-se institucionalizada na metade do século sob a direção de David O. Mckay, presidente da Igreja SUD 1951-50. (Banishing the cross, p. 03)

banishingReed explorou o tema em seu livro Banishing the cross: the emergence of a Mormon taboo, de 2012 (Banindo a cruz: o surgimento de um tabu mórmon, em tradução livre). Nele, o historiador documenta o uso da cruz por mórmons na arquitetura, em jóias, lápides, arranjos florais e publicações. Embora o foco principal seja na Igreja SUD, ele também analisa o uso da cruz na Comunidade de Cristo e da igreja strangita. Segundo o autor, os primeiros mórmons não absorveram o repúdio à cruz como símbolo do catolicismo, promovido por muitas igrejas protestantes à época. No entanto, animosidades em Utah entre católicos e mórmons teriam ajudado a gerar a atual aversão ao símbolo.

11 comentários sobre “A Cruz no Mormonismo

  1. Acho que o uso da CRUZ é um aspecto simbólico ,por exemplo, se Cristo tivesse morrido com um estilingue ficaríamos usando o que ? Lembrar de um instrumento de tortura,só causa tristeza e sofrimento.Cristo vive e venceu a cruz! Símbolo por simbolo , eu usaria uma árvore, porque representaria árvore da vida , Bosque sagrado ,o Jardim do Getsemani que foi o local do ápice da expiação Cristo.Tudo depende um pouco da cultura, tem pessoas que usam uma bala de revolver no pescoço, outras podem usar e dizer…foi essa bala que matou meu pai!Cada pessoa adota símbolos em sua vida,e os símbolos trazem sentimentos e lembranças.Acho louvável a igreja não adotar a Cruz como símbolo em seus edifícios e reuniões.E mais bonita, é a explicação pela não adoção.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.