Mórmons São Cristãos? #AmoSerSUD

Mórmons são cristãos?

Ator representa Jesus Cristo | Acervo de imagens do site lds.org

Ator representa Jesus Cristo | Acervo de imagens do site lds.org

Essa é uma pergunta que todo missionário mórmon, e quase todo membro da Igreja SUD, ouve de outras pessoas, se não repetidamente, em algum momento da vida.

Ser Cristão, em teoria, significa ser um discípulo de Cristo, ou ao menos seguir Seus ensinamentos e incorpará-los em sua visão de mundo e abraçá-los como seu estilo de vida.

Vejamos, então, um exempplo de uma jovem mórmon vindo das mídias sociais:

#AmoSerSUD

“Seus falsos mórmons , seus lixo #amosersud” (sic)

A jovem SUD veio à nossa página no Facebook, leu algo (que não sabemos o que foi, considerando que ela nunca articulou nenhum argumento específico), e deixou-nos esses comentário acima.

Vejamos quais ensinamentos, sobre isso especificamente, lemos atribuídos a Jesus Cristo:

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Tolo’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5:21-24)

Claramente, um discípulo de Cristo não deve xingar os outros de “seu lixo”.

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:1-5)

Claramente, um discípulo de Cristo não deve julgar os outros como “falsos mórmons” ou “falsos cristãos”.

A jovem SUD, infelizmente, não é a única a exibir esse tipo de atitude diametralmente oposta aos ensinamentos de Cristo. Esse tipo de conduta é comum e prevalente entre Santos dos Últimos Dias ao se deparar com conteúdo impresso (digital) que não lhes agrade ou lhes pareça estranho, mesmo que verídico e bem documentado.

Ironicamente, enquanto membros da Igreja SUD condenam homossexuais sem quaisquer hesitações, mesmo não havendo nenhum ensinamento atribuído a Jesus Cristo condenando homossexualidade, parecem ignorar os Seus ensinamentos explicitamente documentados no Novo Testamento e no Livro de Mórmon de não julgar e não xingar os outros.

Portanto, retomamos a pergunta acima. Mórmons são cristãos? No sentido de preocupar-se em ser Seus discípulos, seguir Seus ensinamentos, e considerá-Lo um exemplo de estilo de vida? Posto de outra maneira: ser SUD significa conhecer e seguir os ensinamentos de Cristo ou ignorá-los e apenas seguir cegamente o que os líderes SUD dizem? E, na sua opinião, a postura da jovem SUD acima (e das centenas de mórmons que deixam recados assim na nossa página) é a exceção ou a regra entre membros da Igreja? #AmoSerSUD

6 comentários sobre “Mórmons São Cristãos? #AmoSerSUD

  1. Ocorre que Jesus, que pregava a paz, contraditoriamente, em alguns momentos insuflou a violência (Mt 10:34). São célebres as frases atribuídas a ele quando ameaça e ofende severamente os que se lhe opõem (Mt 23:33).

    A prática da violência religiosa (que necessariamente não tem que ser cruenta) tem como justificativa a “ira santa”. É “santa” porque não visa a morte do pecador, mas sua “salvação”…

    Por esse ponto de vista, a Jessika Queiroz estaria manifestando seu “zelo” (outro nome para a ira “santa”)

  2. Vocês tem sido tão críticos ou mais quanto essa jovem, porque cada vez que os membros da igreja se propoem a seguir os líderes, vocês os chamam de cego! E esse juízo que vocês exercem me parecem tão ruim quanto a manifestação dela. Ela errou, coisa que vocês fazem diuturmanente aqui!

    • O que seria “diuturmanente”?

      Nós somos “críticos”? “Tão ruim quanto” ela? Você já nos viu xingando alguém pessoalmente? Onde? Mostre-nos, por favor, João.

      Nós chamamos alguém de “cego”? Onde? Mostre-nos, por favor, João.

  3. Vozes Mórmons disse:Ironicamente, enquanto membros da Igreja SUD condenam homossexuais sem quaisquer hesitações, mesmo não havendo nenhum ensinamento atribuído a Jesus Cristo condenando homossexualidade(..).Minha pergunta é existe algum ensinamento também que ele apoia a homossexualidade?Eu desconheço!!!

    • Nós também desconhecemos “algum ensinamento também que ele apoia” o uso de mídias sociais. Jesus também não falou nada sobre estudar história. Ou a prática de vacinas. Nenhum texto bíblico O cita autorizando casamentos interraciais.

      Para ser um bom cristão é necessário que haja autorização explícita sobre cada prática social de Jesus Cristo para saber como segui-Lo? Seus mandamentos determinando não julgar os outros e amar uns aos outros já não é suficiente para nos conscientizar que essas são as medidas padrões para o comportamento cristão?

  4. O Sacerdócio não é para ser utilizado de forma tão arrogante e petulante, não cabe a mim julgamento,mas nada me impede em ponderar e refletir sobre a real mentalidade e compreensão dos portadores do sacerdócio. Não é de causar nenhum assombro a incapacidade dos portadores, nem eu me coloco fora de tal condição, pois muitos não tem pleno ou suficiente entendimento de sua autoridade concedida,não seria de espantar que alguns pensassem ser mágica para seu próprio conforto.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s