Moroni Torgan Eleito Vice-Prefeito de Fortaleza

Só do ano 2000 para cá, Moroni Torgan disputou oito eleições. Com exceção de 2010, a cada ano par, santinhos desse santo dos últimos dias são distribuídos entre os cearenses.

Charge: Florêncio Batista.

Charge: Florêncio Batista.

A despeito de seu bom histórico em disputas para o legislativo, suas quatro tentativas de se eleger prefeito de Fortaleza foram malogradas. Chegou a disputar o segundo turno em 2004, porém, em 2012 alcançou um tímido quarto lugar.

Já em 2014, o mórmon mostrou que, mesmo com seu elevado índice de rejeição (que o atrapalha para ser eleito no executivo), ainda é bom de voto: o candidato do DEM teve a maior votação do estado para deputado federal.

Neste ano, não tentou ser prefeito. Mesmo tendo afirmado que não tinha mais vocação para ser vice de ninguém, Moroni, devido à nova conjuntura política nacional e emergência de jovens políticos locais, terminou sendo empurrado a ser

candidato a vice do já prefeito Roberto Claudio, reeleito há pouco.

A escolha de Moroni para chapa foi estratégica. Desde bem antes das eleições, o grande opositor de Roberto Claudio parecia ser o Capitão Wagner. O capital simbólico vendido por este nada mais era que o mesmo vendido por Moroni nessas três décadas de vida pública. O nicho eleitoral também nos parece o mesmo. Não por acaso, na mesma eleição em que Moroni foi o mais votado para Câmara Federal, Capitão Wagner o foi para a estadual.

Com seu discurso anti-PT e seu “sim” para o impeachment de Dilma, Moroni ampliou seu eleitorado para setores da classe média da cidade, entrando no nicho pertencente a Tasso Jereissati, que neste pleito apoia o Capitão.

Possivelmente, para não afrontar Roberto Claudio, que se manifestou contra a PEC 241, Moroni preferiu não viajar até Brasília e dar mais um “sim”.

O ano de 2016, no qual comemoramos meio século de mormonismo em Terras Alencarinas, brinda os SUDs de Fortaleza com dois sonhos antigos: Ter um dos seus com um grande cargo no executivo municipal e o início de fato da construção do templo na capital cearense.


Leia mais sobre Moroni Torgan:

Moroni Torgan e a Igreja em Fortaleza

Ceará elege mórmon para câmara federal

Um comentário sobre “Moroni Torgan Eleito Vice-Prefeito de Fortaleza

  1. Não votei no Roberto por causa do Moroni, pra mim ele é um hipócrita, fala uma coisa e faz outra… disse que Roberto Cláudio não prestava, disse que não seria vice de ninguem, e foi só vislumbrar poder e dinheiro e cargo político que já mudou todo seu discurso…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s