Piada SUD Machista

Brasileiros gostam de piadas.

Missionárias da Igreja SUD no Brasil viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Missionárias da Igreja SUD viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Brasileiros são reconhecidos mundialmente como mestres dos memes de internet. Santos dos Últimos Dias brasileiros não são muito diferentes dos demais brasileiros, e gostam de piadas e memes, também.

Contudo, algumas piadas se baseiam, e reforçam, noções preconceituosas. Uma página em rede social de membros da Igreja SUD dedicada a “humor dentro dos padrões” publicou justamente uma piada que promove o preconceito contra mulheres:

Não é segredo que há uma forte cultura de machismo e sexismo entre mórmons. Existe, ademais, o preconceito entre mórmons que mulheres se voluntariam para servir missão apenas para “caçar maridos”, ou porque “encalharam”, ou mesmo na esperança de serem “abençoadas” com um casamento como “recompensa” por seu serviço missionário. A piada em questão obviamente se baseia nessa crença popular e preconceituosa.

Na foto vê-se duas jovens missionárias da Igreja SUD posando para uma foto bem-humorada no meio de uma trágica enchente na cidade argentina de Concórdia. A piada, cujo humor depende exclusivamente do preconceito machista em torno de missionárias mulheres, lê:

“Quanto mais chuva na missão, mais lindo o maridão”

“Essas vão casar com o Brad Pitt e o Chris Evans”

Vocês já ouviram piadas sobre missionários em busca de esposas? Quando mais dedicado o missionário, mais bonita sua futura esposa? Vocês já ouviram comentários maliciosos sobre rapazes que servem missão apenas para achar esposas? É saudável fazer gracejos que se baseiam em estereótipos e preconceitos estabelecidos de uma classe de membros que costumeiramente sofre com estereótipos e preconceitos?

19 comentários sobre “Piada SUD Machista

    • Obrigado p​elo​ seu comentário, Ana Paula. Compreendemos o estresse emocional resultante da dissonância cognitiva que lhe motivou a expressar-se de maneira tão emotiva e irracional.

      Compreendemos que seja natural para algumas pessoas que a dissonância cognitiva e o medo resultantes de se estudar fatos que conflitam com crenças pré-estabelecidas se manifestem através de expressões de ódio, intolerância, e anti-intelectualismo. Isso é natural.

      Estamos igualmente cientes da ilusão de anonimato que a internet incita em muitas pessoas.

      Não obstante, o nosso espaço, e esse aqui é espaço nosso e não seu, é dedicado para uma exploração aberta, racional, lógica e honesta dos fatos, e a conversas mais cordiais, racionais, lógicas e factuais. Portanto, sugerimos que tire uma folga para pensar consigo mesmo e reconsiderar essa sua postura.

      Solicitamos a gentileza de ler esse breve guia introdutório para sua reflexão e, quem sabe, lhe orientar a um próximo comentário que seja menos emotivo, mais educado, e​ ​intelectualmente mais produtivo. Se, por acaso, lhe ocorra a mudar de atitude e decida por uma conduta mais adulta e aberta, entre em contato conosco.

      Abraços.

  1. Não há machismo, pois a mesma piada é usada para os homens. Não se trata de definir a mulher ou o homem como um “prêmio” trata-se de uma piada, tal qual: “O último a chegar é a mulher do padre”, então seria o mesmo que fizer que quem usa essa última piada é preconceituoso. (E olha que muito ja usaram essa piada)
    Em segundo lugar, não acho legal tentar desmoralizar o comentáril dos outros, tentando evidenciar o erro de portugues deles, isso sim seria um preconceito, seria o mesmo que dizer que, pessoas que não sabem escrever na forma padrão, não são qualificadas para expressar seus argumentos e serem levadas a sério.

    E para finalizar, não é machismo querer ter uma esposa bonita, inteligente, carismática etc. Vai me dizer que você não acha sua esposa a mais bonita de todas? A beleza é diferente para cada um. Eu digo e acho a minha esposa a mulher mais bonita do mundo, mesmo ela não sendo a miss universo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.