Maior Missão Mórmon do Mundo Anunciada

A Igreja Mórmon anunciou a criação de sua maior missão no mundo em termos de quantidade de missionários, que ao mesmo tempo será a segunda menor missão do mundo em termos geográficos.

A Missão Utah Salt Lake City Sede d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias abrigará 1.200 missionários a partir do dia 1º de janeiro f.p., criada da atual Missão História da Família e da Igreja Sede.

http://www.mormonnewsroom.org/article/utah-salt-lake-city-headquarters-mission-announced

Missionários voluntários auxiliarão em História da Família, manutenção de prédios e zeladoria, guias, e uma gama de funções outrora ocupadas por funcionários pagos. (Foto de missionários no Departamento de História da Família © 2016 Intellectual Reserve, Inc. Reproduzido sob permissão)

O anúncio realizado pelo Presidente dos Setenta Craig C. Christensen surpreendeu pela explicação da natureza desse chamado missionário. Além de não servirem primordialmente no campo missionário propriamente dito (i.e., fazendo proselitismo), missionários chamados para essa missão não apenas servirão parcialmente no Departamento de História da Família (i.e., auxiliando visitantes com suas genealogias), mas também servirão em funções de manutenção de prédios e zeladoria, segurança, relações públicas com militares, guias turísticos no Museu de História da Igreja, e como equipe de suporte do Templo de Lago Salgado.

De acordo com o anúncio de Christensen:

“A Missão História da Igreja da Família e da Igreja Sede evoluiu ao longo do tempo para ser uma missão única. Ela também tem vivido um crescimento notável. Esta nova missão permitirá que estes missionários maravilhosos promovam o trabalho de muitas maneiras significativas.”

Com essa decisão, a Igreja SUD passa a economizar em folha de pagamento ao substituir profissionais pagos por missionários voluntários e, para a Igreja, gratuitos. Warren G. Tate, que servirá como o primeiro presidente desta missão, ressalva que casais de missionários idosos poderão fazer proselitismo fora dos horários comerciais, e descreve essa economia ao explicar o esperado de seus novos missionários:

“Isto dará aos nossos missionários … a oportunidade de ajudar os líderes locais do sacerdócio na área de Salt Lake City, servindo os membros e aqueles que não são de nossa fé para encontrar seus antepassados usando o FamilySearch, ensinando-lhes o evangelho e prestando serviço.”

Curiosamente, o anúncio oficial pelo site de relações públicas da Igreja cita como missionários desta missão “missionários de serviço, missionários de tempo integral, casais de terceira idade, e missionárias sísteres solteiras”, como se missionárias “sísteres solteiras” e “missionários de tempo integral” fossem categorias distintas e diferentes. Não são, e a falsa distinção gera um conflito desnecessário entre a liderança e missionárias ou missionárias retornadas mulheres.

Esse desvio de missionários da função primária de proselitismo para tarefas burocráticas e profissionais sugere um excesso de voluntários missionários, ou uma falta de fé na eficácia do proselitismo de missionários, ou uma maior ênfase de economia financeira (a favor de outros investimentos mais lucrativos), ou todas as alternativas? Ou sugere outras considerações não citadas? Quais fatores vocês enxergariam como influenciadores de tal manobra estratégica?

14 comentários sobre “Maior Missão Mórmon do Mundo Anunciada

  1. Hummmmm sei la! Se o pessoal ja não era muito da Missão Praça do templo por dizer que parecia guia de turismo nao sei o que vão dizer dessa! Interessante mesmo é pensar, que se for uma missão de fato, os 3 anos do Presidente de missão vão ser só fazendo entrevistas! Minha missão tinha 300 missionários, imagina uma 4x maior!

  2. Isso se chama esperteza! Muitas missoes do mundo precisando de missionarios, muitas outras que, pelo proselitismo, poderiam aumentar ou dividir, e eles preferem colocar essxs pobres jovens para ser zeladores, de graça! Isso não faz parte nem da doutrina deles mesmos. Como podem ser tao descarados em fazer o mal? Cada dia q passa, esses lideres só dão gafes. Igreja ridicula.

  3. A crise tbm afeta a igreja SUD isso é só para economizar dinheiro, eles dizem ajudar os líderes mas, eu entendo: serem feitos de escravos! que coisa inútil.

  4. O artigo em questão são meras opiniões e conclusões do autor do artigo, com o objetivo claro de formar opinião contraria as decisões dos líderes da Igreja, e não corresponde com a justificativa da criação de tal Associação. “O site Vozes Mórmons busca promover a informação e reflexão sobre temas relacionados à tradição mórmon em um ambiente de liberdade intelectual e respeito a crenças”, .Quem quiser obter informações verdadeiras sobre a maior missão da Igreja visite a pagina, http://www.lds.org.br/informacoes-basicas-sobre-as-missoes-de-historia-da-familia

    • Não seja mentiroso, Dagoberto. Não aqui, por favor.

      Onde há, no “artigo em questão” as tais “meras opiniões e conclusões do autor do artigo”? Aliás, onde há “conclusões do autor do artigo”?

      Onde há, no “artigo em questão” afirmações que não sejam meramente recitações de fatos?

      Onde há, no “artigo em questão” afirmações que contradigam o artigo ao qual você incluiu link? Ou vice-versa?

      Onde há, no “artigo em questão” algo que promova “opinião contraria (sic) as (sic) decisões dos líderes da Igreja”?

      Onde há, no “artigo em questão”, algo que não “busca promover a informação e reflexão sobre temas relacionados à tradição mórmon”?

      Onde há, no “artigo em questão”, algo que impossibilite “um ambiente de liberdade intelectual e respeito a crenças”?

      Você sabe o que impede “um ambiente de liberdade intelectual e respeito a crenças”? Posturas como essa sua de mentir para distorcer fatos (estranhamente, aliás, para fingir que há crítica onde ela não existe) claramente estabelecidos. Posturas como essa sua de exigir que ninguém pense por si mesmo ou discuta fatos, por medo de “formar opinião contraria (sic) as (sic) decisões dos líderes da Igreja”.

      Aqui nós acreditamos em estudar os fatos e analisa-los livremente, e discuti-los racionalmente, com honestidade e educação. Se você deseja ser fanático, se você deseja ser desonesto, se você deseja ser ignorante dos fatos, realmente o site Vozes Mórmons não é para você.

      • Dogoberto P. Marques , tome nota destas reflexões do ” Vozes Mormons”.
        Talvez seja uma das admoestações mais transparente e honestas que vc escutou e leu nos últimos anos .Certamente se o vosso presidente de ala ou de estaca o tivesse educado nesses princípios, de verdade e honestidade ( intelectual ) vc . não opinaria com tanta má fé e diria mesmo. malvadez . Sim , malvadez , o termo é esse mesmo . A mentira descarada sempre o foi e sempre o será .Se a maioria de nós aqui presentes, os que comentam e os que guardam prudente silencio , somos e continuaremos a ser membros desta igreja , certamente em nada se deve aos indivíduos com a sua mentalidade e desonestidade .
        Pense nisso .

  5. Por que quem não deixam entrar nos Tenplos quem não está com os dízimos em dia? Por que o membro é obrigado a fazer o acerto anual do dízimo perante o Bispo anualmente em uma atitude humilhante? Isso os missionários não explicam.

    • Não vejo como problema ser acompanhado quando estou precisando de apoio ou quando não tive emprego . Vejo da mesma maneira quanto ao pagamento do dízimo. Sou acompanhado e lembrado desse mandamento . Porém quando se faz de coração, com a certeza de que quem está sendo abençoado é vc isso não torna se um fardo ou peso .Tudo é testemunho , nunca fui obrigado mas sempre fui ensinado . Passei a viver e passei a entender e o mesmo ensino a minha família. Venho de uma família que já tinha testemunho do dízimo mesmo antes de conhecer a igreja.

  6. Esse desvio de missionários da função primária de proselitismo para tarefas burocráticas e profissionais sugere um excesso de voluntários missionários, ou uma falta de fé na eficácia do proselitismo de missionários, ou uma maior ênfase de economia financeira (a favor de outros investimentos mais lucrativos), ou todas as alternativas? Ou sugere outras considerações não citadas?

    Eu acredito que o principal motivo seja financeiro. São “trabalhadores” mais baratos, que não reclamarão do serviço, além dos benefícios da rotatividade de cargos. Acho que economizarão até com RH…

    Quais fatores vocês enxergariam como influenciadores de tal manobra estratégica?

    Além do dinheiro, talvez seja mais fácil manter o negócio como uma missão do que uma empresa, não haverá dores de cabeça com RH, direitos trabalhistas, etc.

  7. Creio que ninguém, dentro e fora da igreja, acredita na ” missão evangélica ” desse missionários ,
    Escreveu o Ricardo De Almeida Brandao , e cito-o, “Quem serve não escolhe como serve. Quando se pratica a caridade que não pode falhar não escolhemos posições. ” ( sic) .
    Já agora , Ricardo, por que não avançar com essa mesma teoria ( verdadeira quando se prega o evangelho aos Povos ) à demais industria , comercio e tudo o que é de índole ” empresarial ” no seio da igreja SUD ? Nem imagina a poupança contabilística .
    Olhe querido irmão Ricardo, já agora , por que não aplicar à risca essa sua ” teoria ” a tudo o que é autoridades Gerais, por exemplo , Primeira Presidência incluída , que supostamente não usufruem de salário , mas de amplias regalias e mordomias salariais , à altura de qualquer executivo de uma multinacional ? Por que tão só aos ” jovens e idosos ” , mais as solteiras da igreja ?
    ( isto das ” solteiras ” parece anedota , como se tal condição por si e em si mesmo fosse já uma ” casta ” que as diferencia das outras solteiras , mas com namorado, já comprometidas , já quarentonas , já..)
    Se ainda tiver ingenuidade suficiente e paciência para nos explicar , desenvolva isso do ” benévolo voluntariado ” para funções de empresa, que essa sim , é lucrativa .Aliás , e aqui é mesmo ao calhas , sem fundamento , mas por simples dedução do já visto em outros sectores , não acredito que boa parte desse voluntariado não venha a receber nada em troca que não seja os louvores nas Alas e Estacas . Não me esqueço das conversas em Missão , sobretudo com missionários da zona de Utah , quando se referiam às exigências de ter um emprego remunerado nas empresas da igreja .” Fazer missão ” era essencial ,mas não única condição . Para descanso e alivia da consciência , há muito que sei distinguir e discernir o que é vindo da boca de humanos , e o da inspiração divina .
    As ” sensações espirituais ” são bem diferentes . Além de genuinamente exaltantes e duradoiras ,são de índole intemporal .
    O negocio de Deus , aos Homens de Deus .
    O negocio de homens , aos homens .
    Mas sem se aproveitarem , ilegitimamente , da Palavra para administrar coisas finitas , com Preceitos Infinitos ditados pelo Pai Celestial , certamente recolherão os frutos e acabará mal .

  8. Ao meu ver, isso não tem nada a ver com problemas financeiros. Eu penso que estão protegendo seus jovens. Eles sabem o quanto a igreja está desacreditada, e não seria seguro mandá-los para o Brasil , por exemplo. Conheço alguns membros que estão mandando seu filhos para lá (Utah) exatamente para tentar preservar o testemunho deles.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s