Mudanças no Papel das Mulheres Mórmons Discutidas

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Mudanças no papel das mulheres mórmons não podem ser discutidas – mas vamos discuti-las mesmo assim.

É uma covardia moral, e gaslighting [violência emocional por meio de manipulação psicológica, vulgo “omipulação”], e ainda outra traição negar a raiva e a dor das mulheres, dizer-lhes que não têm o direito de pedir à igreja que seja menos misógina porque a igreja não pode ser misógina – apenas para fazer algumas das mudanças que as mulheres têm pedido enquanto negam explicitamente que as mulheres já tiveram algum tipo de queixa legítima.


Na quarta-feira de manhã, os fóruns mórmons – quer dizer, fóruns nos quais os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias participam – começaram a zunir com rumores de mudanças na cerimônia do templo. Eventualmente, os rumores foram confirmados por um anúncio da Primeira Presidência, afirmando em parte:

Durante esses muitos séculos, detalhes associados ao trabalho do templo foram ajustados periodicamente, incluindo linguagem, métodos de construção, comunicação e manutenção de registros. Os profetas ensinaram que não haverá nenhum fim para tais ajustes, conforme dirigido pelo Senhor a Seus servos.

Um templo dedicado é o mais sagrado de qualquer lugar de adoração na terra. Suas ordenanças são sagradas e não são discutidas fora de um templo sagrado.

Como a igreja não fará nenhuma declaração oficial sobre as mudanças, coube aos membros catalogá-las (mesmo que isso significasse desafiar a ordem de não discutir o templo fora do templo). Várias delas envolvem gênero e abordam desequilíbrios e desigualdades existentes. Na cerimônia de selamento, que é freqüentemente chamada de “casamento no templo”, a esposa não se entrega mais ao marido; em vez disso, os cônjuges se entregam reciprocamente um ao outro. Na cerimônia de investidura:

  • Deus fala, agora, igualmente a Adão e Eva;
  • Os pactos de obediência para homens e mulheres são, agora, uniformes, em vez de distinguidos por gênero;
  • As mulheres não são mais obrigadas a cobrir seus rostos com um véu em certos pontos da cerimônia.

De muitas maneiras, essas são mudanças importantes e significativas. Eles reduzem a subordinação das mulheres na igreja e também tornam as doutrinas da igreja menos incoerentes. Conforme articulado no Proclamação sobre a Família de 1995, a igreja vem tentando insistir que os cônjuges são “parceiros iguais” em uma entidade sobre a qual os homens presidem:

Por desígnio divino, os pais devem presidir suas famílias em amor e justiça e são responsáveis ​​por prover as necessidades de vida e proteção para suas famílias. As mães são as principais responsáveis ​​pela criação de seus filhos. Nestas responsabilidades sagradas, pais e mães são obrigados a ajudar uns aos outros como parceiros iguais.

Mas se os homens presidem sobre suas esposas e filhos por desígnio divino, uma parceria igual é, por definição, impossível.

Haverá pouca clareza sobre este tópico no futuro previsível; o fato de que a discussão deste assunto é oficialmente proibida significa que não se pode haver esclarecimento oficial, e mesmo corroboração externa dos fatos pode ser lenta. Por exemplo, embora exista documentação não oficial de uma pesquisa sobre as percepções do templo na década de 1980 (eu adoro a pergunta sobre se as pessoas adormeciam durante a cerimônia de investidura), não consegui encontrar a verificação de relatos de uma recente pesquisa de mulheres Santos dos Últimos Dias ativas “que não mais frequentam o templo por causa de problemas com a cerimônia”. No entanto, ouvi relatos em primeira mão de pessoas em posição de saber que as moças muitas vezes ficam horrorizadas e revoltadas com a misoginia da cerimônia do templo, a ponto de se tornar um problema tanto para a frequência do templo como para a atividade da igreja. (Foi certamente um problema para mim.)

A consciência disso pode estar por trás do discurso do Presidente Russell M Nelson na Conferência Geral de outubro de 2018, no qual ele convida os membros a “adorarem no templo e orar para sentir profundamente o amor infinito do Salvador por você, para que cada um possa ganhar seu próprio testemunho de que Ele dirige esse trabalho sagrado e eterno.” Mas é um pouco estranho chamar a obra de “eterna” quando mudanças significativas em seus elementos ultrapassados ​​já estavam sendo preparadas.

As respostas às mudanças variaram muito. Uma manchete no jornal Salt Lake Tribune proclamou que “as feministas fiéis verão revisões e acréscimos como um ‘salto adiante’”, embora muitas “feministas fiéis” expressassem raiva e dor. As mulheres repetidamente se opuseram à misoginia nas ordenanças do templo, na doutrina, na prática – e a resposta costuma ser uma espécie de censura: orar mais e criticar menos, buscar verdadeira compreensão, deixar de ser tão orgulhosa, parar de ficar com raiva, desistir de tentar diluir a palavra e a vontade de Deus com as filosofias dos homens – ou, pior ainda, com as filosofias de outras mulheres orgulhosas e iradas. Além disso, você não deveria nem falar sobre isso em primeiro lugar, então você está sendo pecadora e desobediente apenas por levantar a questão.

Se você ainda não vivenciou isso, é difícil entender o quão chocante e angustiante é, finalmente, experimentar algo que lhe foi dito toda a sua vida é o auge absoluto da espiritualidade, apenas para perceber que ele a desvaloriza e a denigre. É uma traição fundamental, apenas piorada quando lhe é dito que você não tem permissão sequer de fazer perguntas sobre isso. A promessa em Morôni 10:5 é que “pelo poder do Espírito Santo, conhecereis a verdade de todas as coisas”. Para muitas mulheres, isso inclui um entendimento visceral de que a cerimônia da investidura prejudicou seu desenvolvimento espiritual, especialmente considerando que o templo é supostamente um dos lugares onde é mais fácil ouvir o Espírito Santo.

É gaslighting [violência emocional por meio de manipulação psicológica], covardia moral, e ainda outra traição negar a raiva e a dor das mulheres, dizer-lhes que não têm o direito de pedir à igreja que seja menos misógina porque a igreja não pode ser misógina – apenas para fazer algumas das mudanças que as mulheres têm pedido enquanto negam explicitamente que as mulheres já tiveram algum tipo de queixa legítima.

A questão não é apenas que a igreja deva eliminar a misoginia manifesta em suas doutrinas e práticas. É que a igreja deve parar de trair as mulheres ao recusar-se a reconhecer explicitamente, e respeitar, suas preocupações.


Holly Welker é uma poeta e ensaísta premiada que vive no Arizona. Seu trabalho já foi publicado no The New York Times, Dialogue: A Journal of Mormon Thought, Best American Essays, Religion Dispatches, entre outras publicações. Ela é a editora do livro Prestando Testemunho: 36 mulheres mórmons falam sobre amor, sexo e casamento.

3 comentários sobre “Mudanças no Papel das Mulheres Mórmons Discutidas

  1. Ainda há muito caminho a ser percorrido.
    Minha esperança é ver restaurado o sacerdócio que o Profeta Smith estendia as mulheres e que foi retirafo por Bringham Young.
    O dia que isto acontecer,então sim as mulheres terão restaurado o evangelho de Jesus Cristo,porque ele nunca omitiu o papel das mulheres a começar por sua pp.mãe.Os que vieram depois é que o fizeram,encobrindo e negando vergonhosamente o papel delas no Cristianismo.É isso aí.

    • Se as mulleres recibían o sacerdocio e deixaram de ter, isso ja foi uma mudança sería , que nao deveria ter acontecido !

  2. Esse empoderamento feminino está ganhando força e nesse blog há muitos anos atrás houve um debate sobre o Sacerdócio para as mulheres e até hoje me lembro do meu comentário. Que as mulheres poderiam ajudar os homens no Sacerdócio fazendo algumas atividades delegadas anteriormente somente a eles. Se essa força continuar com mulheres presidindo famílias e divórcios aumentando a cada dia, o Senhor vai suprir esse vazio dando o Sacerdócio para as mulheres. Mas isso depende das forças sociais dentro da igreja ,vamos tomar as vitaminas e aguardar. O modelo patriarcal se enfraquece na humanidade, os relacionamentos estão quebradiços e o homem está tendo que lidar com sua perda de espaço. Existem correntes muito fortes que podem provocar mais mudanças em nossa religião, alguns paradigmas são quebrados e o Senhor está atento a esses movimentos. As gerações avançam e mentalidades mudam, inclusive na administração da igreja. A luta é grande na liderança da igreja. Opiniões pessoais com extensos debates, até a acomodação e destilação da vontade de Deus que está ouvindo a oração de milhares de mulheres e ama todas elas. O homem vai sendo ensinado a ser humilde com essas mudanças. O orgulho masculino sofre com isso. Mas é uma força fora de nosso controle, então nós homens nos resta orar e ponderar para entender nosso papel dentro desse contexto. Apóstolo Paulo está se remoendo ou se remoeu com isso…rsrs

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