O ano era 2012 e eu era recém-chegado à missão, ainda antes de terminar o primeiro semestre. Comecei minha missão numa área próxima à capital Florianópolis, SC.
A primeira transferência terminou e tive que ir para outra área na cidade de Palhoça (atual sede do Ramos da Restauração no Brasil), antes ficando 4 dias em uma casa com Élderes por perto. Daqueles dias tive um aprendizado através da didática do medo.
A didática nada mais é do que os conhecimentos e técnicas para se ensinar. Utilizada desde instituições escolares até religiões no geral. Quando fui tomar banho no box do banheiro havia um pôster de Jesus com o título VOCÊ NUNCA ESTÁ SÓ e a escritura de João 14:18, em que prometeu que nunca nos deixaria órfãos.
Perguntei aos meus companheiros o porquê daquilo já que não tinha na minha casa anterior. Um deles me falou que foi a pedido do presidente de missão, para inibir a tentação de se masturbarem.
Toda a vez que vejo essa gravura penso que ao invés de Jesus estar cuidando de mim, está me vigiando para ver o que estou fazendo de errado. Afinal, eu nunca estou só!
Os meses foram se passando e a cada e-mail recebido ou treinamento éramos ensinados através do medo. Por exemplo: se mentíssemos números do trabalho realizado na semana não iríamos para o reino celestial, se acobertássemos algum erro de algum missionário, se não fossemos fiéis não batizaríamos, etc.
Sempre vejo em grupos de WhatsApp ameaças a inativos ou “apóstatas” que sua vida será de miséria, não prosperarão, perderão sua exaltação, sua família, etc. Recentemente em uma visita, um irmão me contou que ministrou uma aula que tinha como tema “não deixar o arrependimento para o último dia”. Isso me dando um “alerta” obviamente.
Até hoje analiso sempre tais discursos que se distanciam da ideia de amor pregada por Jesus de Nazaré. Infelizmente temos que conviver ainda com essa maneira de se pregar o arrependimento a outras pessoas. Hoje não mais frequentando nenhuma denominação, penso como ensinar crianças na escola que trabalho ou qualquer outra pessoa uma maneira diferente dessa terrível didática do medo.
Você como membro passou ou passa por tais situações?
Isso é muito perigoso. Mexe com a saúde mental das pessoas. Traz depressão e outros problemas psíquicos. Maligno “gaslightning”.
Infelizmente estamos vivenciando uma geracao muito fraca que alguns denominam “do mi mi mi” e “Floco de neve”. Eh a geracao que se ofende por coisas banais, nao possui a resiliencia necessaria para vencer as tempestades da vida. Nao lidam nada bem com os naos e apos os bullings sofridos jah pensam em se matar. Querem tudo facil, querem que os pais e lideres resolvam seus desafios, tem o ano inteiro para trabalhar e levantar seu recurso para o acampamento, porem ficam aguardando que alguem pais ou lideres darem um jeitinho no final. Nao se esforcam nem fisica e muito menos mental e espiritual!
Essa geracao que estah indo pra missao, salvo poucos pensam que a missao eh uma festa por dia. Sao muito bem tratados no CTM, cama macia, limpa e cheirosa, comida boa, quentinha em abundancia, instrutores sempre de bom humor e a disposicao, tem missionarios no CTM que chega a engordar 5/7 quilos e tudo vai bem no CEU TM, porem quando chegam no campo vem o choque da realidade, nao estao acostumados com regras porque em casa geralmente nao as tem, nao lidam bem com os “naos” e nao suportam a frustracao e trabalho duro, entao a missao se torna um fardo muito pesado de se carregar muito menos com alegria e satisfacao. Tudo ofende: as regras, os treinamentos, o companheioro senior, as palavras do presidente, as escrituras e porai vai! A didatica da diligencia e do “SE TORNAR”, passa a ser vista como a didatica do medo!
Voce tem razao Tadielo, Isso eh muito perigoso, traz depressao e problemas psiquicos e mexe com a saude mental dessa geracao fraca e vulneravel que estah ai! Mas o que fazer????? recuar e cair de joelhos diante dela?? esse nao eh o caminho! Temos que ter coragem e nao nos render diante dessa geracao porque senao os rolamentos da sociedade entraram em colisao e se destroi.
Os pais devem tomar a direcao e educar seus filhos com consciencia e deixa-los resolver seus proprios problemas e nao resolver pra eles. As criancas devem trabalhar em casa desde pequenas pois devem entender que nao sao hospedes e sim parte da engrenagem familiar. Ai de mim se nao fizer minhas obrigacoes, se nao dar conta de minhas responsabilidades comigo mesma e com minha familia, a casa cai e se eu ficar de vitimismo pior pra mim.
Vamos em frente!, paremos de vitimismo; o arrado estah no campo e aquele que pegar nele e olhar pra traz nao eh digno, nao eh isso que diz as escrituras?
Ninguém vive as regras do CTM em casa, é tudo padrão americano e o mínimo que os servos da igreja merecem é essa vida boa de CTM pois a vida no campo é um lixo, Jesus jamais deixaria seus servos viverem assim, enquanto os canalhas dos presidente de missão tem vida de ricos, tudo com SEU dízimo.
Ô criança, servi missão 2004/2006 e concordo com a doutrina do medo sim. Vc é uma cega. Não enxerga o tanto q a missão é prejudicial. Conheço pessoas q servirão em 99-2001 tbm tem depressao por causa da missão. E detalhe, são americanos. Sim moram aqui na Califórnia, em Idaho, no Colorado e pasmem em Utah. Meu vizinho aqui da Califórnia serviu missão em 1985. Sim o ano q nasci e advinha. Ele fala q a missão era uma ditadura. Se casou e mudou de UTah pq não aguentava mais sequer ouvir falar em Mormonism
Ótimo, concordo com tudo isso, resignei meu nome e foi minha melhor decisão. Cegos são os que ainda estão lá.
Vc é cega, mais uma que não questiona nada! Aceita tudo por amor ao tal evangelho! Minha missão foi tão prejudicial que me traz tristeza até hoje… Fiquei doente no campo… Fui humilhado pelo presidente e sua esposa… Hj ele continua a viver a vida mansa, presidente de um templo e sendo sustentado pelo dízimo de pessoas como você, ACORDA!
Concordo, é tudo uma mentira, uma grande farsa, o mormonismo não tem nada a ver com deus, nunca teve e nunca terá, fazer missão foi minha pior decisão e me arrependo até hoje, quase nenhum dos que conheci na missão ainda estão ativos, se afastaram todos.