Manual SUD Distorce Palavras de Lorenzo Snow

O manual dominical da Igreja SUD Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Lorenzo Snow, publicado em 2011, distorce as palavras do Profeta para deixá-las mais palatáveis à posição oficial da Igreja atual.

Lorenzo Snow serviu como Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1898-1901), Conselheiro na Primeira Presidência (1873-1877), Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos (1889-1898), e Apóstolo (1849-1898)

Lorenzo Snow, 5° Presidente d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pregou sobre o pagamento de dízimo na Conferência Geral de outubro de 1899 com essas palavras (ênfases nossas):

“Rogo-lhes em nome do Senhor, e oro que todo homem, mulher e criança que tem recursos pague um décimo de seus rendimentos como dízimo.

Contudo, ao citar esse discurso no capítulo sobre “O Dízimo: Uma Lei para Nosso Benefício e Proteção”, o atual manual da Igreja altera sutilmente as palavras de Snow sem quaisquer explicações ou anotações adequadas (ênfases nossas):

“Rogo-lhes em nome do Senhor, e oro que todo homem, mulher e criança (…) pague um décimo de seus rendimentos como dízimo.

O manual desonesta e sorrateiramente excisa o trecho particularmente relevante à discussão em pauta: “que tem recursos”.

Snow estava, em seu discurso de Conferência Geral enquanto Profeta e Presidente da Igreja, pregando que todos aqueles que tem recursos financeiros devem pagar 10% de seus ganhos como dízimo, deixando implícito que a taxa percentual é negociável dependendo das condições financeiras da cada família. A Igreja SUD atualmente mantém que a taxa de cobrança de 10% não é negociável, e portanto distorce as palavras do Profeta Snow para fazer parecer que ele concorda com essa posição atual.

Mudanças editoriais para esconder ou alterar os ensinamentos dos profetas mórmons do passado não é uma ocorrência incomum nos manuais da Igreja SUD. Por exemplo, o manual dos Ensinamentos de Spencer W Kimball também desonestamente edita suas palavras , tanto removendo trechos com elipses, como explicitamente alterando um verbo, apenas para suavizar o conteúdo homofóbico de seus ensinamentos.


Leia mais sobre os ensinamentos de Spencer W. Kimball:

Sobre Índios

Sobre Beijos

Sobre Sexo Oral

Sobre Contraceptivos

Sobre Fraude Missionária

Sobre Mulheres Estupradas

Sobre Estudar aos Domingos

Sobre Sexo entre Pessoas Casadas

16 comentários sobre “Manual SUD Distorce Palavras de Lorenzo Snow

  1. Independente dessa situação do manual de Lorenzo Snow, os mórmons tem escritura muita forte para deixar claro a responsabilidade do pagamento dízimo e seu valor correto.
    O Senhor, quando a Igreja foi Restaurada, disse: “E esse será o início do dízimo de meu povo. E (…) os que assim tiverem pagado o dízimo pagarão a décima parte de toda a sua renda anual; e isto será uma lei permanente para eles, para meu santo sacerdócio, diz o Senhor.” (D&C 119:3-4, itálicos adicionados). Nesta passagem aprendemos que o Senhor exige como dízimo de “seu povo” décima parte de sua renda. Assim, pagamos 10% do que recebemos ao trabalhar. O assalariado separa 10% de seu salário, o empresário, 10% de seu pro labore (ou lucro distribuído). O Senhor não exige mais do que 10%, nem menos. Trata-se de uma lei justa: ricos pagam 10%, pobres pagam 10%.

  2. Dizimo seria algo muito bom em uma sociedade honesta e justa pois a transparência seria uma das características dessa sociedade. Porém, sabemos que isso é utopico nos dias de hoje ainda mais quando se trata da Igreja SUD onde a transparência é Zero.

    Eu não sei quando, inclusive seria interessante o Vozes Mormons falar sobre isso, mas não sei quando que a obrigação do pagamento do dízimo se tornou oficial como exigência para ter uma recomendação aos templos. De qualquer modo sempre vi isso mais como chantagem pois os líderes sabem que os seus membros almejam as “bençãos” do templo e assim usaram o dízimo como uma das exigências para entrar nesses edificios.

    Retornando ao assunto dízimo penso que a alteração das palavras do falecido Snow demonstra certa desonestidade com a frase dita pelo mesmo. Diria que hoje a Igreja SUD com esse foco do dízimo só dá brechas para pessoas pensar que hoje a igreja SUD é mais focado no dinheiro do que em ajudar as pessoas a viver uma vida melhor. Pior ainda, a ação de ajudar o próximo é praticamente infima quando se compara o foco da Igreja com dinheiro e marketing.

    • “Eu não sei quando, inclusive seria interessante o Vozes Mormons falar sobre isso, mas não sei quando que a obrigação do pagamento do dízimo se tornou oficial como exigência para ter uma recomendação aos templos.” … excelente sugestão!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.