Manual SUD Distorce Palavras de Lorenzo Snow

O manual dominical da Igreja SUD Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Lorenzo Snow, publicado em 2011, distorce as palavras do Profeta para deixá-las mais palatáveis à posição oficial da Igreja atual.

Lorenzo Snow serviu como Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1898-1901), Conselheiro na Primeira Presidência (1873-1877), Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos (1889-1898), e Apóstolo (1849-1898)

Lorenzo Snow, 5° Presidente d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pregou sobre o pagamento de dízimo na Conferência Geral de outubro de 1899 com essas palavras (ênfases nossas):

“Rogo-lhes em nome do Senhor, e oro que todo homem, mulher e criança que tem recursos pague um décimo de seus rendimentos como dízimo.

Contudo, ao citar esse discurso no capítulo sobre “O Dízimo: Uma Lei para Nosso Benefício e Proteção”, o atual manual da Igreja altera sutilmente as palavras de Snow sem quaisquer explicações ou anotações adequadas (ênfases nossas):

“Rogo-lhes em nome do Senhor, e oro que todo homem, mulher e criança (…) pague um décimo de seus rendimentos como dízimo.

O manual desonesta e sorrateiramente excisa o trecho particularmente relevante à discussão em pauta: “que tem recursos”.

Snow estava, em seu discurso de Conferência Geral enquanto Profeta e Presidente da Igreja, pregando que todos aqueles que tem recursos financeiros devem pagar 10% de seus ganhos como dízimo, deixando implícito que a taxa percentual é negociável dependendo das condições financeiras da cada família. A Igreja SUD atualmente mantém que a taxa de cobrança de 10% não é negociável, e portanto distorce as palavras do Profeta Snow para fazer parecer que ele concorda com essa posição atual.

Mudanças editoriais para esconder ou alterar os ensinamentos dos profetas mórmons do passado não é uma ocorrência incomum nos manuais da Igreja SUD. Por exemplo, o manual dos Ensinamentos de Spencer W Kimball também desonestamente edita suas palavras , tanto removendo trechos com elipses, como explicitamente alterando um verbo, apenas para suavizar o conteúdo homofóbico de seus ensinamentos.


Leia mais sobre os ensinamentos de Spencer W. Kimball:

Sobre Índios

Sobre Beijos

Sobre Sexo Oral

Sobre Contraceptivos

Sobre Fraude Missionária

Sobre Mulheres Estupradas

Sobre Estudar aos Domingos

Sobre Sexo entre Pessoas Casadas

16 comentários sobre “Manual SUD Distorce Palavras de Lorenzo Snow

  1. A omissão de três palavras – “que tem recursos” ou, em inglês, “who has means” – foi completamente desnecessária e pode ter sido mesmo pra evitar a interpretação de que o Presidente Lorenzo Snow propusesse que o percentual do dízimo fosse negociável, para usar os termos do artigo do vozes mórmons. Mas só se chega a esta conclusão se desconsideradas outras declarações de Lorenzo Snow, da mesma época, contidas, inclusive, no mesmo capítulo do manual a que o artigo se refere, que tratam do pagamento de um dízimo integral, que corresponde a exatos 10% dos rendimentos de alguém.

    A seguir, duas citações do mesmo manual a que o artigo se refere:

    A part of a tithing is no tithing at all, no more than immersing only half a person’s body is baptism.21

    Uma parte de um dízimo não é um dízimo, assim como imergir metade do corpo de uma pessoa não é um batismo.

    There is no man or woman who can not pay one tenth of what he or she receives.22

    Não existe um homem ou uma mulher que não consiga pagar um décimo do que recebe.

  2. Usar o trecho “que tem recursos” para afirmar que o autor disse “implicitamente” que a taxa percentual é negociável dependendo das condições financeiras da cada família, é tentar colocar palavras na boca do autor que ele não disse.

    Aliás, não há nenhuma afirmação “explícita” de Snow afirmando que o dízimo pode ser negociável, o que ele já falou que chega mais perto disso é a possibilidade da dívida ser perdoada mas que não se confunde com essa ideia de negociação em razão de condições financeiras que o autor do texto quis passar.

    Tão ruim como omitir o que o autor diz é afirmar o que ele não diz.

    • E é por isso que a Igreja se deu o trabalho de literalmente esconder as três palavras “que tem recursos”?

      Propomos a você, Lindomar, um exercício em honestidade intelectual. Mostre essas frases “que todo homem, mulher e criança que tem recursos pague um décimo de seus rendimentos como dízimo” e “que todo homem, mulher e criança pague um décimo de seus rendimentos como dízimo” para 10 pessoas não religiosas e pergunte-as se o modificador “que tem recursos” não altera completamente o significado da afirmação.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.