Jesus Mórmon Branco Viraliza na Páscoa Evangélica

Nesta Páscoa, em tempos de isolamento social por causa da pandemia de coronavírus, viralizou no aplicativo de mensagens pessoais WhatsApp entre evangélicos, um vídeo mórmon roubado e reapropriado por um aspirante a político adventista.

Imagem do vídeo produzido pel’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A mensagem-propaganda d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida popularmente como Igreja Mórmon, mostra cenas genéricas de Jesus Cristo baseadas nas narrativas dos evangelhos do Novo Testamento, acompanhadas de citações atribuídas a Ele pelos evangelistas, e concluindo com um convite a conhecer a Igreja Mórmon. O vídeo é caracteristicamente mórmon, não apenas pelo aspecto missionário-propaganda de seu logo e seu convite ao final, mas também pela questão racial. Estruturada em forte tradição de supremia branca, a Igreja SUD costuma produzir arte que exiba Jesus como um homem branco de olhos claros (ver abaixo), ao invés do judeu palestino que teria historicamente sido.

O vídeo circulando entre evangélicos, popular o suficiente para nos ter sido encaminhados por três fontes diferentes em círculos não-evangélicos, é um furto de propriedade intelectual da Igreja Mórmon com alterações igualmente características.

As cenas de Jesus Cristo são as mesmas idênticas, mas o aúdio é alterado para exibir uma narração sobre paralelos entre a pandemia da CoViD-19 e as origens míticas das páscoas judaicas e cristãs. Ademais, o vídeo é alterado para remover menções à Igreja Mórmon, ou mesmo atribuí-la autoria das imagens originais, ou sequer reconhecer seus direitos autorais.

O autor do vídeo popular entre evangélicos, claramente identificado em seu vídeo pirata, é Allinson Nunes. Orgulhoso de seu ato de pirataria, publicou-o generosamente em sua página pública do Facebook:

Por admissão própria, Nunes é Adventista e aspirante a político:

Não é incomum ouvir de adventistas, especialmente no Brasil, que mórmons não são cristãos. Esse tipo de apropriação (ilegal, diga-se) de conteúdo mórmon para expressão religiosa de adventistas para evangélicos seria lisonjeador ou ofensivo para mórmons?

16 comentários sobre “Jesus Mórmon Branco Viraliza na Páscoa Evangélica

  1. A questão da cor da pele é meio complicado de se discutir. Ele era Judeu de origem real pois os familiares dele eram descedentes de Davi, no velho testamento a descrição fisica dele era de um jovem ruivo de pele rosada, possivelmente a genetica passou como herança. O povo Judeu não se casavam com pessoas de fora, somente entre eles pra preservar as suas caracteristicas. Eu diria que as chances de um judeu puro ter pele escura é muito rara principalmente naquela epoca.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.