Aqui vai nossa pergunta neste sete de setembro. No hinário de língua inglesa, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias encontram os hinos nacionais dos EUA e do Reino Unido. Não estão incluídos hinos nacionais de outros países onde o inglês é língua oficial. No hinário de língua portuguesa, não há nenhum único hino nacional.
Incluir hinos nacionais num hinário religioso faz sentido? Deveríamos ter os hinos brasileiro e português no hinário sud? Por quê?
Acho que depende da cultura local.
Aqui nos EUA se canta o hino nacional nas reuniões da Igreja — especialmente no domingo antes do 4 de julho (dia de independência). E nos EUA existe um nacionalismo bastante forte, até que se não se cantasse o hino nacional no domingo antes do 4 de julho, muitos membros da Igreja ficariam bravos ou chateados.
Também Antônio, você não está certo quanto ao hino nacional do Reino Unido. Não se encontra “God Save the Queen” no hinário. O hino “My Country ‘Tis of Thee” (também um hino patriótico), o qual usa a mesma música, se encontra no hinário. Mas, segundo os meus amigos do RU, o nacionalismo lá não é tão forte, e cantar o hino nacional na Igreja seria algo muito estranho.
Se não me engano o hino nacional de Portugal também se encontra no antigo hinário (ou, pelo menos durante a minha missão estava lá como algo colado no livro—mas não tenho certeza). E eu me lembro de cantar o hino nacional de Portugal durante as reuniões. Mas eu não sei como os membros sentiram sobre isso–se achavam estranho ou não.
Com o antigo hinário em português, se cantava o hino nacional durante as reuniões domingueiras? Como os membros acharam isso? Se fosse incluído de novo, seria algo que se canta nos feriados nacionais?
Kent, existe uma edição norte-americana sem o hino número 341?
Tanto na edição impressa que tenho (obrigado, Marcello!) quanto no site da Igreja há o hino “God save the king”.
Também desconhecia a informação sobre o hino de Portugal estar incluso na edição antiga. Interessante.
Curioso, pois achava que o Hino Nacional Brasileiro já esteve em alguma edição antiga do Hinário SUD… De qualquer modo, tenho certeza de que já cantei com a congregação pelo menos umas duas vezes o hino nacional em duas ocasiões na capela na minha antiga Ala no Rio de Janeiro. E para ampliar um pouco mais os debates cívicos dentro deste tópico, eu mesmo quando fazia parte do Quórum de Élderes, como presidente fazia questão de chegar mais cedo todo domingo para hastear a bandeira brasileira na frente da capela e arriá-la depois que terminássemos as reuniões. Normalmente eu pegava alguns dos rapazes que estivessem por lá para que me ajudassem e assim também passar um pouco de instrução quanto ao nosso dever cívico.
É comum as alas possuirem uma bandeira?