Artimanhas sacerdotais e as eleições

Pode uma estaca da Igreja sud apoiar um candidato a cargo eletivo? Pode seu presidente declarar tal apoio? Foi isso o que fez Francisco de Assis dos Reis, presidente da Estaca Castelão, em Fortaleza. No último dia 07 de agosto, o presidente de estaca escreveu no Facebook:

estaca2

Não há nada de errado que um líder eclesiástico mórmon declare apoio a um candidato ou participe da sua campanha. O que é problemático é um presidente de estaca afirmar que sua estaca esteja apoiando um candidato, partido ou coligação política. Trata-se de um ato desonesto, já que oficialmente a Igreja é neutra em questões eleitorais, inclusive afirmando que a Igreja não “tenta influenciar seus membros em relação a qual candidato ou partido devem dar seu voto” e que candidatos mórmons não devem sugerir “que sua candidatura ou plataforma seja endossada pela Igreja“.

Como todo ato desonesto, ele pode vir a gerar problemas, sejam entre membros (acho pouco provável que todos os membros de uma estaca estejam de acordo com tal declaração de voto), sejam perante a sociedade e até mesmo na obra missionária.

A trajetória política de Moroni Torgan, o candidato “apoiado” pela estaca Castelão, já foi tratada aqui e aqui.

O nome do presidente da estaca está sendo publicado acima porque sua postagem foi pública. Ele será mais que bem-vindo para explicar sua posição.

ATUALIZAÇÃO (20/08/14): Francisco de Assis dos Reis, presidente da Estaca Castelão, responde a este texto em um comentário abaixo.

41 comentários sobre “Artimanhas sacerdotais e as eleições

  1. Ainda bem que não pertenço a estaca. Pois não admito que nem mesmo um presidente de estaca me inclua como eleitor de qualquer candidato que ele esteja apoiando!! Sei que qualquer um irmão pode ser candidato, mas campanha só da calçada da capela pra fora!!! Vivo combatedo as igrejas que fazem isso, vou fazer o mesmo??aaaaaaaaaaaaaaa

  2. Sempre falo que da maneira em que a política se encontra, é muito arriscado um mórmon se candidatar por isso, pode ser meu melhora amigo, meu voto ele não terá. Não quero ser conivente com o desastre que acontecerá!! E ainda direi pessoa…

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.