Shopping de Luxo em Salt Lake Sofre Financeiramente

Shopping de luxo em Salt Lake City, construído como um modelo de renovação urbana e alardeado como a salvação para o dilapidado e deteriorado centro da cidade de Lago Salgado a meras 3 quadras do icônico Templo de Lago Salgado, sofre enorme revés financeiro por causa da Igreja Mórmon.

The Gateway Mall

The Gateway Mall

A Igreja SUD investiu bilhões de dólares para construir um shopping center para rivalizar o shopping The Gateway Malls. Situado a uma quadro do Templo Mórmon, o apelidado “shopping Mórmon” City Creek Center fora justificado pela Igreja como um investimento social e cívico, estabelecido para aprimorar o dilapidado e deteriorado centro da cidade de Lago Salgado. Agora, por causa da presença e existência do shopping Mórmon, há temores sobre o futuro deste imenso shopping bem no meio do centro da cidade. Desde a inauguração do shopping Mórmon, o The Gateway Malls sofreu queda no seu rendimento anual de USD 210 milhões anuais a USD 100 milhões, enquanto o shopping da Igreja saltava para USD 250 milhões anuais. Nos primeiros 10 meses de 2014, este rendeu USD 190 milhões enquanto aquele agonizou com apenas USD 70 milhões. Enquanto diversas lojas de grife (como a Apple Store, Forever 21, e Anthropologie) abandonaram o Gateway Malls pelo shopping Mórmon nestes 2 anos, reduzindo sua taxa de ocupação de 96% para 78%, ela sofreu queda de mais de 50% em seu valor de mercado e uma drástica e dramática redução em qualificação pela Agência Moody, fomentando especulações de falência.

Templo de Salt Lake visto a partir do City Creek Center. Imagem:  Antônio Trevisan Teixeira/Vozes Mórmons.

Templo visto a partir do City Creek Center. Imagem: Antônio Trevisan Teixeira.

Analistas questionam o futuro do empreendimento comercial e imobiliário. Construído em 2001 por uma pequena fração do valor do shopping Mórmon (USD 375 milhões), o Gateway Malls ocupa espaço similar em zona urbana próxima ao empreendimento da Igreja, e os números sugerem que a competição entre ambos aparenta ser mais predatória que mutualmente benéfica. Se o Gateway Malls falir por causa da competição do Shopping Mórmon, qual será o impacto social, econômico e imobiliário final sobre o centro e a cidade de Salt Lake?

Saiba mais sobre o Shopping da Igreja aqui.

Saiba mais sobre as finanças da Igreja aqui.

Saiba mais sobre o que o Jesus dos Evangelhos diria sobre um shopping de luxo.

16 comentários sobre “Shopping de Luxo em Salt Lake Sofre Financeiramente

  1. O que torna a Igreja SUD tão próxima das “falsas” Igrejas cristãs que existem no mundo é a demasiada ênfase em dízios e ofertas. E para constatar que a semelhança entre a Igreja SUD e as outras é maior do que imaginamos, basta uma simples pesquisa sobre o que é feito com o dízimo: Algumas igrejas falsas constroem templos fabulosos e luxuosos , outras investem na bolsa de valores, outras acumulam dízimos e aplicam esse dinheiro dando uma vida de luxo a seus líderes, outras constroem indústrias , universidades e redes de ensino , outras constroem shopping centeres – tudo isso com um único objetivo: multiplicar e maximizar os lucros. Qualquer semelhança entre a Igreja SUD e as falsas igrejas cristãs não é mera coincidência…

    • Parabéns pelo texto Peterson! Você disse tudo!
      Será que não estamos sendo postos a prova para ver em quem realmente acreditamos?
      Em Jesus Cristo ou nas doutrinas dos homens? Será que realmente acreditamos nas escrituras? Digo te que não! Pois se as pessoas realmente acreditassem, as igrejas ficariam vazias! Até mesmo a igreja mórmon, pois não há nenhuma escritura no livro de mórmon ou D & C que justifique o meio pelo qual a igreja está utilizando oa recursos doado pelos membros! Pelo contrário: há condenação.

  2. Não concordo com a criação desse shopping de gasto exorbitante, considero lamentável. Em contrapartida, é assim que as coisas funcionam dentro do sistema capitalista. Essa livre concorrência faz parte e quem não tem ousadia não se estabelece. Se a maioria da população em Salt Lake é mórmon, natural que a preferência esteja voltada para o shopping mórmon. Se a população fosse somente feminina, não teria como querer vender roupas masculinas.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.