A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, às vésperas de sua Conferência Geral anual, a construção de 3 shopping centers na América Latina, um deles no Brasil.
A Igreja SUD, popularmente conhecida como Igreja Mórmon, inaugurou há 3 anos um shopping center de luxo na sua cidade-sede de Salt Lake City, a uma quadra do icônico templo de Lago Salgado. O sucesso financeiro do City Creek Center, apelidado como “shopping Mórmon”, é tamanho que a Igreja decidiu expandir esta operação para outras cidades do continente, espelhando-se no modelo de concentrar os negócios próximos a seus templos de alta visibilidade e com grande tráfego de membros da Igreja.
Eric Hawkins, do departamento de relações públicas da Igreja, anunciou esta semana a construção de 3 shoppings na América Latina, todos em grandes centros urbanos, próximos a templos SUD, e direcionados ao mercado de alto consumo.
O sucesso do shopping City Creek Center demonstrou à liderança da Igreja que os membros sentem-se privilegiados de comprar seus bens de uma instituição que reflita seus valores pessoais, familiares, e religiosos. Ao mesmo tempo, é uma excelente oportunidade para a Igreja influenciar a sociedade como um todo e, também, para convidar as demais pessoas a virem conhecer a Igreja de Jesus Cristo restaurada na terra.
Os 3 empreendimentos anunciados incluem os arredores do templo da Cidade do México, México, do templo de Bogotá, Colômbia, e do templo de São Paulo, Brasil.

O luxuoso shopping City Creek Center servirá de modelo para os novos shoppings da Igreja SUD no México, Colômbia, e Brasil. A Igreja espera captar o mercado de luxo de consumidores de classes alta e média alta.
O anúncio dos empreendimentos não veio acompanhado de muitos detalhes, como custos, dimensões, construtoras, ou mesmo sítios específicos. Tanto os templos de Bogotá como o da Cidade do México encontram-se em regiões urbanas relativamente esparsas, permitindo fácil apropriação para construções de grande porte. O templo de São Paulo, contudo, encontra-se numa região mais concentrada, e já conta com um grande shopping center a uma quadra de si.
“Embora não tenhamos maiores detalhes para oferecer nesse momento, os projetos já se encontram todos finalizados e os terrenos devidamente apropriados,” garantiu Eric Hawkins, durante o anúncio oficial. “Estamos aguardando apenas a confirmação das autoridades locais para poder anunciar detalhes e iniciar as obras.”
Especula-se que o shopping da Cidade do México seja o primeiro a entrar em fase de construção. Destes 3 templos, o do México é de longe o maior, inclusive em seu terreno e prédios adjacentes. Inclusive, ele já se encontra em reconstrução, possivelmente incluindo preparações para o shopping adjacente, desde janeiro de 2014 e está planejado para re-dedicação em setembro de 2015. Enquanto isso, o templo de Bogotá encontra-se numa região de fácil acesso, porém distante do centro urbano e de aglomerados populacionais (ver vista aérea aqui), o que lhe certamente facilitará o início de obras. A grande dúvida remanescente do anúncio resta sobre o shopping no Brasil, posto as dificuldades urbanas já mencionadas e a decisão da Igreja de optar por São Paulo, ao invés de um sítio próximo ao novo templo do Rio de Janeiro, atualmente em construção. É possível que a Igreja planeje comprar o shopping vizinho já existente em São Paulo e reformá-lo a seus moldes, o que muito agilizaria e facilitaria para sua inauguração, além de economizar em custos de construção e se beneficiar de uma clientela já estabelecida, mas nem representantes da Igreja, nem autoridades brasileiras contactadas ofereceram informações sobre quaisquer negociações.
Talvez a maior dúvida remanescente gira em torno da questão do retorno do investimento. Em Utah, onde a maioria da população é membro da Igreja, o sucesso financeiro do shopping era praticamente assegurado. Apesar de situá-los próximos a regiões de alto tráfego de membros, pela proximidade aos templos, serão os mercados brasileiros, mexicanos, e colombianos tão receptivos ao comércio Mórmon para lhes fornecer os lucros que justifiquem tais investimentos? Apenas o tempo dirá.
Artigo original publicado aqui e traduzido com permissão.
[Não deixe de ler esta informação mais recente e pertinente aqui]
____________________________________
Relacionados
Juíz Nega Pedido de Processo Contra Thomas Monson
Conheça o famoso Shopping da Igreja em Utah!
Mórmons Candidatos à Presidência dos EUA
O Conselho dos 50 de Joseph Smith
Mórmons Que Amam E Apoiam Os Gays
E parece que a lojinha do templo será transferida para dentro desses Shopping, onde será vendido muitos outros artigos, religiosos, e todo tipo de bugiganga mórmon, passará a ser muito maior que as atuais.
Para promover a tolerância relígiosa, diversar religiões serão convidadas a abrirem lojas de artigos religiosas no shopping, até o momento a igreja católica e representantes do candomblé foram os únicos que confirmaram interesse.
Ouvi dizer ainda que os líderes estão solicitando que o último andar do Shopping Mórmon Brasileiro seja destinado exclusivamente para abrir uma extensão da BYU, com curso Superior de Administração e MBA, exclusivamente para membros.
Vai ser uma maravilha esse Shopping, previsão de entrega 1º de abril de qualquer ano.
kkkkkkkk
Miguel, você pode comprar qualquer coisa nesse mundo com dinheiro. 😉
Hhuahuahauhaua… O povo cai fácil. rsrsrs