Lançadas novas edições das escrituras mórmons em português

Ator representa João Ferreira de Almeida (lds.org)

Ator representa Ferreira de Almeida (lds.org)

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos dos Últimos Dias anunciou hoje a publicação de novas edições das escrituras em português. A novidade inclui a publicação, pela primeira vez, da Bíblia editada pela Igreja. Conforme anúncio da Primeira Presidência,

Essa edição se baseia na tradução de João Ferreira de Almeida e intitula-se Bíblia Sagrada: Almeida 2015. Ela contém novos cabeçalhos de capítulo, novas notas de rodapé, referências cruzadas com todas as obras-padrão e outros auxílios de estudo que aumentarão sua compreensão do evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Português é o terceiro idioma a ganhar uma edição SUD da Bíblia. O primeiro foi o inglês, em 1979, utilizando o texto da Versão do Rei Tiago. Em 2009 foi a vez do espanhol, com a Reina-Valera. Em todos os casos, o trabalho envolvido consistiu basicamente da inclusão de auxílios de estudo e elaboração de nota de rodapé com referências às demais escritas SUD, sem a utilização de diferentes manuscritos ou traduções alternativas.

A nova publicação da Bíblia utiliza como fonte a edição de 1914 da tradução de João Ferreira de Almeida (1628-1691). Católico português, Ferreira de Almeida converteu-se ao protestantismo na Holanda e passou os últimos anos de sua vida no atual Sri Lanka e outras colônias lusófonas da Ásia.

O único livro bíblico na edição SUD a não ter nenhuma referência às demais escrituras mórmons é Cantares de Salomão. O fato tem origem em uma afirmação atribuída a Joseph Smith de que os Cantares não eram literatura divinamente inspirada, ainda que o Dicionário Bíblico SUD hoje afirme que possam ser interpretados como “alegoria do amor de Deus por Israel e pela Igreja”.

A Bíblia Sagrada: Almeida 2015, já disponível online, deverá ter a versão impressa em março de 2016. Ela trará uma cronologia bíblica, uma concordância entre os Evangelhos, além de seleções da Tradução de Joseph Smith, mapas e fotografias. Está previsto também o lançamento no ano que vem de uma “combinação quádrupla” em português, reunindo os quatro livros canônicos SUD.

Segundo a Igreja, a Almeida 2015 é o resultado de trabalho de “uma equipe de autoridades gerais, Setentas de Área, linguistas profissionais, e membros da Igreja [que] trabalharam por cinco anos para revisar e preparar a edição SUD da Bíblia Sagrada em português”. Como costuma acontecer em publicações oficiais da Igreja SUD, não foram divulgados nomes dos profissionais envolvidos.

A Igreja lançou edições novas do Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor, os quais sofreram revisões gramaticais e receberam, em alguns casos, novos cabeçalhos, como feito em língua inglesa no início de 2013. Há mudanças sutis ainda no layout das páginas.

As novas edições encontram-se também disponíveis pelo aplicativo Gospel Library.

A partir do próximo sábado, publicaremos análises mais específicas sobre as novas edições da Bíblia e de Doutrina e Convênios.

25 comentários sobre “Lançadas novas edições das escrituras mórmons em português

  1. A Bíblia e a doutrina Mórmon simplesmente não combinam. É impossível crer nas duas coisas , pois são extremamente contraditórias.

    • Peterson, a “doutrina Mórmon” é tão compatível com a Bíblia quanto qualquer outra “doutrina Cristã” moderna. A Bíblia é tão internamente consistente quanto a “doutrina Mórmon” é com a Bíblia.

    • Peterson: Isso é o que parece, mas se prestar bem atenção na bíblia e no livro de mormon vera que tem tudo a ver uma com a outra, saberá que assim como a bíblia contem a palavra de Deus que a tríplice também contem a palavra de Cristo. Um exemplo: Eu não sabia do porque Jesus Cristo na bíblia, no novo testamento, falava que era Filho do Homem. Como assim filho do homem, se e filho de Deus? Mas Jesus nao se referia como sendo filho de um homem carnal e pecadora igual agente na terra. Mas como sendo filho do Homem Santo. Mas nao me lembro muito bem se e no livro de Abraão ou de Moises que disse: Que O Pai de Jesus Cristo se deu a conhecer aos profetas como sendo “O Homem Santo”. Dai então que Jesus dizia que era Filho do Homem, se referindo como sendo realmente filho do Deus altíssimo, o povo do novo testamento sabia exatamente do que ele estava falando. Filho do Homem Santo, Deus todopoderoso.
      A razão pela qual O Pai Celeste disser que é” O Homem Santo” nao e outra mas para dar a entender que ele é a semelhança de um Homem, quer dizer que se alguém o ver, vera que e em verdade como um homem, enquanto a isso Joao disse em uma de suas epístolas …ainda nao foi manifestado o que temos de ser, mas quando ele se manifestar seremos tal qual como ele é… Dando e entender que o corpo se tornara indestrutível e incorruptível como a do Pai e de seu Filho. Em Genesis disse ainda que somos a semelhança de Deus.

    • A doutrina do selamento como requisito para entrar no Reino de Deus não existe na bíblia.
      Nã há nada na bíblia que sequer insinue que você precisa estar casado para voltar a viver com o Pai Eterno.
      Se esta fosse uma doutrina importante no cristianismo, haveria registro dela seja nas palavras de Cristo ou de seus apóstolos, assim como há registro sobre o batismo, a fé e a ressureição.
      Estive conversando com um missionário da sua igreja e ele disse que essas verdades foram retiradas das escrituras.
      É muito cômodo fazer uma alegação dessa para validar seu argumento, sem provar que realmente isso aconteceu. Se assim for, podem ser adicionadas várias doutrinas novas, com base no mesmo argumento.

      • Caro Herbert,

        Não é doutrina da Igreja SUD que devemos ser casados para entrar no Reino de Deus e viver com ELE (Pai Eterno). Estude detalhadamente a seção 132 de Doutrina & Convênios e entenderá melhor sobre o convênio do selamento eterno. Lá diz… os que não forem selados (casamento eterno) serão anjos de Deus no céu para todo o sempre.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.