A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos dos Últimos Dias anunciou hoje a publicação de novas edições das escrituras em português. A novidade inclui a publicação, pela primeira vez, da Bíblia editada pela Igreja. Conforme anúncio da Primeira Presidência,
Essa edição se baseia na tradução de João Ferreira de Almeida e intitula-se Bíblia Sagrada: Almeida 2015. Ela contém novos cabeçalhos de capítulo, novas notas de rodapé, referências cruzadas com todas as obras-padrão e outros auxílios de estudo que aumentarão sua compreensão do evangelho restaurado de Jesus Cristo.
Português é o terceiro idioma a ganhar uma edição SUD da Bíblia. O primeiro foi o inglês, em 1979, utilizando o texto da Versão do Rei Tiago. Em 2009 foi a vez do espanhol, com a Reina-Valera. Em todos os casos, o trabalho envolvido consistiu basicamente da inclusão de auxílios de estudo e elaboração de nota de rodapé com referências às demais escritas SUD, sem a utilização de diferentes manuscritos ou traduções alternativas.
A nova publicação da Bíblia utiliza como fonte a edição de 1914 da tradução de João Ferreira de Almeida (1628-1691). Católico português, Ferreira de Almeida converteu-se ao protestantismo na Holanda e passou os últimos anos de sua vida no atual Sri Lanka e outras colônias lusófonas da Ásia.
O único livro bíblico na edição SUD a não ter nenhuma referência às demais escrituras mórmons é Cantares de Salomão. O fato tem origem em uma afirmação atribuída a Joseph Smith de que os Cantares não eram literatura divinamente inspirada, ainda que o Dicionário Bíblico SUD hoje afirme que possam ser interpretados como “alegoria do amor de Deus por Israel e pela Igreja”.
A Bíblia Sagrada: Almeida 2015, já disponível online, deverá ter a versão impressa em março de 2016. Ela trará uma cronologia bíblica, uma concordância entre os Evangelhos, além de seleções da Tradução de Joseph Smith, mapas e fotografias. Está previsto também o lançamento no ano que vem de uma “combinação quádrupla” em português, reunindo os quatro livros canônicos SUD.
Segundo a Igreja, a Almeida 2015 é o resultado de trabalho de “uma equipe de autoridades gerais, Setentas de Área, linguistas profissionais, e membros da Igreja [que] trabalharam por cinco anos para revisar e preparar a edição SUD da Bíblia Sagrada em português”. Como costuma acontecer em publicações oficiais da Igreja SUD, não foram divulgados nomes dos profissionais envolvidos.
A Igreja lançou edições novas do Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor, os quais sofreram revisões gramaticais e receberam, em alguns casos, novos cabeçalhos, como feito em língua inglesa no início de 2013. Há mudanças sutis ainda no layout das páginas.
As novas edições encontram-se também disponíveis pelo aplicativo Gospel Library.
A partir do próximo sábado, publicaremos análises mais específicas sobre as novas edições da Bíblia e de Doutrina e Convênios.
Ultimamente estão postando muito que bom! estou amando!
A Bíblia e a doutrina Mórmon simplesmente não combinam. É impossível crer nas duas coisas , pois são extremamente contraditórias.
Peterson, a “doutrina Mórmon” é tão compatível com a Bíblia quanto qualquer outra “doutrina Cristã” moderna. A Bíblia é tão internamente consistente quanto a “doutrina Mórmon” é com a Bíblia.
Peterson: Isso é o que parece, mas se prestar bem atenção na bíblia e no livro de mormon vera que tem tudo a ver uma com a outra, saberá que assim como a bíblia contem a palavra de Deus que a tríplice também contem a palavra de Cristo. Um exemplo: Eu não sabia do porque Jesus Cristo na bíblia, no novo testamento, falava que era Filho do Homem. Como assim filho do homem, se e filho de Deus? Mas Jesus nao se referia como sendo filho de um homem carnal e pecadora igual agente na terra. Mas como sendo filho do Homem Santo. Mas nao me lembro muito bem se e no livro de Abraão ou de Moises que disse: Que O Pai de Jesus Cristo se deu a conhecer aos profetas como sendo “O Homem Santo”. Dai então que Jesus dizia que era Filho do Homem, se referindo como sendo realmente filho do Deus altíssimo, o povo do novo testamento sabia exatamente do que ele estava falando. Filho do Homem Santo, Deus todopoderoso.
A razão pela qual O Pai Celeste disser que é” O Homem Santo” nao e outra mas para dar a entender que ele é a semelhança de um Homem, quer dizer que se alguém o ver, vera que e em verdade como um homem, enquanto a isso Joao disse em uma de suas epístolas …ainda nao foi manifestado o que temos de ser, mas quando ele se manifestar seremos tal qual como ele é… Dando e entender que o corpo se tornara indestrutível e incorruptível como a do Pai e de seu Filho. Em Genesis disse ainda que somos a semelhança de Deus.
A doutrina do selamento como requisito para entrar no Reino de Deus não existe na bíblia.
Nã há nada na bíblia que sequer insinue que você precisa estar casado para voltar a viver com o Pai Eterno.
Se esta fosse uma doutrina importante no cristianismo, haveria registro dela seja nas palavras de Cristo ou de seus apóstolos, assim como há registro sobre o batismo, a fé e a ressureição.
Estive conversando com um missionário da sua igreja e ele disse que essas verdades foram retiradas das escrituras.
É muito cômodo fazer uma alegação dessa para validar seu argumento, sem provar que realmente isso aconteceu. Se assim for, podem ser adicionadas várias doutrinas novas, com base no mesmo argumento.
Caro Herbert,
Não é doutrina da Igreja SUD que devemos ser casados para entrar no Reino de Deus e viver com ELE (Pai Eterno). Estude detalhadamente a seção 132 de Doutrina & Convênios e entenderá melhor sobre o convênio do selamento eterno. Lá diz… os que não forem selados (casamento eterno) serão anjos de Deus no céu para todo o sempre.