Conselhos de ala ajudarão a planejar reuniões
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estará em breve implementando mudanças para suas reuniões sacramentais. A reunião sacramental deverá ser a primeira das três horas de reuniões dominicais, sempre que possível, e planejada com um mês de antecedência. A principal novidade é que seu planejamento não ficará restrito aos membros do bispado, mas contará com as sugestões do conselho da ala.
Conselho de ala são formados pelas principais lideranças da congregação local, incluindo as mulheres que presidem a Sociedade de Socorro, Primária e Organização das Moças.
As inovações foram confirmadas pelo porta-voz da Igreja SUD ao jornal The Salt Lake Tribune. De acordo com Eric Hawkins, “a contribuição de todos os membros do conselho de ala acrescentará compreensão espiritual ao planos dos bispados, enquanto os bispados continuarão sendo responsáveis por aprovar os planos”.
Seria muito melhor se houvesse mudancas em conteudo tais como mais adoracao, mais louvores e menos reunioes desnecessarias. Tenho ouvido de membros que tem testemunho do LM, da restauracao mas que preferem nao irem a igreja ou em alguns casos ate frequentam outras religioes onde ha mais espiritualidade, e antes que alguem julgue isso um absurdo, e bom deixar claro que o Espirito do Senhor nao se limita ou e exclusivo a uma religiao or dominacao. Muitos membros novos se afastam depois de mais ou menos 10 meses, e o tempo suficiente para perceber a falta de espiritualidade nas nossas reunioes. Creio que se dessemos mais enfase na adoracao, caridade, louvor e amor nossas reunioes seriam muito mais proveitosas.
Falta de espiritualidade nas reuniões?
Eu nunca frequentei uma Igreja que fosse tão espiritual!
A cada domingo saio renovada, os ensinamentos tocam profundamente meu espírito. Muitas vezes choro ao ler as aulas e ouvir os testemunhos.
É maravilhoso!
Viviane, nao tenho duvida que suas experiencias sejam legitimas, o Espirito do Senhor se manifesta de varias formas para diferentes pessoas, talvez a sua experiencia tenha a ver com voce ser uma pessoa de caridade e amor sincero. No meu comentario eu disse que geralmente nossas reunioes sao monotas e sistematicas, muito diferente da epoca da restauracao onde houve muitas manifestacoes do Espirito e que hoje em dia isso nao mais acontece. muitas vezes eu tambem sinto o Espirito quando alguem presta um testemunho sincero ou alguem ensina uma aula atraves do Espirtio mas nao podemos achar que o mesmo nao ocorra em outras religioes pelo mundo a fora, porem nos declaramos para o mundo todo ser a “unica igreja verdadeira na face da terra” e se isso e o caso entao temos que ser muito diferentes e nossas reunioes nao podem ser sistematicas, se somos de fato a verdadeira igreja entao temos que ser o ” sal da terra” como Jesus ordenou.
Como alguns ja mencionaram, espiritualidade eh o que devemos buscar. As reunioes se tornaram burocraticas e administrativas. Somos bons em relatorios mas muito ruins de servico..de obras! Precisamos de Caridade, de efetivo amor pelas pessoas. Precisamos ajudar ao proximo, e nao apenas orar por ele.. Ha muitas criticas a Igreja Catolica, mas os caras sao a maior entidade de ensino do mundo, com suas inumeras universidades. Tambem nao ha no mundo maior entidade de saude do que a Igreja Catolica. Tenho respeito pelos caras! Vejam o trabalho das Santas Casas e dos Hospitais Universitarios das PUC’s espalhadas pelo Brasil..Quem nunca foi atendido num deles? O Hospital Conceicao em Porto Alegre eh um exemplo de servico efetivo a comunidade e considerado um dos melhores do Brasil. Parabens a Igreja Catolica por este trabalho tao importante e necessario. Isso sao obras em favor do proximo!
Quando li que a nossa Igreja investiu milhoes num shopping fiquei pasmo! Por que nao fizeram um Hospital no Brasil, por exemplo? Ou varios hospitais, ne? Pelo que foi gasto no shopping, daria pra construir uma cidade inteira! Nao ha nada que justifique a construcao de um shopping..
O trabalho feito pelas Igrejas Evangelicas nas penitenciarias eh notavel. Ja pararam pra pensar? Ja repararam na dedicacao e obras dos caras? Que inveja!
Em nossa ala, o lider dos sumos sacerdotes cobrava visitas de mestre familiar..pra variar..Deveria cobrar quantas pessoas foram ajudadas na semana. Um irmao relatou que era vizinho de um membro que estava desempregado havia meses..e ele estava orando por esse irmao…Pois bem, algumas semanas depois ficamos sabendo que um OUTRO vizinho desse membro, estava levando comida pra familia dele e ainda havia pago algumas despesas, como agua e luz…essa pessoa era da Igreja Batista, e ao ver alguem em dificuldades, ele nao se limitou a ORAR, ele foi la e FEZ alguma coisa. Ficaram todos na reuniao procurando razoes pra se desculpar…ora, esse irmao deveria ter nos procurado, disse um..ou procurado o bispo, disse outro…sim, se tivesse feito isso o bispo o mandaria procurar seus parentes ou vender alguma coisa de dentro de casa pra comprar comida, certo? Por que a instrucao eh o que o dinheiro arrecadado deve ser preservado..
Na verdade, as vezes acho que estamos cada um por si..Precisamos retornar as origens do Evangelho, ao basico, que eh servir as pessoas, com genuino interesse. Isso nos aproximara de Deus!
Muito bom o seu comentário, irmão Taborda! E faço minhas as suas palavras sobre o que outras igrejas estão fazendo em ajuda ao próximo — com a nossa, enquanto isso, construindo shopping e hotel de luxo. Quando eu morava em São Paulo tive a curiosidade de visitar uma unidade da Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atualmente denominada Comunidade de Cristo. Trata-se de uma unidade quase familiar, pois além da família do líder, chamado de pastor, muito poucas pessoas frequentam o serviço religioso. No entanto, percebi que essa igreja, que deriva da nossa, inclusive adotando o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor como escrituras, realiza um trabalho muito precioso ao manter uma creche que atende dezenas de crianças da comunidade local. Francamente, tive a vontade de direcionar meu dízimo para lá. Aqui em Cáceres, Mato Grosso, quase fronteira com a Bolívia, um exemplo oposto: o ramo da IJCSUD, diretamente vinculado à Missão Brasil-Cuiabá, está praticamente irreconhecível sob o ideário mórmon, tanto atual como passado. Para que se tenha ideia, tentei organizar uma tropa de escoteiros, mas desisti diante da falta de apoio. Também busquei reconstituir os Membros Adultos Solteiros (MAS), porém o presidente disse que ia “pensar no meu caso” — e deve estar pensando até hoje, pois nada foi feito nesse sentido. Eu, que moro aqui desde março de 2013, nunca recebi uma visita de mestres familiares, embora durante meu período de maior atividade eu as realizasse rigorosamente. E, para uma congregação de frequência média de 60 pessoas, eu e a maioria dos demais membros não somos mais chamados a discursar ou a participar ativamente. Isso é visível até quanto aos hinos escolhidos para as reuniões: pelo menos um deles invariavelmente termina com o algarismo “7”, que, como sabemos, é o símbolo da perfeição para Deus, mas da mentira para o Diabo. O que se pode perceber é a assunção à liderança do ramo de um grupo muito provavelmente guiado por demônios e com a orientação de impedir os de fora de chegar ao comando, mesmo que isso acarrete, como de fato ocorre, um progressivo esvaziamento da Igreja . Para que se possa ter uma ideia do que acontece aqui, há alguns meses fui convidado a comparecer a uma reunião na casa do presidente do Quórum de Élderes, mas ao chegar lá me deparei com um tremendo churrasco, ao qual só faltou mesmo a cerveja… Entendo que o que o que ocorre aqui está ocorrendo em escala ampliada globalmente e vejo que a IJCSUD encontra-se hoje muito distante dos valores que levaram à sua fundação. Portanto, não tenho dúvidas de dizer que a nossa Igreja precisa passar por um profundo processo de refundação.
Excelente Comentário!
Taborda.
Quanta fantasia na tua cabeça… não manja nada de gestão hospitalar, tampouco da constituição Federal e legislação brasileira.
As maneiras que são gastos os fundos da igreja você acha que faz melhor? Não, pois não tem competência nem qualificação para isso.
Cara você consegue tempo para julgar o conselho da tua ala? se achar melhor que os outros que não servem como você acha que seria melhor… teu orgulho te leva as alturas, ( sabe o que todos no mundo devem fazer, tens um plano melhor que o criador.., (porque você não resolveu o problema desse cara que precisava de ajuda e todos os que precisam e moram nos limites da tua ala?) por tu não criou uma Sião na tua cidade pro senhor? não precisa de chamado para ajudar e levar as pessoas a cristo..
És mais um falastrão dessa igreja dos Mórmons.
Excelente comentário, alguns minutos atrás a igreja iniciou uma custosa campanha publicitária nos EUA a fim de instruir os membros a serem bondosos e ajudarem os refugiados Sírios em suas comunidades. Minha pergunta seria o porque gastar dinheiro sagrado do dízimo em campanhas publicitárias a fim de ensinar aquilo que os membros já sabem é que já deveriam estar fazendo? Afinal o que fazem nas tantas horas de igreja, templo, seminário, instituto sem mencionar as conferências? Ainda necessita se de comerciais avisando para ajudar o próximo? Quando esse dinheiro poderia ser utilizado de forma mais eficaz para verdadeiramente ajudar as pessoas necessitadas!
Muito interessante a sua colocação, Fábio.
Não havia pensado nisso.