Joseph Smith: Profecia Sobre Segunda Vinda de Cristo

O Profeta Joseph Smith profetizou que a Segunda Vinda de Cristo ocorreria no final do século 19.

Jesus Mórmon

Em fevereiro de 1835, Smith anunciou 1891 como o ano quando ocorreria a Segunda Vinda de Cristo durante a reunião em que o Quórum dos Doze Apóstolos foi formado, como documentada na história oficial da Igreja  e publicado pela própria Igreja em 1902 [leia a profecia aqui]. Smith confirmou esse ano com outra profecia e mais comentários durante seu discurso na Conferência Geral de abril de 1843 (ênfases nossas):

A pergunta foi feita, pode uma pessoa que não pertence à Igreja trazer um membro perante o Sumo Conselho para julgamento? Respondo: Não. Se eu realmente não tivesse entrado nessa obra e sido chamado por Deus, eu cairia fora. Mas eu não posso voltar atrás: Eu não tenho nenhuma dúvida da verdade.

Se eu fosse profetizar, eu diria que o fim [do mundo] não viria em 1844, [184]5 ou [184]6, ou em quarenta anos. Há aqueles dessa nova geração que não provarão da morte até que Cristo venha.

Certa vez eu estava orando fervorosamente sobre este assunto, e uma voz me disse: “Meu filho, se viveres até a idade de oitenta e cinco anos de idade, tu verás a face do Filho do Homem.” Eu fui deixado para tirar minhas próprias conclusões relativas a isso; e eu tomei a liberdade de concluir que, se eu viver todo esse tempo, Ele faria Sua aparição. Mas eu não digo se Ele fará Sua aparição ou se eu devo ir aonde Ele está. Eu profetizo, em nome do Senhor Deus, e que fique escrito – o Filho do Homem não virá sobre as nuvens do céu até que eu tenho oitenta e cinco anos de idade.

Então leia o capítulo 14 de Apocalipse, versículos 6 e 7 – “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra, e toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois a hora do seu julgamento é vindo.” E Oséias, capítulo 6, após dois dias, etc., – 2.520 anos; que nos leva até 1890.

A vinda do Filho do Homem nunca virá – nunca poderá vir até que os julgamentos descritos para essa hora sejam derramados: que os julgamentos sejam iniciados. Paulo diz: “Vós sois os filhos da luz, e não da escuridão, para que aquele dia não vos surpreenda como um ladrão da noite.” Não é o projeto do Todo-Poderoso vir sobre a terra, e esmagá-la e moê-la até o pó sem que Ele o revele aos Seus servos, os profetas.

Judá há de voltar, Jerusalém deve ser reconstruída, assim como o templo, e água sairá de sob o templo, e as águas do Mar Morto serão curadas. Vai levar algum tempo para reconstruir os muros da cidade e do templo, etc.; E tudo isso deve ser feito antes que o Filho do Homem faça a Sua aparição, haverá guerras e rumores de guerras, sinais nos céus em cima e na terra abaixo, e o sol se transformará em trevas, e a lua em sangue, terremotos em diversos lugares, os mares levantando além do seus limites; Então, em seguida, aparecerá um grande sinal do Filho do Homem no céu. Mas o que fará o mundo? Eles vão dizer que é um planeta, um cometa, etc. Mas o Filho do Homem virá como o sinal da vinda do Filho do Homem, que será como a luz da manhã sai do oriente.”


Referência:
Smith, Joseph e Roberts, BH (ed.), History of the Church, Vol. 5, p. 536, The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 1902.

7 comentários sobre “Joseph Smith: Profecia Sobre Segunda Vinda de Cristo

  1. As profecias de João Batista e do próprio Jesus, de que o reino de Deus seria inaugurado na geração deles também se mostraram falsas.
    Também as do apóstolo Paulo, que esperava para breve o “retorno do messias”.
    Para os mórmons e para os adventistas Cristo viria logo após a guerra civil americana, e para os testemunhas de Jeová, a segunda vinda se daria em 1914.

    • Exato! Mas tanto adventistas quanto às Testemunhas de Jeová ,fizeram suas previsões com base na cronologia bíblica ( profecias que se referem diretamente a dias,semanas e anos de certos eventos futuros),e não por uma suposta revelação direta de Deus. Outra diferença foi que Adventistas e Testemunhas de Jeová reconheceram seu erro. As Testemunhas de Jeová ainda deram pelo menos mais duas datas nos anos que se seguiram: 1925 e 1975. Também reconheceram o erro e já não fazem mais previsões com data marcada pra vinda de Cristo.

  2. A Bíblia é inspirada por Deus,seus escritores escreveram os pensamentos de Deus mas com seus respectivos estilo de escrita,ainda assim o ponto de vista de Deus fica revelado em expressões como “em breve”. Em breve do ponto de vista de Deus é quanto tempo? Note que 2 Pedro 3:1-9 nos dá uma ideia. Mas existe casos em Deus deu números bem definidos (do ponto de vista humano) sobre seus futuros atos,com o registrado em Gênesis 6:3 (120 anos ) e Jeremias 29:10 (70 anos). Ambas as promessas se cumpriram no prazo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.