Dallin Oaks: Apóstolos Censuram pela Fé

O Apóstolo Dallin Oaks admitiu, em entrevista pessoal, que uma das funções de um Apóstolo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é evitar que alguns fatos históricos, mesmo que verídicos, sejam conhecidos por membros da Igreja.

Dallin H Oaks

Em 1984 as historiadoras SUD Valeen Tippetts Avery e Linda King Newell publicaram uma excelente biografia acadêmica sobre a primeira esposa de Joseph Smith, Mormon Enigma: Emma Hale Smith, oferecendo uma visão ímpar do Profeta através dos olhos de sua mulher.

Enquanto a biografia recebeu vários prêmios de excelência, como o Prêmio Melhor Livro da Associação de História Mórmon, o Prêmio Melhor Livro da Associação Histórica John Whitmer, e o prestigioso Prêmio Evans para Biografias, as Autoridades Gerais da Igreja imediatamente instruíram líderes locais a proibir que as duas autoras, Avery e Newell, falassem em reuniões formais ou informais da Igreja.

Leia aqui sobre a importância da obra e os esclarecimentos de uma das autoras quase três décadas depois.

Quando uma das autoras foi, finalmente, entrevistada com seu marido pelos Apóstolos Dallin Oaks e Neal Maxwell sobre a publicação da biografia e sua censura oficial pelas autoridades, Oaks lhe explicou sua motivação pessoal:

“Meu dever como membro do Conselho dos Doze é proteger o que é mais original sobre a Igreja SUD, ou seja, a autoridade do sacerdócio, o testemunho a respeito da restauração do evangelho, e a missão divina do Salvador. Todo o resto pode ser sacrificado, a fim de se manter a integridade desses fatos essenciais. Assim, se Mormon Enigma revela informações que sejam prejudiciais para a reputação de Joseph Smith, então é necessário tentar limitar a sua influência e a de suas autoras.”

Oaks não foi o único Apóstolo a confessar que é preferível esconder verdades históricas para se manter a fé. Packer famosamente defendeu essa ideia diversas vezes (ver aqui, aqui, e aqui). Embora haja alguns que defendam maior transparência, alguns ainda mantêm-se firmes na ideia de que é melhor “proteger testemunhos” do que encarar verdades históricas.

Dos atuais Apóstolos, quais além de Oaks preferem esconder ou mentir para proteger a fé dos membros? E quais preferem ser mais transparentes e honestos com o passado da Igreja SUD?


Referência:
Newell, Linda K. “Epilogue: The Aftermath of the Biography of Emma Hale Smith” em ‘1992 Pacific Northwest Sunstone Symposium‘, áudio #J976.

7 comentários sobre “Dallin Oaks: Apóstolos Censuram pela Fé

  1. Ele disse: “o que é mais original sobre a Igreja SUD”

    Bem, não há nada de original na SUD, apenas um monte de mentiras e plágios que até eles estão precisando assumir agora mais do que nunca. Não são esses os líderes tão “inspirados” que adoram serem chamados de perfeitos, e que todos devem seguir o exemplo deles?!

  2. Bendito o dia em que os olhos do meu entendimento se abriram e tive a coragem de me afastar do mormonismo.
    O grande dilema, a meu ver, repousa no simples fato de o mormonismo se auto-afirmar como o único e infalível caminho e de que a igreja é guiada por revelação direta dos céus.
    Se isto é verdadeiro, a prerrogativa de que os erros da liderança são humanos é frágil e tola.
    A história tem mostrado a cada dia a inverdade, ineficácia e corrupção do mormonismo e de seus líderes.

  3. Este pronunciamento está relacionado ao fato de nem todos estarem preparados para receber certas verdades, ou fatos históricos sobre sua religião. A fé não tem nenhuma conexão com esses fatos ocorridos no passado ou presente. São duas coisas completamente opostas. No que ou por quê acontecimentos do passado interferem na nossa fé individual?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s