O atual Patriarca, ex-Presidente de Estaca, ex-Professor de História na Universidade de Columbia, autor da famosa biografia de Joseph Smith, editor e apologista ativo para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Richard Lyman Bushman admitiu, em uma sessão de perguntas e respostas, que a Igreja mente sobre seu passado e sobre sua história.

Patriarca da Igreja SUD, e historiador biógrafo de Joseph Smith, Richard Lyman Bushman
Ao defender a Igreja em seus recentes esforços na direção de maior transparência e integridade intelectual e acadêmica, Bushman reconhece que a Igreja vem promovendo narrativas sobre seu passado que não condizem com a realidade histórica e que isso precisa mudar:
“Eu acho que para a Igreja permanecer forte, ela tem que reconstruir sua narrativa. A narrativa dominante não é verdade. Ela não pode ser sustentada. Assim, a igreja tem que absorver toda essa nova informação, ou ela vai se basear numa fundação instável, e é isso que ela está tentando fazer. E vai ser uma pressão para um monte de gente, para pessoas mais velhas especialmente, mas eu acho que tem que mudar.”
Assista o clipe aqui:
Há alguns meses publicamos um artigo explorando justamente essa questão, levantada em plena Conferência Geral, do problema de se vincular ignorância histórica com narrativas religiosas, e como isso pode sair pela culatra. Com a recente admissão pública do Presidente dos Doze Apóstolos que o Livro de Mórmon não teria o mesmo valor histórico que “a narrativa dominante” impunha aos membros, é possível inferir que há uma tendência entre os líderes e os apologistas para afastar a Igreja do literalismo histórico que a definiu por quase dois séculos?
Leia aqui a nota escrita por Bushman, posterior a esta publicação.
Leia ainda
Rir é a única reação possível diante da tragédia do aprisionamento de tantas consciências durante tanto tempo.
“Rir é a única reação possível..”, acho um tanto uma atitude de escárnio e indiferença para com todos aqueles que sofrem com sua fé abalada ou mesmo destruída. Somente quem viveu isso sabe quão duro é ter suas convicções, certezas e sentimentos espirituais construídos ao longo de sua vida serem destruídos. Isso é má fé e covardia com todos aqueles que colocaram seus corações e se dedicaram de corpo e alma nessa causa, restando apenas, o lamento e a resignação. Rir desses é não ter caridade e não ser capaz de sentir empatia, mostrando apenas uma atitude de satisfação egoísta da desgraça alheia.
Existe um transcrição do debate?
Concordo contigo. Me sinto assim. Tantos anos, vida toda vivendo o mormonismo e agora vivo de decepções e não tenho mais fé em nada!
Meu chão desabou, indignação, raiva, agora estou com minha fé abalada na pregação de qualquer que se diz chamado para pregar o caminho da salvação. Hoje o meu caminho da salvação e seguir a pessoa que sempre fui e esperar as respostas.
A parte triste mesmo é que não há espaços para ‘nós’ nesse meio. O mormonismo e outras crenças ou é tudo ou é nada. Ou você aceita tido, incluindo o errado e desnecessário, ou mesmo o que você tem de bom e espiritual é condenado à segregação e ostracismo institucional e social.
Podem pregar o que quiserem, dizer que não é assim, mas na prática se vê a verdade. Não há espaço para os ‘bons em transição’. Em suma, a instituição se torna mais importante que o próprio Deus.
Vc nunca deveria ter baseado sua fe na igreja ou em nenhuma instituicao. O Livro de Mormon ensina que nao devemos confiar no “braco da carne”, No sonho de Lehi e a barra de ferro( a palavra de Deus) que conduz a arvore da vida e nao a igreja ou outras pessoas. Voce precisa redirecionar a sua fe para Cristo e nao para nenhuma instituicao. Quando nao estamos centralizado em Cristo teremos decepcoes e frustracoes.