Historiador e Apologista SUD Admite: Igreja Mente

O atual Patriarca, ex-Presidente de Estaca,  ex-Professor de História na Universidade de Columbia, autor da famosa biografia de Joseph Smith, editor e apologista ativo para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Richard Lyman Bushman admitiu, em uma sessão de perguntas e respostas, que a Igreja mente sobre seu passado e sobre sua história.

Patriarca da Igreja SUD, e historiador biógrafo de Joseph Smith, Richard Lyman Bushman

Ao defender a Igreja em seus recentes esforços na direção de maior transparência e integridade intelectual e acadêmica, Bushman reconhece que a Igreja vem promovendo narrativas sobre seu passado que não condizem com a realidade histórica e que isso precisa mudar:

“Eu acho que para a Igreja permanecer forte, ela tem que reconstruir sua narrativa. A narrativa dominante não é verdade. Ela não pode ser sustentada. Assim, a igreja tem que absorver toda essa nova informação, ou ela vai se basear numa fundação instável, e é isso que ela está tentando fazer. E vai ser uma pressão para um monte de gente, para pessoas mais velhas especialmente, mas eu acho que tem que mudar.”

Assista o clipe aqui:

 

Há alguns meses publicamos um artigo explorando justamente essa questão, levantada em plena Conferência Geral, do problema de se vincular ignorância histórica com narrativas religiosas, e como isso pode sair pela culatra. Com a recente admissão pública do Presidente dos Doze Apóstolos que o Livro de Mórmon não teria o mesmo valor histórico que “a narrativa dominante” impunha aos membros, é possível inferir que há uma tendência entre os líderes e os apologistas para afastar a Igreja do literalismo histórico que a definiu por quase dois séculos?

Leia aqui a nota escrita por Bushman, posterior a esta publicação.


Leia ainda

Como lidar com a história da Igreja?

14 comentários sobre “Historiador e Apologista SUD Admite: Igreja Mente

  1. “Rir é a única reação possível..”, acho um tanto uma atitude de escárnio e indiferença para com todos aqueles que sofrem com sua fé abalada ou mesmo destruída. Somente quem viveu isso sabe quão duro é ter suas convicções, certezas e sentimentos espirituais construídos ao longo de sua vida serem destruídos. Isso é má fé e covardia com todos aqueles que colocaram seus corações e se dedicaram de corpo e alma nessa causa, restando apenas, o lamento e a resignação. Rir desses é não ter caridade e não ser capaz de sentir empatia, mostrando apenas uma atitude de satisfação egoísta da desgraça alheia.
    Existe um transcrição do debate?

    • Concordo contigo. Me sinto assim. Tantos anos, vida toda vivendo o mormonismo e agora vivo de decepções e não tenho mais fé em nada!

      • Meu chão desabou, indignação, raiva, agora estou com minha fé abalada na pregação de qualquer que se diz chamado para pregar o caminho da salvação. Hoje o meu caminho da salvação e seguir a pessoa que sempre fui e esperar as respostas.

      • A parte triste mesmo é que não há espaços para ‘nós’ nesse meio. O mormonismo e outras crenças ou é tudo ou é nada. Ou você aceita tido, incluindo o errado e desnecessário, ou mesmo o que você tem de bom e espiritual é condenado à segregação e ostracismo institucional e social.

        Podem pregar o que quiserem, dizer que não é assim, mas na prática se vê a verdade. Não há espaço para os ‘bons em transição’. Em suma, a instituição se torna mais importante que o próprio Deus.

      • Vc nunca deveria ter baseado sua fe na igreja ou em nenhuma instituicao. O Livro de Mormon ensina que nao devemos confiar no “braco da carne”, No sonho de Lehi e a barra de ferro( a palavra de Deus) que conduz a arvore da vida e nao a igreja ou outras pessoas. Voce precisa redirecionar a sua fe para Cristo e nao para nenhuma instituicao. Quando nao estamos centralizado em Cristo teremos decepcoes e frustracoes.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.