O manual oficial da Igreja SUD Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Lorenzo Snow inclui uma citação do referido profeta em seu capítulo 12 sobre dízimo.

Lorenzo Snow, Profeta e Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1898-1901), Conselheiro na Primeira Presidência (1873-1877), e Apóstolo (1849-1898).
A citação, contudo, foi distorcida para passar uma impressão distinta de seu conteúdo original, supostamente para adequar-se melhor à lição no século 21 sobre a obrigatoriedade de se pagar dízimos.
Lê-se no manual:
“Rogo-lhes em nome do Senhor, e oro que todo homem, mulher e criança (…) pague um décimo de seus rendimentos como dízimo.18“
Leitores atentos notarão que a citação é referenciada à nota de rodapé de número 18, onde descobrirão a sua fonte original:
“Conference Report, outubro de 1899, p. 28.”
Ao se procurar a fonte original, nota-se que a citação vem de um discurso do profeta Lorenzo Snow proferido na Conferência Geral Semi-anual de Outubro de 1899. Nota-se, também, que o trecho citado inclui uma cláusula que a qualifica clara e distintamente (ênfases nossas):
“Deus abençoe os Santos dos Últimos Dias. Quero que este princípio seja afixado em nossos corações para que nunca o esqueçamos. Como eu já disse mais de uma vez, eu sei que o Senhor perdoará os Santos dos Últimos Dias por sua negligência passada em pagar o dízimo, se eles agora se arrependerem e pagarem um dízimo conscienciosamente a partir deste momento. Mas seria lamentável pensar nos resultados se os Santos dos Últimos Dias falharem em ouvir a voz dos servos do Senhor. É a verdade de Deus que o tempo chegou quando Ele não vai olhar favoravelmente sobre nossa negligência deste princípio. Rogo-lhes em nome do Senhor, e oro que todo homem, mulher e criança que tem meios pague um décimo de seus rendimentos como dízimo. Rogo-vos fazer isso pois o tempo chegou quando o Senhor está disposto a conceder-nos as maiores bênçãos.”
Quem não consegue enxergar a nítida diferença entre se cobrar o dízimo assim:
“…que todo homem, mulher e criança (…) pague um décimo…”
… e assim?
“…que todo homem, mulher e criança que tem meios pague um décimo…”
A qualificação “que tem meios” não altera o significado da cobrança? Se altera, por que ela foi omitida de uma lição justamente sobre isso? Se não altera, por que seria omitida?
A introdução desse mesmo manual inclui uma explicação sobre citações e fontes (ênfases nossas):
“Os ensinamentos deste livro são citações diretas dos sermões, escritos publicados, cartas e diários do Presidente Lorenzo Snow. Em todos os trechos de cartas e diários, a pontuação, a ortografia, o uso de maiúsculas e a paragrafação foram padronizados. Nos trechos tirados de fontes publicadas, foram mantidas a pontuação, a ortografia, o uso de maiúsculas e os parágrafos da fonte original, excetuando-se alterações editoriais ou tipográficas que tenham sido necessárias para facilitar a compreensão. Por esse motivo, você pode notar algumas pequenas inconsistências no texto.”
Alterar a cobrança de Snow por dízimos devidos apenas das pessoas “que tem meios” para uma cobrança universal e sem qualificações constitui apenas uma “alteração editorial” que foi “necessária para facilitar a compreensão”? Ou ela altera o sentido original da frase? Essa alteração constitui uma “pequena inconsistência” ou uma mudança intencional e drástica?
Leia mais:
Manual no Brasil distorce ensinamento de Joseph Smith.
Manual de Seminário contradiz site oficial da Igreja SUD.
Prefiro seguir a orientação original de Lorenzo Snow e as palavras originais das autoridades da igreja do que as inconsistências que os editores da igreja insistem em sempre omitir,mudar ou apagar, por que se é um decimo dos rendimentos como iria pagar um dizimo se eu não tiver? só paga quem realmente tiver meios fora disso não tem sentido.
E como e que você consegue saber o que os profetas disseram no passado? Não houve vídeo, nem uma gravação de sua voz. Tal vez o que está escrito no journal of discourses está errado? Foi escrito por um homem que ouviu o que ele disse. Muito pode ser perdido e distorcido porc causa disso.
Por exemplo, há o livro “ensinamentos do profeta Joseph Smith”. Há um outro livro que publica todos os escritos de vários autores que escreveram o que eles ouviram o profeta Joseph Smith fala (“The Words of Joseph Smith”). Os autores ouviram o profeta disse a mesma coisa, mas muitas vezes eles escreveram coisas diferentes, e às vezes coisas contrárias. Joseph Fielding Smith usou esses escritos para compilar, Ensinamentos.
É difícil a saber o que uma pessoa queira diZer quando há uma coisa para gravar suas palavras. É mais difícil a saber noque uma pessoa disse quando não há uma coisa para gravar.
Nao estou dizendo que eu concordo com a maneira que os editores tiraram algumas palavras, só queira demonstrar que você nunca pode saber o que uma pessoa disse no passado, especialmente com uma fonte
Eles sempre insistem para que aqueles que “não tem meios” paguem mesmo assim!
Hoje eu me pergunto; será que Deus sendo um ser com todos os atributos que tem e espera de nós o mesmo. Seria tão cruel exigir de seus filhos com toda essa roubalheira que há em todos os governos, a miséria em que vive milhares, onde pagam no Brasil 50% ou mais em impostos. Sendo assim Deus reamelte pede mais 10% de todos os rendimentos, isso seria amar os filhos?