Anunciada Nova Primeira Presidência da Igreja SUD

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acabou de anunciar em entrevista coletiva com o Russell Marion Nelson Sr., atualmente Apóstolo e  Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, a formação de uma nova Primeira Presidência após o recente falecimento do Profeta e Presidente Thomas Spencer Monson.

Retrato da Primeira Presidência no site oficial da Igreja SUD até o momento de publicação

O novo Presidente da Igreja SUD, como é o costume estabelecido desde 1898 quando Lorenzo Snow reorganizou a Primeira Presidência 9 dias após a morte de Wilford Woodruff, será o atual Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos Russell Nelson.

A nova Primeira Presidência 

A transição para uma nova Primeira Presidência e para um novo Profeta nem sempre foi assim tão burocrática. Quando Joseph Smith foi assassinado em 1844, não havia nenhuma instrução ou protocolo de como deveria ser a transição para uma nova liderança. Por isso houve diversos reclamantes ao posto de Profeta durante anos, e apenas metade de Igreja SUD seguiu a liderança dos Doze Apóstolos.¹ Ainda assim Brigham Young, então Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, enfrentou severa oposição de vários Apóstolos para reorganizar a Primeira Presidência (particularmente Orson Pratt, George Albert Smith, e Wilford Woodruff), conseguindo dobrá-los o suficiente para formar uma nova Primeira Presidência apenas 3 anos e 6 meses após a morte de Joseph Smith.²

O falecimento de Young 30 anos depois tampouco resultou em uma transição mais suave. O rancor e o ressentimento entre os Apóstolos à presidência de Young era tamanha que a maioria deles simplesmente se recusava a formar uma nova Primeira Presidência. O Apóstolo George Q Cannon, então servindo como Conselheiro Assistente à Primeira Presidência quando da morte de Young, anotou em seu diário:

“Alguns dos líderes, como eu descobri desde a morte do Presidente Brigham Young, tinham sentimentos fortes concernentes a sua administração. Eles não aprovavam dela, e sentiam-se em oposição, embora não ousassem demonstrar seus sentimentos a ele, pois ele governava com um punho de ferro duro e inflexível, e eles achavam que de nada adiantaria. Em outras palavras, o sentimento geral era que ele ultrapassava os limites de sua autoridade ao qual teria legítimo direito. Eu estou muito surpreso com tamanha dessatisfação entre eles.” (Diário de George Q. Cannon, 17 Jan 1878, citado na revista da Igreja SUD Instructor 80 [Jun 1945]: 259³)

Consequentemente, John Taylor só conseguiu convencer os demais Apóstolos para reorganizar a Primeira Presidência após intensa campanha que durou 3 anos.³ Não obstante, Taylor repetiu muitos dos mesmos conflitos que Young havia criado entre a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos, e após sua morte Wilford Woodruff passou quase 2 anos negociando com os demais Apóstolos para conseguir organizar uma nova Primeira Presidência.

Após o falecimento de Woodruff em setembro de 1898, Lorenzo Snow não tardou mais do que 9 dias para reorganizar a Primeira Presidência e, desde então, a sucessão presidencial tem sido quase que burocrática em permitir que o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos assuma como Presidente da Igreja e escolha seus 2 conselheiros para formar a Primeira Presidência. Apenas em janeiro de 1970, há exatos 48 anos atrás, houve uma curta crise interna onde vários Apóstolos tentaram bloquear a formação de uma nova Primeira Presidência sob o comando do idoso e frágil Joseph Fielding Smith após a morte de David McKay.

Aos 93 anos de idade, muitos deles concluíram que ele não tinha força e lucidez para liderar a Igreja e preferiam manter o Quórum no comando até seu falecimento. Ademais, a maioria dos Apóstolos teriam se irritado com os muitos anos de confusões administrativas causadas pela incapacidade mental do Profeta e Presidente McKay e física de alguns de seus conselheiros (McKay chegou a ter 5 conselheiros na Primeira Presidência ao mesmo tempo) nos últimos 5 a 6 anos de sua administração.

Harold Lee, então Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, conseguiu negociar um compromisso onde ele (jovem aos 71 anos de idade) serviria como Primeiro Conselheiro e deixaria a Presidência do Quórum dos Doze para Spencer Kimball, segundo na linha de sucessão. Esta seria apenas a terceira vez que o Presidente dos Doze serviria na Primeira Presidência, mas foi o acordo que permitiu Fielding Smith assumir como Profeta e Presidente da Igreja.³

Russell Nelson também assume aos 93 anos de idade e, como era esperado, mantém um dos 2 conselheiros que serviram a seu antecessor Thomas Monson por uma década: Henry Bennion Eyring como Segundo Conselheiro. Assim como Fielding Smith há 48 anos atrás, Nelson chamou o Presidente do Quórum dos Doze Dallin Harris Oaks como seu Primeiro Conselheiro. Melvin Russell Ballard Jr. assumirá como Presidente Atuante dos Doze, assim como Kimball o fizera há 48 anos.

A nova Primeira Presidência da Igreja SUD repete o acordo de Joseph Fielding Smith e Harold Lee: (da esquerda para a direita) Dallin Oaks (Primeiro Conselheiro e Presidente do Quórum dos Doze), Russell Nelson (Profeta e Presidente), Henry Eyring (Segundo Conselheiro)

Conselheiros na Primeira Presidência

A tradição de manter conselheiros das presidências anteriores não é recente e tem seu sentido administrativo. Fielding Smith, como vimos acima, foi obrigado a chamar Lee como seu Primeiro Conselheiro, mas manteve Eldon Tanner como seu Segundo Conselheiro. Após Smith, Lee promoveu Tanner para Primeiro Conselheiro e chamou Marion Romney para completar seu quórum. Após Lee, Kimball manteve ambos Tanner e Romney, e com o adoecimento (e subsequente falecimento) de Tanner, promoveu Romney e chamou Gordon Hinckley.

Após Kimball, Ezra Benson promoveu Hinckley (para substituir o frágil e moribundo Romney) e chamou Thomas Monson. Após Benson, Howard Hunter manteve ambos. Após Hunter, Hinckley manteve e promoveu Monson e chamou James Faust e, após sua morte, Henry Eyring. Após Hinckley, Monson promoveu Eyring e chamou Uchtdorf.

Nota-se, portanto, uma linha de 50 anos de conselheiros que são mantidos supostamente em nome de familiaridades administrativas. Contudo, nota-se também que Nelson aos 93 anos de idade, assim como Fielding Smith fora forçado a fazer também aos 93 anos idade, chamou o Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos para seu Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, Dallin Oaks com 85 anos, rebaixando Eyring (84 anos) para Segundo Conselheiro da Primeira Presidência e Uchtdorf de volta para o Quórum dos Doze. Melvin Russell Ballard Jr., aos 89 anos de idade, assumirá como Presidente Atuante dos Doze, assim como Kimball o fizera há 48 anos.

Aguardaremos, com antecipação, historiadores do futuro desvendando se houve negociações que paralelam ou se comparam ao que ocorreu com Fielding Smith e Lee há quase 5 décadas. É curioso notar que o Apóstolo Todd Christofferson abriu a coleta de imprensa mentindo sobre o passado das sucessões presidenciais de modo a passar a falsa impressão de que nunca houvera dramas ou conflitos no passado histórico da Igreja SUD nesses momentos de transição de liderança. Igualmente curioso é notar que até o jornal oficial da Igreja SUD reconheceu que essa foi a maior demora para se reorganizar a Primeira Presidência desde 1889. Seria isso um indicativo indireto de que houvera outro, mesmo que discreto, este ano?

O novo Profeta

Nascido em setembro de 1924, Nelson formou-se médico pela Universidade de Utah em 1947, recebeu treinamento como cirurgião cardiotorácico na Universidade de Minnesota, serviu como médico no exército norte-americano durante a Guerra da Coréia (1951-1953), e após receber mais treinamento médico na Universidade de Harvard, retornou para Salt Lake City para uma posição docente na Universidade de Utah em 1955.

Nelson tornou-se tão renomado em Utah por suas habilidades cirúrgicas e constante atualização nas técnicas mais avançadas da época que, em 1972,  o então Profeta e Presidente da Igreja Spencer W. Kimball o buscou para uma cirurgia de válvula aórtica. Nelson assumiu, assim, o papel de médico pessoal de Kimball por mais de uma década, e em abril de 1984 Kimball o chamou para ser ordenado Apóstolo e assumir o lugar de  Mark E. Petersen no Quórum dos Doze.

Nelson foi casado por 60 anos a Dantzel White, com quem teve 10 filhos, 56 netos, e 18 bisnetos. 14 meses após o falecimento dela, Nelson casou-se novamente com Wendy Watson (n. 1950), professora de “terapia de casamento e família” na Universidade de Brigham Young, tornando-se o Apóstolo mórmon polígamo mais recente na história da Igreja SUD.

Russell Nelson em destaque

Alguns destaques dos últimos 2 anos de Nelson:

Honestidade

Russell Nelson proferiu discurso em meados de 2016 no qual ele reconhece que o Livro de Mórmon não tem o valor histórico que o seu próprio texto proclama e que o Profeta Joseph Smith lhe atribuía. Nesse discurso, durante o Seminário de 2016 para Novos Presidentes de Missão no Centro de Treinamento de Missionários de Provo, Utah, cuja mensagem central fora a importância dos temas religiosos, espirituais, e teológicos abordados no Livro de Mórmon, Nelson admitiu problemas com relação a historicidade da narrativa do Livro de Mórmon.

Durante suas férias de verão em 2015, Russell Nelson confidenciou a uma família de membros da Igreja, enquanto impressionantemente realizava trilha aos 91 anos de idade, que ele nunca havia recebido uma visão ou revelação sobrenatural ou divina “especial” diferente do que milhões de mórmons declamam todo primeiro domingo do mês em suas reuniões de testemunhos.

Russell Nelson proferiu discurso para o corpo docente e discente da universidade da Igreja SUD, Brigham Young University, em agosto de 1985, no qual ele explicou que a verdade e os fatos históricos devem ser ignorados para se manter fiel à Igreja.

Aparentemente, Russell Nelson aprendeu algumas frases básicas de cunho religioso e litúrgico em português para poder prestar curtos testemunhos e fazer breves orações no Brasil (e em Portugal, também) na língua local, mas publicamente insiste em esconder seus talentos para chamar tais ocasiões de “milagre” e “dom das línguas”.

Tolerância à diversidade

Em discurso de Conferência Geral em outubro de 1992, Russell Nelson explicou como a epidemia de HIV e AIDS, que já ceifou as vidas de mais de 34 milhões de pessoas desde a década de 1980, foi causada em parte pela luta por direitos civis para negros.

Em discurso na BYU-Havaí há 2 anos atrás hoje, Russell Nelson explicou como e porquê Deus revelou à Igreja SUD a importância de discriminar contra crianças em famílias LGBT. Na mesma ocasião, sua esposa Wendy Nelson, explicou para os jovens mórmons que através do poder da prece e da fé, homossexuais podem ser curados de sua homossexualidade.

Respeito à ciência

Em discurso de Conferência Geral em abril de 2012, Russell Nelson demonstrou surpreendente ignorância de princípios básicos de ciência e chocou toda a comunidade de cientistas mórmons ao abertamente ridicularizar duas das teorias científicas mais aceitas, comprovadas, demonstradas, e fundamentais para uma gama enorme de todo processo científico da atualidade.

Foco na família

O único filho homem de Nelson, Russell Marion Nelson Jr., estava numa das primeiras levas de missionários enviados para a Rússia assim que o colapso da União Soviética permitiu a abertura para a Igreja SUD em 1991, justamente quando o Apóstolo Russell Nelson Sr. era responsável pelas missões no Leste Europeu. Atualmente, ele é o Diretor de Planejamento Financeiro na Deseret Digital Media, subsidiária da Deseret Management Corporation, empresas de fins lucrativos da Igreja SUD, sob o comando da Primeira Presidência, o Bispado Presidente, e 3 Apóstolos em regime de rotatividade. A Deseret Digital Media é responsável por, entre outras coisas, os sites da Deseret News, LDS Church News, e Mormon Times, e em 2015 teve seu CEO Clark Gilbert “promovido” para Presidente da BYU-Idaho, transferência anunciada por ninguém menos que o Apóstolo Russell Nelson Sr.

Clark Gilbert assumira a presidência da BYU-Idaho de Kim Clark, que saía por ter sido chamado para Setenta Autoridade Geral, que por sua vez havia assumido tal presidência em 2005 quando o então presidente, David Bednar, fora chamado para Apóstolo e membro do Quórum dos Doze. Gilbert foi transferido para BYU-PW em 2017 e o atual Presidente da BYU-Idaho é Henry J. Eyring, filho do Apóstolo (e até semana passada Conselheiro na Primeira Presidência) Henry B. Eyring.


NOTAS

[1] Quinn, Michael. The Mormon Hierarchy: Origins of Power. Signature Books, 1994, capítulo 5.
[2] Quinn, Michael. The Mormon Hierarchy: Origins of Power. Signature Books, 1994, capítulo 7.
[3] Quinn, Michael. The Mormon Hierarchy: Extensions of Power. Signature Books, 1997, capítulo 2.

14 comentários sobre “Anunciada Nova Primeira Presidência da Igreja SUD

    • Joseph Smith. Na restauracao o Profeta nao era o lider geral da igreja mas sim o Patriarca, no caso de JS seu pai era o Patriarca e depois seu irmao Hyrum. O poder para autorizar um outro Profeta na Igreja foi dado a Joseph Smith e a nenhum outro, porem JS morreu sem antes ter chamado outro em seu lugar.
      Veja em D&C 43:
      2 Pois eis que em verdade, em verdade vos digo que recebestes um mandamento como lei para minha igreja, por meio daquele que designei para receber mandamentos e revelações de minha mão.

      3 E ISTO SABEREIS COM CERTEZA — QUE NÃO HÁ QUALQUER OUTRO DESIGNADO PARA RECEBER MANDAMENTOS E REVELAÇÕES PARA VÓS, ATÉ QUE ELE SEJA LEVADO, SE ELE APERMANECER EM MIM.

      4 Mas em verdade, em verdade vos digo QUE NENHUM OUTRO SERÁ DESIGNADO PARA RECEBER ESSE DOM, A MENOS QUE SEJA POR MEIO DELE; POIS, SE ESSE DOM FOR DELE TIRADO, ELE NÃO TERÁ PODER, A NÃO SER PARA DESIGNAR OUTRO EM SEU LUGAR.

      5 E isto vos será por lei: Não recebereis os ensinamentos de qualquer pessoa que os apresente a vós como revelações ou como mandamentos.

      A secao 124 de Doutrina e Convenios e onde nos vemos que o maior officio da igreja seria o do Patriarca, e que e o unico chamado relacionado ao poder do Sacerdocio onde o Senhor daria as chaves e poder para aquele que fosse chamado patriarca.

      1 E também, em verdade vos digo: Que meu servo William seja designado, ordenado e ungido conselheiro de meu servo Joseph, em lugar de meu servo Hyrum, para que meu servo Hyrum OCUPE O OFÍCIO DE SACERDÓCIO E PATRIARCA, QUE POR SEU PAI LHE FOI DESIGNADO POR BÊNÇÃO E TAMBÉM POR DIREITO;

      92 Que de agora em diante retenha as chaves das abênçãos patriarcais sobre a cabeça de todo o meu povo, (Chaves do Sacerdocio)

      93 Para que quem ele abençoar seja abençoado; e quem ele amaldiçoar seja amaldiçoado; para que tudo que ligar na Terra seja ligado nos céus e tudo que ele desligar na Terra seja desligado nos céus.(Poder de ligar na terra e nos ceus)

      94 E deste momento em diante, designo-o profeta, vidente e revelador da minha igreja, como meu servo Joseph; (Chamado de Patriarca semelhante ao de um Profeta como Revelador e Vidente)

      95 Para que também proceda de acordo com meu servo Joseph e que receba conselho de meu servo Joseph, o qual lhe mostrará as chaves pelas quais poderá pedir e receber e ser coroado com a mesma bênção e glória e honra e sacerdócio e dons do sacerdócio, que antes foram colocados sobre a cabeça daquele que era meu servo, Oliver Cowdery;(Novamente o poder e honra do Sacerdocio ligado ao chamado de Patriarca)

      96 Que meu servo Hyrum testifique as coisas que eu lhe mostrar, para que seu nome seja lembrado com honra, de geração em geração, para todo o sempre.

      97 Que meu servo William Law também receba as chaves pelas quais poderá pedir e receber bênçãos; que seja humilde perante mim e sem dolo; e receberá meu Espírito, sim, o Consolador, que lhe manifestará a verdade de todas as coisas e mostrar-lhe-á, na hora exata, o que deverá dizer. (Poder de revelacoes)

      98 E estes sinais segui-lo-ão: Curará os doentes, expulsará demônios e será protegido contra os que desejam dar-lhe veneno mortífero;

      99 E será conduzido por veredas onde as serpentes venenosas não lhe poderão ferir o calcanhar e elevar-se-á, nabimaginação de seus pensamentos, como que sobre asas de águias.

      100 E se eu desejar que ele levante os mortos, que ele não retenha a sua voz. ( Esses 3 ultimos versos deixa claro que a igreja atual nao tem esse poder e que tal poder fora dado ao Patriarca da igreja que por direito era de Hyrum) Depois da morte de Hyrum and Joseph, BY decidiu colocar o Quorum dos 12 como a lideranca geral da igreja, mas nao era para ser assim de acordo com as revelacoes dadas ao Profeta JS. Primeiro era o Patriarca e depois o quorum dos 50 e depois os presidentes de estaca e somente depois o Profeta e os Apostolos, de fato o Quorum dos Apostolos deveriam e devem viajar e pregar o Evangelho e nao deveriam se meter nos assuntos das estacas, esse foi o mandamento do Senhor. Atualmente a igreja faz totalmente o contrario do que foi ordenado pelo Senhor, os Apostolos sao a autoridade maxima e vivem se mentendo nos assuntos das estacas.

      • Boa Noite, Fabio.

        Vejo que conhece um pouco da Igreja, parabéns. Portanto preciso lhe dizer que muito do que escreveu está distorcido, acho que precisas pesquisar um pouco mais, só que no site da igreja, não apenas em sites anti-mormons. Desculpe minha siceridade.

      • Para quem demonstra óbvia ignorância de fatos históricos básicos sobre a Igreja SUD, o Antônio não demonstra humildade e educação compatível com seu limitado conhecimento historiográfico. Desculpe nossa “siceridade” (sic).

        Antônio, sugerimos a você “pesquisar um pouco mais”, ler livros escritos por historiadores e acadêmicos, e acima de tudo, ser mais educado com os outros – especialmente quando discutindo assuntos sobre os quais você conhece muito pouco.

  1. Eu não acredito que nesta reunião ultra secreta, tenham participado somente os 13 apóstolos. Acredito que mais alguém, talvez o bispado presidente ou pessoas que não figuram como autoridade geral influenciaram nas escolhas. Estarei eu redondamente errado?

    • Claro que não.. essa reunião ultra-secreta como você se referiu, foi transmitida ao vivo, pra todos que quisessem assistir

      • Ele esta falando da reunião no Domingo no templo,por acaso foi trasnsmitida?Não né se ligue um pouco.

    • Sim, é preciso fé pra crer e entender que Deus age diferente do que o homem pensa. Uma vez que o profeta morreu, a primeira presidencia é desfeita, voltando os conselheiros a sua formação(quorum de elderes), uma vez juntos apoiam o apostolo senior, ou seja, não o mais velho em idade, mas o mais antigo no chamado, para profeta e presidente da igreja e o pres. do quorum será o mais antigo e assim sucessivamente.

      • Fatos para o Antônio aprender mais sobre a Igreja SUD:

        1) Os Conselheiros na Primeira Presidência atualmente costumam vir do Quórum dos Doze Apóstolos, não do “quorum de elderes” (sic);

        2) Os Conselheiros na Primeira Presidência não precisam vir do Quórum dos Doze Apóstolos, ou mesmo serem Apóstolos ordenados, como demonstra o precedente histórico;

        3) O “apostolo senior” (sic) atualmente é designado como o membro do Quórum dos Doze Apóstolos com a ordenação ao Quórum mais antiga, mas nem sempre foi assim, sendo no século 19 designado por idade e por ordenação ao ofício de Apóstolo (por isso Brigham Young secretamente ordenou seus filhos como Apóstolos ainda crianças, para poder assegurar-lhes senioridade no futuro);

        4) O “apostolo senior” (sic) atualmente costuma ser ordenado como Presidente da Igreja, porém nem sempre foi asim, sendo no passado aberto a descendentes diretos de Joseph Smith, ou a qualquer portador do Sacerdócio, ou a qualquer membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Como foi claramente descrito no artigo, alguns Apóstolos tentaram bloquear a nomeação de Joseph Fielding Smith em favor de outro Apóstolo mais júnior justamente argumentando que nada mais se trata de uma tradição ordenar o Apóstolo sênior.

        5) A transição de poder com a dissolução da Primeira Presidência e a sua restruturação a partir do Quórum dos Doze é um artefato histórico e não uma diretriz profética estabelecida nos textos fundacionais e canônicos do mormonismo, sendo essa a causa da crise de sucessão entre 1844 e 1847 com o assassinato de Joseph Smith. Brigham Young conseguiu convencer aproximadamente metade dos membros da Igreja a seguir o Quórum dos Doze Apóstolos, mas demorou 3 anos para conseguir convencer os demais Apóstolos a reorganizar a Primeira Presidência. A tradição que você narra (não sem erro grosseiro) não ficou firmemente estabelecida até o final do século 19.

    • Eu não deixaria de opinar que vai ter um do bispado Presidente e da Presidencia dos Setenta entre os dois novos

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s