Falece Profeta Mórmon Thomas Monson

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou ontem à noite que o Profeta e Presidente da Igreja Thomas Spencer Monson faleceu ontem às 22:01, horário local, de “causas relacionadas com idade”.

saúde Thomas Monson profeta

Imagem original: Salt Lake Tribune

Monson, que havia completado 90 anos de idade em agosto p.p., não mais frequentava regularmente as reuniões das Autoridade Gerais na Sede da Igreja, em Salt Lake City, há pelo menos um ano de acordo com comunicado oficial do porta-voz da Igreja, Eric Hawkins. Viúvo desde 2013, Monson é sobrevivido por seus 3 filhos, dentre os quais sua filha Ann Monson Dibb que serviu como Segunda Conselheira da Presidência Geral da Organização das Moças, 8 netos e 11 bisnetos.

Sucessão Profética

O processo de seleção de um Profeta para a Igreja Mórmon é, por costume centenário, desprovido de mistério, misticismo, e surpresas. Burocraticamente, unge-se Profeta o líder eclesiástico com mais tempo de serviço no Quórum dos Doze Apóstolos.

Embora ainda não oficialmente anunciado, deve assumir como Profeta da Igreja SUD o médico aposentado Russell Marion Nelson Sr., de 93 anos de idade, chamado como Apóstolo por Spencer Kimball em abril de 1984.

Atrás de Nelson na sucessão, e assumindo como Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, está o juiz aposentado Dallin Harris Oaks, de 85 anos de idade, também chamado como Apóstolo por Spencer Kimball em abril de 1984. Em casos de ordenações apostólicas no mesmo período e/ou data, burocraticamente respeita-se a ordem de senioridade por idade.

A única real surpresa durante esse processo para os próximos dias envolve a dissolução da Primeira Presidência. Sendo assim, ambos conselheiros Henry Eyring e Dieter Uchtdorf são desobrigados e retornam ao Quórum dos Doze, e aguarda-se a seleção de novos conselheiros pelo novo Profeta. O mais provável, estima-se, é que Nelson mante-los-á devido à sua própria avançada idade e à acumulada experiência de ambos em manejar e administrar a Igreja há anos com um Presidente efetivamente ausente (ver mais sobre isso abaixo). Eyring, 84 anos, serve na Primeira Presidência desde outubro de 2007, ainda sob Gordon Hinckley, e Uchtdorf, 77 anos, desde fevereiro de 2008 quando da morte de Hinckley.

Carreira Profética

A presidência de Monson é caracterizada pela mídia como de “baixo perfil” e que será mais lembrada pela sua intensa campanha homofóbica contra direitos civis para casais e famílias homossexuais, uma abertura mais honesta sobre o passado histórico da Igreja, e a redução da idade para serviço missionário. Monson também presidiu sobre a mudança de política oficial da Igreja em favor de discriminar contra crianças em famílias LGBT.

Durante sua presidência, Monson não ofereceu promulgações proféticas ou imprimiu visões pessoais distintas como seus antecessores imediatos, preferindo limitar-se a reciclar sermões seus antigos, vez após vez.

Monson, que decidiu não servir uma missão de tempo integral após ser dispensado de seu serviço militar aos 18 anos de idade sem ter visto combate por causa do fim da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se à sua faculdade de administração e, aos 21 anos de idade, ao seu casamento. Monson logo foi trabalhar para a Igreja, investindo em sua carreira no departamento de administração do jornal da Igreja SUD Deseret News, interrompida por 3 anos enquanto serviu como presidente de missão no Canadá entre 1959 e 1962, e quando foi chamado como Apóstolo em outubro de 1963.

Monson fora intimado em 2016 a depor em processo contra a Igreja SUD por abuso sexual infantil, mas faleceu enquanto seus advogados ainda protelavam com injunções legais para evitar a exposição do idoso e moribundo líder. Advogados de quatro nativos americanos solicitaram a intimação de Monson como parte de um processo contra a Igreja por falhar em protegê-los de, e após os fatos acobertar, casos de estupros e abuso sexual de crianças sob sua tutela.

Senilidade Profética

O recém falecido presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já vinha reduzindo suas aparições em público e mesmo em Conferências Gerais. Em outubro de 2016, uma cena inusitada na Conferência mundial da Igreja SUD ilustrou a debilidade de sua saúde: ajoelhado atrás de Monson, durante um breve discurso, havia um homem, segurando-o ou ajudando-o a manter-se em pé. A cena também sugere o quanto a Igreja SUD tentava esconder o frágil estado de saúde de seu presidente. Até o seu falecimento, por exemplo, o Apóstolo Boyd Packer lia seus discursos em Conferência Geral sentado.

Não fora a primeira vez em que líderes da Igreja usaram de truques visuais para postergar ao máximo a admissão de que o Profeta atual não se encontra totalmente ativo, saudável ou lúcido.

Neto mais velho do Profeta Ezra Taft Benson, cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Steve Benson, publicamente denunciou Gordon B. Hinckley e, ironicamente, Thomas S. Monson, por maus tratos contra seu avô. Hickley e Monson teriam forçado-lhe poses manipuladas e alteradas para sair em fotos oficiais, escondendo-lhe cateteres de oxigênio e/ou de alimentação para não aparecerem ao público, apoiando-lhe ainda para dar a impressão que Benson conseguia sentar-se sozinho, e além disso, falsificando sua assinatura em documentos oficiais para dar a impressão que ele ainda participava do comando da Igreja. Benson relata que, ao vociferar suas queixas diretamente a alguns Apóstolos, descobriu que o mesmo havia sido feito a Spencer Kimball e Joseph Fielding Smith em seus anos finais. Rumores de senilidade e/ou outros comprometimentos neurodegenerativos acompanharam Monson durante toda sua presidência.

43 comentários sobre “Falece Profeta Mórmon Thomas Monson

  1. Mais uma vez a igreja Sud passa por essa sucessão de liderança. Como o próprio texto diz não teremos nenhuma novidade de quem será o próximo presidente da religião Sud uma vez que o presidente do quorum dos doze que assume a presidência da igreja.
    Muitos anos atrás cheguei até mesmo acreditar que se passava por processo de revelação, mas depois de muitos anos vendo esses casos podemos ver que o processo é muito mais simples que se pensa. Bom, na verdade já via isso dessa forma, mas como falar isso seria polêmica, eu nunca falei isso entre os membros.
    Da mesma forma já sei que o proximo membro dos doze a ocupar a vaga será um norte-americano. Algo que ocorre até mesmo em outros cargos onde sempre um rico é chamado a cargos do alto escalão da igreja Mormon.

  2. Uma pergunta que sempre tive é do porque o profeta ser chamado por esse titulo. Antes até achava algo que tinha sentido uma vez que diziam que eles recebiam revelações, mas depois acompanhando a vida de cada um desses líderes comecei a perceber que eles não faziam nenhuma profecia.

  3. Talvés quem for ler meus comentários neste post irá achar meus comentários frios por não ter colocado uma mensagem de condolência. Lamento a sua deixa, mas não posso dizer que eu respeitava como pessoa. Aquele lance do caso do Shopping com dinheiro suado dos dízimos de muitos pobres membros realmente para mim não achei legal.

    Tenho mais respeito ao Papa João Paulo II que em todas as visitas ao Brasil sempre se esforçou em falar o idioma do país, nunca negou uma benção e um tempo para ficar com quem quisesse ficar com ele. Chegou a brincar com as crianças e deixava os membros virem a ele. Mesmo sendo um chefe da nação do Vaticano, se mostrava humilde e conversava cumprimentando a todos.

    • Verdade concordo com vc, o dinheiro fala mais alto para algumas pessoas infelizmente, só que no caixão nunca vi dinheiro e vc já viu alguém levar? rsrrssrsrsr

  4. Tem anos que ele lida com ausências e doença. A sucessão profética impõe isso. É triste às vezes. A morte dele foi um encerramento digno, 90 anos, em casa, perto da família. Condolências à familia e amigos próximos, e missao cumprida.

  5. Condolências aos familiares mas condolências a parte, algum membro recorda se de alguma profecia proferida por ele? Ou alguma revelação recebida por ele? Por que a Igreja insiste em chamar lo de Profeta, Vidente e Revelador? Por que não chamar lo pelo que ele realmente é? Simplesmente um líder religioso como qualquer outro ou apenas o Presidente da igreja! Não seria um insulto aos verdadeiros Profetas como Moises, Isaias, Elias, Nefi, Abinadi, Joseph Smith? Em todos os meios de comunicação da igreja a manchete o chama de Profeta.

    • A toda oposição contra o profeta ungido do senhor Jesus Cristo, declaro meu solene testemunho que eu sei que thomas Spencer Monson foi um profeta de Deus vidente e revelador, profeta para membros e não membros para todo o mundo, ninguém absolutamente ninguém pode vir aqui declarar tais declarações sem conhecê-lo e escutar seus ensinamentos revelados nestes tempos, que se arrependam e venham a Cristo em nome de Jesus Cristo amém.

      • Você poderia citar pelo menos uma revelação vinda de Deus para os membros através do Presidente Monson? Poderia também citar uma revelação ou profecia para o mundo feita pelo Presidente Monson? Importante lembrar que de 2008 até 2017 houve dezenas de catástrofes, calamidades, um forte colapso na economia Americana onde a própria igreja perdeu milhões de dólares, maior crise de refugiados desde a guerra mundial, guerras e genocidios pelo mundo a fora e a única coisa que ouvimos do suposto porta voz de Deus aqui na terra foi a mudança da idade dos jovens para servirem missão e tal mudança foi motivada pela enorme perda de jovens que vem deixando a igreja nos EUA quando eles descobrem as discrepâncias na história da igreja.

  6. Somente o tempo dirá que o Presidente Monson, nosso querido profeta, viveu e morreu dignamente… cumpriu o seu apostolado com dignidade, lutou o bom combate… sempre defendeu a verdade à despeito daquilo que o mundo prega hoje… demonstrou firmeza e convicção em seus pronunciamentos como líder de uma igreja mundial e acima de tudo respeitada por todas as demais religiões. Que o Pai Celeste o conforte e o acolha em seu seio misericordioso. Que descanse em Paz este Servo de Deus.

  7. impossível fazer alguem que desconhece a religião mórmon compreender o quanto um profeta significa para nós, portanto, não vale a pena debater. Porém, não posso me calar quando sei que o Pres. Monson esteve a frente desta igreja como um profeta de Deus e cumpriu seu chamado muito bem. Nos guiou através dos seus conselhos que para o mundo podem ser ultrapassados ou repetitivos, mas para nós SUDs são atuais e nos ajudarão a sermos melhores pessoas e nos conduzirão a presença de Deus. Certamente ele descansa ao lado do nosso bom Pai Celestial e seu filho Jesus Cristo.

  8. Fábio;

    Particularmente não acompanho mais as conferências pois vejo isso como perda de tempo uma vez que sempre são os mesmos discursos e nada de novidade. Mas você levantou um questionamento que realmente é interessante, mas lógico que ninguém conseguirá responder seja por razões de fanatismo ou arrogância dos próprios.

    • Os membros se beneficiariam muito mais se ficassem em casa estudando as escrituras do que assistindo horas de discursos que na maior parte foram escritos por pessoas que trabalham para a Igreja e nao pelos proprios lideres, todos os discursos sao revisados para que nao entre em conflito com a estrategia de marketing da igreja sem consideracao nenhuma pela salvacao dos fieis, a unica prioridade sendo a imagem da Igreja como se ela fosse uma empresa.

      • Pois é Fábio. São poucos os membros que pensam simples como você. Eu mesmo sou tipo de pessoa que só vou a igreja tomar sacramento e pronto vou embora. Não sinto necessidade de assistir aquelas aulas cansativas. Lógico que as aulas são boas, mas ainda assim vejo como perda de tempo pois nesse tempo pode se fazer muitas coisas que podem beneficiar você e as pessoas que você serve.

        Conheço um ex-presidente de ramo que raramento estava presente. Na maioria das vezes quem presidia eram os conselheiros quando ele se encontrava ausente. Ele era de negócios e cuidava da família. Nem por isso era considerado um membro inativo. Se no domingo não vinha, em dias especiais vinham, e assim era.

  9. Sobre o futuro da igreja SUD com Russel M. Nelson não haverá mudanças significantes que venha dar um impacto no mundo. O que acredito que vai ocorrer é que a igreja vai continuar com as mesmas tradições de números para dar a falsa impressão de um crescimento que não existe.

    • Sei que todos morreremos e iremos ressuscitar , entâo vamos quem vai ficar a direita de Deus :
      será que você vai seu Fábio?

      • Pinho, até onde eu saiba ninguém sabe onde estaremos depois da morte, pouquíssimas pessoas saíram dessa vida com a certeza de estarem salvas, sendo assim nem eu, nem você, nem o presidente da Igreja sabe o que vai acontecer. Uma coisa é certa, eu não terei que responder o porque 2 bilhões de dólares dos cofres da Igreja foram usados para a construção de um shopping de luxo em Salt Lake, quando as escrituras frequentemente condena tal coisas.

      • Pinho, eu não sou o Fábio, mas quer um conselho? Ao responder, use argumentos concretos e não somente palavras repetidas, caso contrário, as pessoas que lêem os comentários vão pensar que vc é doido.

      • Por favor, exiba um pouco mais de educação.

        Se você discorda de algo no comentário de outrém, articule seus pensamentos de maneira lógica, racional, e concatenada. Não tente proibir a expressão de ideias ou opiniões dos outros.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.