Spencer Kimball: O Dia dos Lamanitas (Ficarem Brancos)

O Profeta Spencer W. Kimball, então no Quórum dos Doze Apóstolos, elaborou um elogio aos índios nativo-americanos com comentários profundamente racistas  durante a Conferência Geral de abril de 1960.

Spencer Kimball Lamanitas Mórmons

Spencer W. Kimball confraternizando com membros da tribo Navajo Imagem: lds.org

“Eu tenho visto um impressionante contraste no progresso do povo indígena hoje em dia… O dia dos Lamanitas está chegando. Por anos eles vem se tornando deleitosos, e agora estão ficando brancos e deleitosos, como prometido. Nesta foto de 20 missionários Lamanitas, 15 dos 20 eram tão brancos quanto os Anglos; 5 eram mais escuros, mas igualmente deleitosos. As crianças adotadas em lares de Utah são geralmente mais claras que seus irmãos e irmãs nas reservas indígenas. Em uma reunião, um pai e mãe estavam presentes com sua filha de 16 anos, e a jovem moça membro da Igreja — de 16 anos — sentada entre os pais escuros, e era evidente que ela já tinha tons mais claros que seus pais — na mesma reserva, na mesma casa, exposta ao mesmo sol e vento e clima. Havia um médico numa cidade de Utah que por 2 anos alojou um jovem índio em sua casa que testemunhou que o rapaz já estava vários tons mais claro que seu irmão recém-chegado da reserva ao programa de adoção. Estes jovens membros da Igreja estão mudando para brancos e deleitosos. Um jovem élder jocosamente disse que ele e seu companheiro estavam doando sangue regularmente no hospital com a esperança de acelerar o processo.” — Spencer W. Kimball (Conferência Geral de outubro de 1960, ênfases nossas)

3 comentários sobre “Spencer Kimball: O Dia dos Lamanitas (Ficarem Brancos)

  1. Os Lamanitas nos EUA devem estar adorando a ideia do Coro Tabernaculo aceitar o convite para se apresentar na cerimonia de posse do Presidente Donald Trump! A igreja com seu passado de discriminacao racial agora ira fazer parte da festa da posse de um dos homens que mais incitou o racismo nos EUA nos ultimos meses. Me parece que a igreja hoje parece muito com aquele “amigo” que tem varias caras para direrentes situacoes. Por um lado ela prega o amor e caridade, por outro ela apoia o oposto, por um lado ela faz uma propaganda enganosa entre os Negros e Latinos em suas comunidades e por outro ela apoia a discriminacao contra esses grupos. Por um lado ela prega solidariedade mas por outro usa o dinheiro sagrado do dizimo para fins lucrativos negligenciando os mais carentes membros da sua propria congregacao. Lamentavel o estado da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias. Imagino o que Moroni, Mormon, Nefi, Alma, Abinadi e muitos outros reagiriam se estivessem aqui hoje?

    • Acredito que o racismo só se tornou interiorizado, mais velado, mas sempre esteve lá. Vitoria de Trump em Utah mostra isso

  2. Uma das ” teorias ” mais tontas que alguma vez li , essa do ” Dia dos Lamanitas (Ficarem Brancos)”.
    Parece anedota . Bem sei que outro discursava e muito solenemente, sobre os habitantes do Sol .
    Nem sei sequer porque me dou à real maçada de comentar e ler seja o que for referente a essa ” igreja ” SUD .
    O comentarista anterior , o Fabio, ficou curto nas suas apreciações .
    Como membro ,dito activo, dizimista ocasional , ( deve essa a ” razão ” porque não sendo obediente, não serei ” abençoado” com as riquezas materiais , dirão os ” puros ” da Ala ) mas encaixa à maravilha , seja a nível de Estaca , seja a nível da Primeira Presidência , isso de ” … igreja hoje parece muito com aquele “amigo” que tem varias caras para diferentes situações ” .
    Haja pachorra para tudo isto .

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s