Dieter Uchtdorf: O iPhone de Joseph Smith

O Apóstolo e Conselheiro na Primeira Presidência Dieter F. Uchtdorf publicou nota hoje afirmando que Joseph Smith tinha uma espécie de celular do tipo smartphone.

Uchtdorf iPhone

De acordo com Uchtdorf, em mensagem postada em sua página pessoal do Facebook, Smith teria traduzido o Livro de Mórmon com uma pedra que funcionaria exatamente como um celular moderno:

Uchtdorf iPhone

Não muito tempo atrás, a Igreja publicou fotos e informações de fundo sobre pedras de vidente. As pessoas me perguntam: “Você realmente acredita que Joseph Smith traduziu com pedras de vidente? Como algo como isso seria possível?” E eu respondo: “Sim! Isso é exatamente o que eu acredito” Isso foi feito como disse Joseph: Pelo dom e poder de Deus.

Na realidade, a maioria de nós usa uma espécie de “pedra de vidente” todos os dias. Meu celular é como uma “pedra de vidente.” Eu posso obter o conhecimento coletado do mundo através de algumas simples tecladas. Posso tirar uma foto ou um vídeo com o meu telefone e compartilhá-lo com a família do outro lado do nosso planeta. Eu até posso traduzir qualquer coisa em ou a partir de muitas línguas diferentes!

Se eu posso fazer isso com o meu telefone, se os seres humanos podem fazer isso com seus telefones ou outros dispositivos, quem somos nós para dizer que Deus não poderia ajudar Joseph Smith, o Profeta da Restauração, com o seu trabalho de tradução? Se é possível para mim acessar o conhecimento do mundo através do meu telefone, quem pode questionar que pedras de vidente são impossíveis para Deus?

Muitas religiões têm objetos, lugares e eventos que são sagrados para eles. Nós respeitamos as crenças sagradas de outras religiões e esperamos ser respeitados por nossas próprias crenças e o que é sagrado para nós. Nós nunca devemos ser arrogantes, mas sim educados e humildes. Nós ainda devemos ter uma confiança natural, porque esta é a Igreja de Jesus Cristo.

A pedra em questão foi anunciada formalmente pela Igreja SUD apenas no ano passado, após décadas e décadas negando-a e escondendo-a de escrutínio público. Durante todo esse tempo, a Igreja publicava imagens passando a impressão que Smith teria utilizado o bíblico Urim e Tumim, quando historiadores sabiam que ele havia utilizada uma pedra que ele havia encontrado cavando por tesouros vários anos antes. [Ver imagens aqui e aqui]

A tradição de esconder as origens mágicas do Livro de Mórmon começou já em 1830, quando Smith alterou a narrativa do encontro de Martin Harris com o Dr. Charles Anthon sobre os caracteres de “egípcio reformado”, mudando a descoberta do poder dos “óculos” encontrados com as placas para após o retorno de Harris. Em 1832, Smith e discípulos passaram a usar a expressão “Urim e Tumim” ao invés de “óculos”, e em 1838 Smith removeu todas as menções aos “óculos” ou à pedra de vidente em documentos, diários, e textos para substituí-las por “Urim e Tumim”, além de mudar a história da descoberta dos “óculos” de 1827 com as placas para 1823 com o anjo. Foram necessários quase dois séculos, e muita divulgação em livros, artigos e, finalmente, na internet para encorajar a liderança da Igreja a finalmente admitir que o Livro de Mórmon fora traduzido com uma pedra dentro de um chapéu.

De acordo com Uchtdorf, a pedra de vidente não seria muito diferente de um smartphone como o iPhone que ele segura na mão (ver foto acima tirada hoje em 2016), porém de tecnologia tão avançada (ou mágica) que ele é indistinguível de uma simples pedra para o nosso ainda retrógrado conhecimento tecnológico de 2016.


Leia também: A Pedra e a Vidraça

17 comentários sobre “Dieter Uchtdorf: O iPhone de Joseph Smith

  1. Só pode ter sido em tom de brincadeira ou como figura de linguagem, espero sinceramente que ele não ponha literalmente sua fé nisso. Se bem que tem pessoas com crenças muito estranhas e cada um acredita no que quiser, mas não ficaria legal para um ancião da liderança maior.

    Até porque, se a tecnologia era tão boa assim, porque os senhores ali nunca mais usaram para revelar qualquer coisa nova?

    Deve ser pra fazer graça mesmo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.