Dallin Oaks: Profetas Modernos Não Recebem Revelações Especiais

Membros da Igreja SUD creem que os Profetas e os Apóstolos recebem revelações divinas diretas de Deus e Jesus em como dirigir e conduzir a Igreja.

O Apóstolo Dallin Oaks, segundo na linha de sucessão para Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, prestou seu testemunho de que nem ele, nem qualquer outro dos demais 14 Apóstolos e Profetas da Igreja, recebem tais revelações diretas.

Dallin H. Oaks, Apóstolo d’A Igreja SUD desde 1984 ao presente.

Em um serão para jovens de múltiplas estacas na cidade de Bellevue,  no estado de Washington, há três dias atrás, Oaks desmistificou essa lenda popular ao responder a seguinte pergunta:

Pelo quê devemos orar para receber o mesmo testemunho, se não a mesma conversão, que Alma, o filho recebeu, para os nossos amigos que não são membros?

O evento fora improvisado com algumas perguntas pré-selecionadas, e uma das jovens que tiveram sua pergunta escolhida pediu para o Apóstolo lhe explicar como ela poderia também receber visões sobrenaturais ou outras experiências sensoriais que lhe pudessem servir de confirmação para suas crenças. Oaks, contudo, lhe corrigiu explicando que tais experiências proféticas são raras, e que nenhum dos Profetas modernos gozaram desse privilégio mais do que ela mesmo:

“Pelo quê você deve orar para obter o tipo de experiência que Alma, o filho obteve? Eu não acho que seja provável que você tenha esse tipo de experiência que Alma, o filho teve. Lembre-se, ele recebeu uma aparição miraculosa de um anjo, e realmente foi chacoalhado espiritualmente. A maioria de nós não tem esse tipo de experiência. Mas eu interpreto a sua pergunta como sendo, como podemos obter esse mesmo tipo de testemunho que ele recebeu. Eu não acho que nós vamos recebê-lo como Paulo fez na estrada para … uh … onde … onde um anjo apareceu para ele … onde Alma o filho teve … teve uma experiência surpreendente. O Senhor dá apenas alguns desses tipos de experiências e eles são registrados nas escrituras para chamar a nossa atenção e nos ensinar a resposta. Mas eu nunca tive uma experiência como essa e eu não conheço ninguém na Primeira Presidência ou no Quórum dos Doze que teve esse tipo de experiência. No entanto, cada um de nós sabe com certeza as coisas que Alma sabia. Mas é só que, a menos que o Senhor escolha fazê-lo de outra forma, como Ele às vezes faz, para milhões e milhões de Seus filhos o testemunho se instala sobre nós gradualmente. Como a poeira no peitoril da janela ou o orvalho sobre a relva. Um dia você não tem isso e noutro dia você tem e você nem sabe em que dia isso aconteceu. Essa é a maneira como eu obtive o meu testemunho. E então eu sabia que era verdade quando ele continuou a crescer. E o que você tem que fazer para conseguir isto é, antes de tudo, apenas desejá-lo.” [ênfase nossa]

 

Ouça o evento na íntegra abaixo (incluindo o Apóstolo Dallin Oaks, o Presidente dos Setenta Donald Hallstrom, e o Setenta de Área Eugene Hansen. O trecho citado acima encontra-se no marco dos 30m14s:

Existe essa crença popular entre membros da Igreja SUD que os Profetas e os Apóstolos da Igreja recebem revelações divinas diretas de Deus e Jesus em como dirigir e conduzi-la.

A despeito das afirmações públicas e ajuramentadas do sexto Presidente da Igreja Joseph F. Smith de que jamais havia recebido revelações diretas (ou visões sobrenaturais). [1]

A despeito das afirmações públicas do décimo-quinto Presidente da Igreja Gordon Hinckley de que jamais havia recebido revelações diretas (ou visões sobrenaturais). [2] [3] [4] [5] [6] [7]

Russell Nelson deixou claro para um Mórmon que ele nunca havia recebido uma visão ou revelação sobrenatural ou divina “especial” diferente do que milhões de Mórmons declamam todo primeiro domingo do mês em suas reuniões de testemunhos em entrevista improvisada durante suas férias de verão.

A resposta de Oaks à jovem SUD foi clara, honesta, objetiva, e inequívoca. Assim como fora a resposta de Nelson ao pai de família. Assim como fora a resposta de Hinckley em entrevista televisiva. Assim como fora a resposta de Joseph F. Smith sob juramento ao Congresso Federal.

Por que essa crença popular persiste, apesar de negações dos próprios líderes? Qual é a sua importância dentro do contexto de crenças coletivas dos membros da Igreja? Qual seria o impacto, se houvesse, caso essa crença caísse em popularidade? Poderiam ou deveriam os líderes da Igreja desencorajá-la mais agressivamente? De acordo com os próprios líderes, eles não recebem mais revelações ou inspirações do que qualquer outro membro da Igreja. Como, então, explicar a persistência dessa lenda popular?


 

[1] Paulos, Michael H., The Mormon Church on Trial: Transcripts of the Reed Smoot Hearings, 2008, pp. 19-142.

16 comentários sobre “Dallin Oaks: Profetas Modernos Não Recebem Revelações Especiais

  1. Grande coisa, só agora ele diz o que todo mundo sabe, eles não recebem nenhuma revelação, só dizem a mesma coisa repetida conferência atrás de outra e o povo cobra, eles não tem nada de videntes e pobre coitado o que fica esperando revelações como tantos que conheço…Antigamente estas supostas revelações eram escritas nos papiros e hoje porque nenhum deles continua escrevendo? se Joseph começou a traduzir a bíblia e depois foi morto porque os sucessores não continuaram a tradução dela inteira…..?

  2. Que pena. Eu sempre acreditei que existia a conversa face a face…
    Era uma alegria poder estar com um Apóstolo em uma Conferência, pois, aquela áurea do sobre natural, enchia a minha mente de como teriam acontecido essas experiências.

  3. Eu sei que temos um profeta e fala com Deus e guia todos que ovem sua voz e segue, e que os desobediente aos profetas são usado pelo pai da mentira lúcifer.

  4. Olha, já havia concluído algo desse tipo quando ainda era membro novo. Revelações são coisas raras, manifestações da Deidade mais ainda. Para que nosso arbítrio possa ser pleno, o Pai não interfere a não ser que seja realmente necessário, como no início da restauração.

    • Mauricio o que voce disse cumpre o que Mormon, Nefi e Moroni profetizaram sobre nos, que negariamos o poder e revelacoes de Deus. Os Nefitas recebiam revelacoes constantemente quando eram justos, quando manifestacoes Celestiais cessam e simplismente por culpa do povo e nao porque Deus nao deseja continuar revelando e manifestando milagres entre nos, o fato de Deus revelar coisas sobre seu reino nao interfere com nosso livre abritrio.

  5. Simples, o imaginário é superior às declarações.

    Uma coisa é inspirar-se e elevar-se desse modo, outra bem diferente é o sobrenatural, mais mítico, mais romântico, mais idealista e divino. Adivinha em qual apostamos nossas fichas da fé?

  6. Geralmente este “conhecimento” é passado de pai para filho, depois pro neto e bisneto. Quase sempre é transmitido por um membro antigo da igreja em quem todos confiam, de reputação inquestionável. Assim a imagem de um “profeta, vidente e revelador” vai se formando na mente do novato, e um testemunho atrás do outro em reuniões como a de testemunhos e as conferências fazem o restante do trabalho de moldar o coração e a mente. Neste estado de espírito nem passa pela mente do novato, agora antigo membro, a possibilidade de duvidar da veracidade da igreja ou das escrituras, muito menos do chamado “divino” de seus líderes especiais, tal como apoiados. Consequência disto é permanecer dentro da bolha da matrix.

  7. É!!
    Desde que li o trecho abaixo, no manual Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Joseph Fielding Smith dá esta declaração. Na época não entendi muito bem, mas juntando algumas declarações semelhantes, me questiono se realmente como testemunhas especiais, todos eles viram o Salvador. Pois, a crença diz que pra vc ser uma testemunha, tem que ver.

    Em 18 de julho de 1948, (38 anos após seu chamado apostólico) Joseph Fielding Smith mandou uma carta aos filhos Douglas e Milton, que eram missionários de tempo integral. Ele escreveu:

    “Às vezes, sento-me e reflito e, quando leio as escrituras, penso na missão de nosso Senhor, no que Ele fez por mim, e quando me sinto assim, digo a mim mesmo: Não posso ser desleal a Ele. Ele me amou com perfeição, como amou a todos, especialmente àqueles que O serviram, e eu tenho que amá-Lo de todo o coração, mesmo que imperfeitamente, e não deveria ser imperfeitamente. É espantoso, eu não vivi nos dias do Salvador; Ele não Se mostrou a mim pessoalmente; Eu não O contemplei — Ele e o Pai não viram necessidade de conceder-me tão grande bênção, mas isso não foi necessário. Senti Sua presença. Sei que o Espírito Santo iluminou-me a mente e revelou-O a mim, de forma que amo o meu Redentor, tenho esperança e sinto que isso é verdade mais do que qualquer outra coisa nesta vida. Eu não desejaria outra coisa. …”

  8. Exatamente para ser uma testemunha tem te ter visto, e com certeza, todos os apóstolos viram o salvador, pq quem os chamou foi Deus,e o Salvador tem todo o Poder ele se mostra para quem ele quer imagina para suas testemunhas especiais que são os Apóstolos e Profetas disto eu testifico…

  9. Num serão com o Elder Scott em Porto Alegre em 2007 ele testificou ”Eu sei que Jesus Cristo vive porque o conheço pessoalmente”.

    • É provável que ele tenha mentido. Como não estava sendo gravado, isso não geraria muitos problemas. Apenas criaria mais um mito mórmon que reforçaria a aura mística dos Doze. Gostaria que esses apóstolos tivessem colhões para dizer diante do mundo todo se tem ou não comunicação direta e sensorial com deus. Aliás, quando eles estão numa situação assim, em que são inquiridos em entrevistas para TV por exemplo, eles geralmente desconversam.

  10. O Senhor ja revelou sua plenitude, o necessario para a Salvação..e o evangelho é repetitivo, pois é preciso, muitos não vivem nem os principios basicos, o Senhor num vai dar o que não conseguimos suportar. Sempre soube que muitos dos apostolos atuais não tem uma comunicação direta com Deus e Jesus, ele ja Deixou o Espirito Santo para ensinar, admoestar, e griar os filhos de Deus. O testemunho mais poderoso vem pelo Espirito r não por visões, o Senhor so o faz quando necessario.

    • Fabricio entao para voce a setima e nona regras de fe nao significa nada? Sem contar as inumeras escrituras que confirmam que revelacoes, visoes, profecias, dons de lingua, curas e muitos outros milagres sao fundamentais para distinguir os verdadeiros seguidores de Cristo, Moroni declarou que se os milagres cessaram e por falta de fe e incredulidade do povo (ver Moroni capitulo 7) Sem revelacoes e milagres simplismente nao temos Siao, simplismente nao temos Profetas, embora o Espirito Santo esteja disponivel a todos em todas religioes a principal diferenca da verdadeira Igreja de Cristo seria justamente as profecias, revelacoes, visoes, manifestacoes Celestiais, milagres etc..Se nao temos isso entao somos como todas outras igrejas que tambem pregam doutrina semelhante a nossa.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s