Programação do Velório e Funeral de Thomas Monson

O Departamento de Relações Públicas d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a programação para os serviços de velório e funeral para o falecido Profeta e Presidente Thomas Spencer Monson.

Presidente Thomas S. Monson no lobby do Prédio Memorial Joseph Smith em junho de 2011. (Foto: Scott G. Winterton, Deseret News)

O velório de Monson, falecido no dia 2 p.p., será realizado no Centro de Conferência da Igreja no dia 12 de janeiro p.f., ao meio-dia em horário local (5 horas da tarde no horário de Brasília), e será aberto para o público em geral dos 8 anos em diante. O velório aberto ao público de todas as idades ocorrerá na véspera, 11 de janeiro, das 9 da manhã às 8 da noite, horário local (das 2 da tarde à 1 da manhã no horário de Brasília).

Todos os presentes ao funeral devem estar presentes no Centro de Conferência (capacidade máxima de 21 mil pessoas) antes das 11:30 da manhã, e serão aceitos por ordem de chegada. O funeral será televisionado para os prédios adjacentes do Tabernáculo, do Assembly Hall, e do Teatro do Centro de Conferência na Praça do Templo.

Para o público brasileiro, o velório e o funeral serão transmitidos em português no site oficial da Igreja SUD [clique aqui]. O enterro ocorrerá logo após o funeral no Cemitério de Salt Lake City e será fechado a familiares e amigos próximos.

Estima-se a presença de milhares de fiéis para os serviços funerais e para se despedir do Profeta, e centenas de milhares acompanhando à distância mundo afora.


O Profeta e Presidente da Igreja Thomas Spencer Monson faleceu no dia 2 de janeiro de 2018 às 22:01, horário local, de “causas relacionadas com idade”. Monson, que havia completado 90 anos de idade em agosto p.p., não mais frequentava regularmente as reuniões das Autoridade Gerais na Sede da Igreja, em Salt Lake City, há pelo menos um ano de acordo com comunicado oficial do porta-voz da Igreja, Eric Hawkins. Viúvo desde 2013, Monson é sobrevivido por seus 3 filhos, dentre os quais sua filha Ann Monson Dibb que serviu como Segunda Conselheira da Presidência Geral da Organização das Moças, 8 netos e 11 bisnetos.

Sucessão Profética

O processo de seleção de um Profeta para a Igreja Mórmon é, por costume centenário, desprovido de mistério, misticismo, e surpresas. Burocraticamente, unge-se Profeta o líder eclesiástico com mais tempo de serviço no Quórum dos Doze Apóstolos.

Embora ainda não oficialmente anunciado, deve assumir como Profeta da Igreja SUD o médico aposentado Russell Marion Nelson Sr., de 93 anos de idade, chamado como Apóstolo por Spencer Kimball em abril de 1984.

Atrás de Nelson na sucessão, e assumindo como Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, está o juiz aposentado Dallin Harris Oaks, de 85 anos de idade, também chamado como Apóstolo por Spencer Kimball em abril de 1984. Em casos de ordenações apostólicas no mesmo período e/ou data, burocraticamente respeita-se a ordem de senioridade por idade.

A única real surpresa durante esse processo para os próximos dias envolve a dissolução da Primeira Presidência. Sendo assim, ambos conselheiros Henry Eyring e Dieter Uchtdorf são desobrigados e retornam ao Quórum dos Doze, e aguarda-se a seleção de novos conselheiros pelo novo Profeta. O mais provável, estima-se, é que Nelson mante-los-á devido à sua própria avançada idade e à acumulada experiência de ambos em manejar e administrar a Igreja há anos com um Presidente efetivamente ausente (ver mais sobre isso abaixo). Eyring, 84 anos, serve na Primeira Presidência desde outubro de 2007, ainda sob Gordon Hinckley, e Uchtdorf, 77 anos, desde fevereiro de 2008 quando da morte de Hinckley.

Carreira Profética

A presidência de Monson é caracterizada pela mídia como de “baixo perfil” e que será mais lembrada pela sua intensa campanha homofóbica contra direitos civis para casais e famílias homossexuais, uma abertura mais honesta sobre o passado histórico da Igreja, e a redução da idade para serviço missionário. Monson também presidiu sobre a mudança de política oficial da Igreja em favor de discriminar contra crianças em famílias LGBT.

Durante sua presidência, Monson não ofereceu promulgações proféticas ou imprimiu visões pessoais distintas como seus antecessores imediatos, preferindo limitar-se a reciclar sermões seus antigos, vez após vez.

Monson, que decidiu não servir uma missão de tempo integral após ser dispensado de seu serviço militar aos 18 anos de idade sem ter visto combate por causa do fim da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se à sua faculdade de administração e, aos 21 anos de idade, ao seu casamento. Monson logo foi trabalhar para a Igreja, investindo em sua carreira no departamento de administração do jornal da Igreja SUD Deseret News, interrompida por 3 anos enquanto serviu como presidente de missão no Canadá entre 1959 e 1962, e quando foi chamado como Apóstolo em outubro de 1963.

Monson fora intimado em 2016 a depor em processo contra a Igreja SUD por abuso sexual infantil, mas faleceu enquanto seus advogados ainda protelavam com injunções legais para evitar a exposição do idoso e moribundo líder. Advogados de quatro nativos americanos solicitaram a intimação de Monson como parte de um processo contra a Igreja por falhar em protegê-los de, e após os fatos acobertar, casos de estupros e abuso sexual de crianças sob sua tutela.

Senilidade Profética

O recém falecido presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já vinha reduzindo suas aparições em público e mesmo em Conferências Gerais. Em outubro de 2016, uma cena inusitada na Conferência mundial da Igreja SUD ilustrou a debilidade de sua saúde: ajoelhado atrás de Monson, durante um breve discurso, havia um homem, segurando-o ou ajudando-o a manter-se em pé. A cena também sugere o quanto a Igreja SUD tentava esconder o frágil estado de saúde de seu presidente. Até o seu falecimento, por exemplo, o Apóstolo Boyd Packer lia seus discursos em Conferência Geral sentado.

Não fora a primeira vez em que líderes da Igreja usaram de truques visuais para postergar ao máximo a admissão de que o Profeta atual não se encontra totalmente ativo, saudável ou lúcido.

Neto mais velho do Profeta Ezra Taft Benson, cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Steve Benson, publicamente denunciou Gordon B. Hinckley e, ironicamente, Thomas S. Monson, por maus tratos contra seu avô. Hickley e Monson teriam forçado-lhe poses manipuladas e alteradas para sair em fotos oficiais, escondendo-lhe cateteres de oxigênio e/ou de alimentação para não aparecerem ao público, apoiando-lhe ainda para dar a impressão que Benson conseguia sentar-se sozinho, e além disso, falsificando sua assinatura em documentos oficiais para dar a impressão que ele ainda participava do comando da Igreja. Benson relata que, ao vociferar suas queixas diretamente a alguns Apóstolos, descobriu que o mesmo havia sido feito a Spencer Kimball e Joseph Fielding Smith em seus anos finais. Rumores de senilidade e/ou outros comprometimentos neurodegenerativos acompanharam Monson durante toda sua presidência.

3 comentários sobre “Programação do Velório e Funeral de Thomas Monson

  1. Sou membro de a igreja de Jesus Cristo dos últimos dias, acredito que um profeta de Deus terá sempre lucidez e será sempre guiado pelo espírito.

    • Eu também.. mas não esquecendo mesmo sendo um homem inspirado ele continuou sendo um HOMEM que ainda tinha os efeitos do pecado original…

  2. Realmente me sinto humilde com obra do Senhor que usa as coisas “fracas e débeis do mundo” “para abater as fortes…Isso nos remete a refletir, que se um homem tão fraco consegue ter o espírito de profecia e inspiração, quanto mais nós que somos fortes e jovens podemos fazer muito mais com nossa energia pelo Reino de Deus! Usemos pois, nossos melhores dons e capacidades para estabelecer a vontade do Senhor na Terra.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.