Mudanças na Liderança Mórmon Anunciadas

Várias mudanças na Primeira Presidência e no Quórum dos Doze Apóstolos foram anunciadas esta semana por Stephen M. Veazy, Presidente da igreja Mórmon formalmente conhecida como a Comunidade de Cristo.

Primeira Presidência Comunidade de Cristo

Uma nova Conselheira na Primeira Presidência, uma nova Apóstola e um novo Apóstolo, uma nova Bispa Presidente, e uma nova Evangelista Presidente foram chamados para substituir os líderes que foram ou desobrigados ou aposentados.

A Comunidade de Cristo está se preparando para a sua Conferência Mundial em 2016, quando a Primeira Presidência lidera delegados de todas as congregações mundo afora para deliberações públicas e para tomar decisões coletivas através de votações (i.e., comum acordo). Em antecipação à esta conferência, o Presidente Stephen Veazy anunciou mudanças na liderança máxima da igreja para consideração prévia das congregações, permitindo-lhes tempo para ponderar se apoiam ou não esses novos chamados.

As alterações se fizeram necessárias com os anúncios da intenções de aposentadoria da Apóstola Susan Oxley e do Apóstolo Jim Poirier. Ademais, o Apóstolo J. Andrew Bolton, o Evangelista Presidente David R. Brock, e o Bispo Presidente Stephen M. Jones serão desobrigados de seus chamados e também se aposentarão nesse momento.

Becky L. Savage será desobrigada como Conselheira na Primeira Presidência.

A Apóstola Stassi D. Cramm será desobrigada do Quórum dos Doze e chamada para servir como Bispa Presidente, além de Conselheira na Primeira Presidência no lugar da Presidente Savage.

Para o Quórum dos Doze serão chamados Apóstola Robin K. Linkhart e Apóstolo Lachlan E. Mackay.

Para o Bispado Presidente, a Bispa Michele K. McGrath e o Bispo Steven E. Graffeo serão chamados para conselheiros da Bispa Presidente Cramm.

Para o ofício de Evangelista Presidente, será chamada Jane M. Gardner.

Comunidade de Cristo

A Comunidade de Cristo é uma igreja Mórmon que foi organizada no dia 6 de abril de 1860 por Joseph Smith III, o filho mais velho do Profeta Mórmon Joseph Smith, jr.

A igreja foi registrada como A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ela se estruturava como uma reorganização da igreja fundada por Joseph Smith no dia 6 de abril de 1830 (na época, registrada como ‘Igreja de Cristo’).

Após o assassinato de Smith em 1844, a igreja original se fragmentou em múltiplas facções, com o maior grupo consistindo de aproximadamente metade de todos os Mórmons seguindo a igreja reorganizada por Brigham Young em 1847 e em 1851 (registrada como ‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’, com alteração gráfica de ‘Latter Day Saints’ para ‘Latter-day Saints’). Eventualmente, a maioria dos Mórmons que não seguiram a igreja de Young coalesceram ao redor da figura do filho mais velho de Smith como o herdeiro ordenado por Deus ao manto do Profeta.

Smith havia profetizado e ordenado seu filho Smith III para seguir como Profeta no seu lugar, como o próprio Brigham Young reconheceu múltiplas vezes, mas o rapaz era apenas uma criança quando seu pai fora morto. Mais velho e mais maduro, ele relutantemente assumiu o papel profético legado-lhe por seu pai e procurou restaurar a sua igreja.

Como Smith e Young haviam ensinado, o ofício de Profeta e Presidente da Igreja seguiria através da linhagem hereditária de Smith até 1996, quando o então Profeta Wallace B. Smith (bisneto de Joseph Smith, jr.) anunciou a sua aposentadoria (por motivos de saúde e idade) em conjunto com uma revelação que chamou W. Grant Murray como novo Profeta e Presidente. Murray, então, tornou-se o primeiro Profeta e Presidente a não ser um descendente direto de Joseph Smith.

Em 1996, antes de anunciar sua aposentadoria, Wallace B. Smith publicou uma revelação alterando o nome da igreja para Comunidade de Cristo de modo a refletir uma maior ênfase no ensinamentos e na missão de Jesus [a Igreja SUD mudou o logo do seu nome justamente pelo mesmo motivo em 1995], porém essa alteração apenas foi aceita pela Conferência Mundial em 2000 e tornou-se efetiva no ano seguinte.

Mulheres e o Sacerdócio

O mesmo Wallace B. Smith havia anunciado uma revelação em 1984 extendendo o privilégio de ordenação ao Sacerdócio às mulheres, rompendo os quase dois séculos de exclusão misoginista de mulheres em posições de serviço e liderança na igreja.

Essa mudança trouxe enorme alívio e regozijo para a maioria dos membros da igreja, muito similar a suspensão da proibição de ordenação de negros na Igreja SUD em 1978, mas não ocorreu sem traumas ou conflitos. Assim como muitos SUD ressentiram à ordenação de negros, muitos RSUD se opuseram à ordenação de mulheres, alguns chegando a formar grupos ou igrejas independentes. Contudo, a Igreja RSUD conseguiu superar esse momento inicial de crise interna e prosperar até os dias de hoje, quando se vê muitas mulheres entre as líderes no alto escalão da Igreja.

Evangelistas e Patriarcas

Durante a década de 1830, Joseph Smith havia ensinado a existência do ofício no Sacerdócio de Evangelista, mas apenas nos anos 1840 que ele associou-o com o ofício de Patriarca. Smith havia ordenado seu pai como Patriarca Presidente, e este determinou que o cargo era direito hereditário e deveria permanecer na sua linhagem direta. Enquanto na Igreja SUD esse cargo permaneceu através da linhagem de Hyrum Smith, na Igreja RSUD este seguiu a linhagem do próprio Profeta até o seu neto. Em 1958, ordenou-se um não-descendente Smith para o cargo, e desde então ele deixou de ser hereditário, eventualmente mudando o título de Patriarca Presidente (reservado para os descendentes de Smith) para Evangelista Presidente.

Diferenças Doutrinárias

A proposta principal de Joseph Smith III era organizar a igreja Mórmon ao redor dos princípios restaurados por seu pai antes do período conturbado de Nauvoo, quando ele introduziu doutrinas que introduziram conflitos internos e externos e afastavam da missão principal do Cristianismo. Portanto, Smith III aboliu princípios introduzidos por seu pai, e expandidos por Brigham Young, como a prática de poligamia, a prática de governo religioso secreto, o militarismo e a violência religiosa, e rituais maçônicos templários.

Templo de Independence, Missouri. Terreno escolhido pelo Profeta Joseph Smith para marcar o centro de Sião, ou Nova Jerusalém.

Templo de Independence, Missouri. Terreno escolhido pelo Profeta Joseph Smith para marcar o centro de Sião.

Com o passar do tempo, e reagindo aos atritos com o governo federal norte-americano e a própria evolução da sociedade, a Igreja SUD foi abandonando algumas dessas práticas, como a prática de poligamia, a prática de governo religioso secreto, e o militarismo e a violência religiosa. Os rituais templários mantiveram-se, contudo, e embora alguns elementos maçônicos originais tenham sido eliminados ou reduzidos, ainda persistem. Em contrapartida, a Comunidade de Cristo mantém e opera apenas dois templos no molde da revelação ditada por Joseph Smith para a construção do Templo de Kirtland em 1836: O próprio templo original de Kirtland, e o templo que Smith havia profetizado que deveria ser construído em Sião ou Nova Jerusalém, em Independence, no estado de Missouri. Como Smith havia determinado para o Templo de Kirtland, os templos da Comunidade de Cristo servem para alguns rituais religiosos como o Lava-Pés, Unções e a Santa Ceia, além de instruções e congregações. As adições maçônicas, que se vê nos rituais SUD de Investidura, e adições polígamas, que se vê nos rituais SUD de Selamento, introduzidas para o Templo de Nauvoo nunca fizeram parte da cultura templária da Comunidade de Cristo.

31 comentários sobre “Mudanças na Liderança Mórmon Anunciadas

    • Sim, Fábio. Há dúzias de igrejas Mórmons que traçam sua linhagem eclesiástica até Joseph Smith.

      Contudo, nós preconizamos no nosso site respeito às crenças e aos sentimentos religiosos de todas elas.

      Se você discorda de uma ou mais crenças específicas, fique a vontade para elaborar seus argumentos pontual, racional, factual e lógicamente. Nós estamos aqui justamente para nutrir tais debates. Não obstante, solicitamos a gentileza de evitar atitudes desrespeitosas e preconceituosas como “suas esdruxulices” que generalizam e denigrem grupos inteiros de pessoas.

      Obrigado.

  1. Ao ler essa estória fico pensando se a sucessão pro Brigham Young foi uma apostasía como a RLDS prega…“Certa noite, quando eu visitava o vovô Snow em sua sala no Templo de Salt Lake, fiquei até quando os porteiros saíram e os vigias noturnos ainda não tinham chegado, por isso vovô disse que me levaria até a entrada principal frontal e me deixaria sair por ali. (…) Depois de sairmos de sua sala e enquanto ainda estávamos no amplo corredor que leva à sala celestial, eu seguia vários passos adiante de meu avô quando ele me fez parar e disse: ‘Espere um momento, Allie, quero contar-lhe algo. Foi bem aqui que o Senhor Jesus Cristo apareceu a mim por ocasião da morte do Presidente Woodruff. Ele me ordenou que seguisse em frente e reorganizasse a Primeira Presidência da Igreja imediatamente, sem a espera que houvera após a morte dos presidentes anteriores e disse-me que eu seria o sucessor do Presidente Woodruff’.
    Depois meu avô aproximou-se de mim um passo, ergueu a mão e disse: ‘Ele se pôs bem aqui, cerca de um metro acima do chão. Era como se Ele estivesse de pé em uma plataforma de ouro puro’.
    Meu avô me disse como a pessoa do Salvador era gloriosa e descreveu Suas mãos e Seus pés, Seu semblante e Seus belos trajes brancos, tudo de uma brancura tão gloriosa e resplandecente que meu avô mal podia olhar para Ele.
    Então, meu avô aproximou-se mais um passo, colocou a mão direita em minha cabeça e disse: ‘Minha neta, quero que você se lembre de que este é o testemunho de seu avô, que você ouviu de seus próprios lábios que ele verdadeiramente viu o Salvador, aqui no templo, e falou com Ele face a face’.”

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.