‘Ponderizar’: Família Lança Produtos, Recua Após Críticas

Neologismo criado por conselheiro na presidência geral da Escola Dominical foi estampado em produtos, vendidos por site de seu filho e nora

Na sessão de domingo à tarde da 185a Conferência Geral Semi-Anual d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Devin G Durrant discursou sobre “ponderizar”, uma palavra que – disse ele – “não está no dicionário, mas está em meu coração”.¹

Durrant definiu o termo como uma combinação de “80% de ponderação e 20% de memorização”.

O primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical, em um discurso aberto com conselhos sobre finanças pessoais, convidou os membros da Igreja a escolherem semanalmente um versículo de escritura e colocá-lo em um lugar visível, para leitura e reflexão.

Durrant vem há meses utilizando a hashtag #Ponderize em sua conta no Twitter.

Uma semana antes do discurso, já havia sido criada uma página no Facebook chamada Ponderize Weekly (“ponderize semanalmente”) e, inclusive, um site de vendas no endereço. O site – de propriedade do filho e nora de Durrant – oferecia camisetas (US$ 17,99) e pulseiras (US$ 2,99) com a palavra “Ponderize” e a frase em inglês “Qual o seu versículo?”.

Imagem do site vendendo camisetas e braceletes com “ponderizar” como tema. Nota no rodapé afirma que o site “NÃO é um site oficial d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”

 

Após críticas de internautas, que constataram a ligação do discurso com os produtos, foi anunciado no site de vendas que o lucro seria destinado ao Fundo Missionário da Igreja SUD. Na noite de domingo, o site foi tirado do ar.

Apesar de seu marketing em torno de “ponderizar”, não se sabe se Durrant esteve envolvido diretamente na iniciativa do site de vendas. Ironicamente, porém, Durrant inicou seu discurso no domingo apresentando-se profissionalmente como “investidor” que seguia “princípios financeiros eficazes”.

Atualização em 06/10/2015: na tarde de ontem, Devin G Durrant publicou em seu perfil no Facebook, um pedido de desculpas (ênfases nossas):

(…) Uma semana antes do meu discurso, meu filho obteve o domínio ponderize.us e subsequentemente criou um website para oferecer camisetas e pulseiras a fim de destacar  e ampliar a mensagem ponderize (…). Por causa da repercussão negativa que ele recebeu ao associar um empreendimento comercial a um discurso de Conferência Geral, ele inicialmente baixou os preços para cobrir seus custos e depois decidiu manter os preços como colocados originalmente e doar os lucros para o fundo missionário da Igreja. Por fim, decidiu retirar o site na noite passada. O site permanecerá fora do ar. Eu estava ciente de que meu filho estava criando um website relacionado ao tópico do meu discurso. Eu deveria ter interrompido o processo. Não interrompi. Foi um mau julgamento da minha parte. Obviamente, nenhum líder da Igreja estava ciente do site. Ofereço sinceras desculpas a qualquer pessoa que tenha sido ofendida de qualquer maneira pelo site. [Ênfase nossa]


NOTA:
[1] Em nota-de-rodapé ao seu discurso, Durrant relata que ele “us[a] meditizar em espanhol, que é uma combinação de meditare memorizar”. 

24 comentários sobre “‘Ponderizar’: Família Lança Produtos, Recua Após Críticas

  1. Não creio que exista coincidência uma vez que o site seja de criação do próprio filho e da nora do Durrant. Por mais que eu deseja fechar os olhos e acreditar que foi um simples engano não consigo…
    Ao meu ver foi um ato de má fé, desejavam lucrar em cima da fé de diversas pessoas através de um “Meme” criado pelo elder Durrant, lamentável.

    Mais um erro que vai pra conta das autoridades da igreja. 😦

    • “Quem nunca errou que atire a primeira pedra” Agora dizer que mais um erro, desculpe pode até ser, mas quem nessa vida nunca errou? Estamos aqui para aprender sempre, principalmente com nossos erros.

      • Joelma, isso não se trata de apenas um erro mas se de fato o líder o fez intencionalmente então se trata de artimanhas sacerdotais. As escrituras definem artimanhas sacerdotais como “uma pessoa se passar como luz para as outras a fim de obter lucro e popularidade” isso é condenado nas escrituras como pecado sério. Não estou assumindo que esse líder fez algo intencional, somente ele e Deus sabe a verdade mas não podemos tratar com leviandade as profecias no Livro de Mórmon e achar que se trata de apenas um erro.

      • Joelma, se fomos utilizar essa desculpa de que errar é humano e estamos aqui para aprender; os maiores tiranos da humanidade já teve como Hitler, Mao Zedong, Joseph Stalin; também devem ser merecedores de perdão pelo que fizeram, não acha ? 😦

        Como o Roger Campos já citou, e parafraseando o bom e velho Ben Parker: “Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades !”

        Ele deveria ao mínimo ter pensando 2x antes visar seu próprio lucro, ainda mais sendo quem ele é.
        Outro detalhe, CREIO (para não dizer que tenho quase certeza) de que caso ele tivesse consultado o alto escalão e tivesse criado essa marca para vender no Deseret Book NADA teria acontecido, além claro, dele não ter o lucro dos produtos apenas para ele…

      • Fabio e Fael, entendo a posição dos dois, mas eu não tenho como condená-lo, mesmo porque quantas vezes eu já errei e ainda vou errar nessa vida. Infelizmente o que vejo muitos fazer é apontar, julgar e se esquece que são pessoas como nós. Se existisse mais amor e menos ódio esse mundo seria muito diferente do que temos. Você não não acha? Bjos no coração de todos.

  2. Quem sabe realmente da historia? As autoridades gerais.
    Aqui esta uma das raçoes onde deveria então aver uma explicação por parte da igreja sobre essa façanha.
    Mas quer saber mesmo? Nada disso ainda me desconvence que a igreja SUD seja a igreja restaurada.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.