‘Ponderizar’: Família Lança Produtos, Recua Após Críticas

Neologismo criado por conselheiro na presidência geral da Escola Dominical foi estampado em produtos, vendidos por site de seu filho e nora

Na sessão de domingo à tarde da 185a Conferência Geral Semi-Anual d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Devin G. Durrant discursou sobre “ponderizar”, uma palavra que – disse ele- “não está no dicionário, mas está em meu coração”. Durrant definiu o termo como uma combinação de “80% de ponderação e 20% de memorização”. O primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical, convidou os membros da Igreja a escolherem semanalmente um versículo de escritura e colocá-lo em um lugar visível, para leitura e reflexão. Durrant vem há meses utilizando a hashtag #Ponderize em sua conta no Twitter.

ponderize

Uma semana antes do discurso, já havia sido criada uma página no Facebook chamada Ponderize Weekly e um site de vendas no endereço . O site – de propriedade do filho e nora de Durrant – oferecia camisetas (US$ 17,99) e pulseiras (US$ 2,99) com a palavra “Ponderize” e a frase em inglês “Qual o seu versículo?”.

Após críticas de internautas, que constataram a ligação do discurso com os produtos, foi anunciado no site de vendas que o lucro seria destinado ao Fundo Missionário da Igreja SUD. Na noite de domingo, o site foi tirado do ar.

Apesar de seu marketing em torno de “ponderizar”, não se sabe se Durrant esteve envolvido diretamente na iniciativa do site de vendas. Ironicamente, porém, Durrant inicou seu discurso no domingo apresentando-se profissionalmente como “investidor” que seguia “princípios financeiros eficazes”.

Atualização em 06/10/2015: na tarde de ontem, Devin G. Durrant publicou em seu perfil no Facebook, um pedido de desculpas:

(…) Uma semana antes do meu discurso, meu filho obteve o domínio ponderize.us e subsequentemente criou um website para oferecer camisetas e pulseiras a fim de destacar  e ampliar a mensagem ponderize (…). Por causa da repercussão negativa que ele recebeu ao associar um empreendimento comercial a um discurso de Conferência Geral, ele inicialmente baixou os preços para cobrir seus custos e depois decidiu manter os preços como colocados originalmente e doar os lucros para o fundo missionário da Igreja. Por fim, decidiu retirar o site na noite passada. O site permanecerá fora do ar. Eu estava ciente de que meu filho estava criando um website relacionado ao tópico do meu discurso. Eu deveria ter interrompido o processo. Não interrompi. Foi um mau julgamento da minha parte. Obviamente, nenhum líder da Igreja estava ciente do site. Ofereço sinceras desculpas a qualquer pessoa que tenha sido ofendida de qualquer maneira pelo site. [Ênfase nossa]

24 comentários sobre “‘Ponderizar’: Família Lança Produtos, Recua Após Críticas

  1. Acredito que apesar de intenções justas, podemos tropeçar nesta tentativa de ser justo. Em um dos discursos da sessão de sábado à tarde, foi dito que as autoridades gerais da igreja não estão imunes aos erros e podem errar também, sendo imperfeitos como nós.

    No artigo aqui exposto, a mim me parece uma atitude ingênua de alguém que naturalmente tem seu trabalho e com o desejo de prover seu sustento com algo que julge justo e ao mesmo tempo possa beneficiar as pessoas, seja com uma mensagem, jargão, ou benefício direto ou indireto. No entanto, não há como negar que fica uma aparência do mal à medida que tal termo usado em um meio de comunicação em massa, com publico alvo específico coincide com um produto lançado da mesma autoria do orador. Acredito que se a verba fosse destinada de fato ao fundo missionário, poucos veriam com maus olhos tal lançamento de produto.

    Não vejo motivo para condená-lo por isso… ao mesmo tempo, acredito ser acertada a decisão de retirar do ar a comercialização de tais produtos, tendo em vista a repercução negativa do caso e a aparencia do mal gerada em torno de uma atitude que é desabonada no “aparente” comportamento incondizente com os principios de nossa igreja, onde são se aprova a conduta de obter lucro com o que é sagrado em beneficio de sí próprio…

  2. Mancada. Acho que as Autoridades não perceberam. A ideia foi legal, inclusive vamos adotar lá em casa. Tirando esse lado espiritual, Durrant certamente levou uma dura da Primeira Presidência. Seria como num discurso, alguém incentivar a frequencia à Sacramental, e depois, descobrir que ele é fabricante de copinhos de água que usamos no sacramento. Talvez não tenha nada a haver uma coisa com outra, mas pegaria mal.

  3. Não creio que exista coincidência uma vez que o site seja de criação do próprio filho e da nora do Durrant. Por mais que eu deseja fechar os olhos e acreditar que foi um simples engano não consigo…
    Ao meu ver foi um ato de má fé, desejavam lucrar em cima da fé de diversas pessoas através de um “Meme” criado pelo elder Durrant, lamentável.

    Mais um erro que vai pra conta das autoridades da igreja. 😦

    • “Quem nunca errou que atire a primeira pedra” Agora dizer que mais um erro, desculpe pode até ser, mas quem nessa vida nunca errou? Estamos aqui para aprender sempre, principalmente com nossos erros.

      • Joelma, isso não se trata de apenas um erro mas se de fato o líder o fez intencionalmente então se trata de artimanhas sacerdotais. As escrituras definem artimanhas sacerdotais como “uma pessoa se passar como luz para as outras a fim de obter lucro e popularidade” isso é condenado nas escrituras como pecado sério. Não estou assumindo que esse líder fez algo intencional, somente ele e Deus sabe a verdade mas não podemos tratar com leviandade as profecias no Livro de Mórmon e achar que se trata de apenas um erro.

      • Joelma, se fomos utilizar essa desculpa de que errar é humano e estamos aqui para aprender; os maiores tiranos da humanidade já teve como Hitler, Mao Zedong, Joseph Stalin; também devem ser merecedores de perdão pelo que fizeram, não acha ? 😦

        Como o Roger Campos já citou, e parafraseando o bom e velho Ben Parker: “Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades !”

        Ele deveria ao mínimo ter pensando 2x antes visar seu próprio lucro, ainda mais sendo quem ele é.
        Outro detalhe, CREIO (para não dizer que tenho quase certeza) de que caso ele tivesse consultado o alto escalão e tivesse criado essa marca para vender no Deseret Book NADA teria acontecido, além claro, dele não ter o lucro dos produtos apenas para ele…

      • Fabio e Fael, entendo a posição dos dois, mas eu não tenho como condená-lo, mesmo porque quantas vezes eu já errei e ainda vou errar nessa vida. Infelizmente o que vejo muitos fazer é apontar, julgar e se esquece que são pessoas como nós. Se existisse mais amor e menos ódio esse mundo seria muito diferente do que temos. Você não não acha? Bjos no coração de todos.

  4. Quem sabe realmente da historia? As autoridades gerais.
    Aqui esta uma das raçoes onde deveria então aver uma explicação por parte da igreja sobre essa façanha.
    Mas quer saber mesmo? Nada disso ainda me desconvence que a igreja SUD seja a igreja restaurada.

  5. Nao gosto de julgar outras pessoas porque nao sei o que esta no coracao delas, somente Deus sabe. Mas gostaria de chamar a atencao as palavras de Moroni que ao encerrar o registro Nefita fez varias advertencias a Igreja de Deus (Mormon 8:37-39) Suas duras palavras sao direcionadas aos lideres da igreja de Deus, ” Vos mestres que vendeis por aquilo que corroi, PORQUE haveis corrompido a Igreja de Deus? Certamente ele esta falando sobre a verdadeira igreja, pois so existe uma igreja de Deus e se assumimos que a Igreja de Jesus Cristo dos SUD e a verdadeira igreja de Deus entao nao podemos achar que Moroni estaja falando sobre a igreja Batista ou qualquer outra, no verso 35 ele diz ” Eis que vos falo como se estivesseis presentes e, contudo nao estais” Interessante porque Moroni sabia quem iria ler suas palavras, certamente o Papa, O Bispo Macedo, Dalai Lama, Chico Xavier etc.. nao estao interessados de estudar o Livro de Mormon. Espero e oro que os Lideres possam novamente buscar as revelacoes e as manifestacoes do Espirito que foi prometido nos ultimos dias, espero que aqueles que foram chamados para guiar o povo possam fazer de acordo com vontade do Senhor, espero que parem de ficar citando uns os outros em circulos e comecem a falar a vontade de Deus e transmitir revelacoes de verdade.

  6. Não é novidade pra ninguém que alguns apetrechos Mórmons são altamente lucrativos. Como a exemplo temos: Anel do CTR, camisetas com os dizeres “Ser Mormon é Ser Feliz”, chaveiros dos mais variados e etc. Confesso que adoro todos e compro qualquer um que ver na rua. Ficaria muito feliz de comprar uma camiseta dessas também.
    Acredito que o Presidente Durrant se aproveitou, inocentemente, de uma oportunidade para alavancar seu novo Meme, porém o tiro dado foi potente demais, ele não avaliou todos os lados da maneira correta e se deixou levar pela emoção desse novo empreendimento.
    Creio que sua atitude veio a repetir o comportamento de muitos outros membros, que se aproveitam de seus chamados e contatos para vender mais e serem mais visados, só que essa em escala global.
    Creio que a mensagem dada foi muito boa, mas havia dupla intenção. A forma utilizada não foi totalmente dentro da ética, moral e bons costumes da igreja. Porém a mensagem foi muito boa.
    Agora, possivelmente ele será severamente punido, grandes poderes… grandes responsabilidades, pois tal punição desestimulará futuros comportamentos semelhantes.
    Agora ele deve se preocupar mais com sua família, exatamente como cada um de nós também deveria, cuidar de nossas vidas e da nossa família, servir na igreja de todo coração de hipocrisia e sem dolo.
    Agora eis as questões. Será que eu sou totalmente inocente perante Deus? Será que devo perder a fé por causa disso? Será que essa lição está carregada de aprendizado para minha vida?

  7. Vou ser simples e direto. “Não julgueis para que não sejais julgados. Com a mesma medida que julgarem alguém serão julgados pelo Senhor”. Não é isso que o Salvador ensina???????
    Bom fatos:
    1 – o Irmão Durrant serviu por 3 anos como presidente de missão e TODOS seus missionários tiveram o desafio de PONDERIZAR. Não é uma prática recente
    2 – Ao estender seu desafio em conferência geral, EU SENTI O ESPÍRITO MUITO FORTE.

    3 – Esse artigo ajuda pessoas a criticar e se afastar da Igreja ao invés de se aproximar do Salvador e ter o desejo de se filiar à Igreja de Jesus Cristo. Deveria ser o oposto. Deveria divulgar coisas que ajudem todos a aumentar a fé.

    logo,

    o conselho de ponderizar é maravilhoso e qualquer pessoa que várias vezes ao dia não apenas ler e decorar o versículo, mas ponderar humildemente os ensinamentos de Cristo terá uma melhora significativa em sua vida e vai perder MENOS TEMPO atirando PEDRAS nos outros.

    Se era um empreendimento para ser lucrativo, porque não o fizeram antes? Para vender suas camisetas aos seus missionários, e aos missionários retornados? E qual grande lucro se tem em vender camisetas e ganhar algo em torno de 10 dólares por camiseta???? As moças e rapazes na minha estaca fazem projetos de serviço porcos e horríveis para levantar dinheiro para o acampamento e cobram por vezes muito mais que isso e contribuo pela obrigação de ver rapazes e moças despreparados sem saber o verdadeiro valor do trabalho. Se vendessem as porcarias que oferecem para os membros para alguém na escola ou qualquer outro lugar ninguém compraria. E não tem ninguém revoltado porque rapazes e moças levanta dinheiro para custear seu acampamento.

    Outra coisa:
    Devemos separar a autoridade da Igreja, na figura do irmão Durrant, com a de sua família. Conheço líderes fantásticos, justos e cheios do espíritos cujo filhos não são nada iguais ao pai.

    Bom, já deixei claro que atacar uma pessoa justa e servindo em posição na igreja, que foi entrevistada pelo Presidente Monson ou por um dos Apóstolos do Senhor e foi encontrada digna de servir é algo que considero no mínimo digna de uma pessoa sem fé e testemunho sobre a Igreja restaurada.
    E porque defendo tanto? Conheço o irmão Durrant???? Não. Nunca o tinha visto antes.
    Mas posso dizer o seguinte.

    Na conferência em outro discurso aprendemos como o Senhor pode nos ajudar a mudar pequenas coisas para alcançar a paz e felicidade e o sucesso necessário. Conselhos como limpar o quarto, nao interromper as pessoas enquanto falam, etc , etc, etc.

    Venho passando por provações graves que me deixam muitas vezes abatido. E já há algumas semanas senti que o Senhor queria que eu voltasse a me apegar às escrituras tal como na missão, onde eu escrevia os versículos a serem decorados em um cartão de papel e ficava a cada oportunidade relendo cada escritura e memorizando. Fazia isso enquanto andava, de porta em porta, enquanto esperava o prato esquentar para comer, etc, etc, etc
    Quando na conferência geral, super abatido por um problema grave que estou passando e orando para que pessoas da minha família tomem decisões sábias que afetarão a eternidade, neste estado abatido, o discurso do irmão Durrant foi um dos que mais profundamente me tocaram, pois sabia que a fórmula de ponderizar era o que eu precisava aplicar, pois o Senhor já havia me inspirado a fazer algo semelhante.
    E se senti o espírito tão forte com esse discurso, quem sou eu para julgá-lo?

    Se eu fosse o administrador desse site VOZES MORMONS teria vergonha de sequer publicar esse artigo. Querem proclamar o evangelho ou difamá-lo?
    Para quem tem um testemunho forte da verdade, do evangelho, nada de mais, mas e quantas pessoas procurando saber mais sobre a igreja e chegam aqui e leem tantas críticas que ao invés de sentirem o desejo de aprenderem mais sobre a igreja, vão acabar achando que a única e verdadeira igreja do Salvador Jesus Cristo é igual às outras e engana as pessoas para obter lucro?

    Sigam meu conselho. Tirem esse artigo no ar e no lugar coloquem um que ajude as pessoas a começarem a ponderizar e sentir o evangelho nos seus corações. Unam as pessoas de outras religiões. TODOS podem ponderizar as palavras de Cristo!!! E que isso se torne um instrumento para trazer almas ao Senhor, e não afastá-las porque deixam que qualquer pessoa coloque suas opiniões e críticas aos ungidos do Senhor e seu evangelho e Igreja.

    E SE, (e digo SE), se houver a hipótese de o irmão Durrant ter errado perante o Senhor, cabe ao Senhor corrigí-lo e não a nós. Nos comentários acima disseram que “certamente a primeira presidência deu uma dura nele”. Será? Você estava lá pra ver? .

    Que possamos praticar mais o evangelho ao invés de debatê-lo como estudiosos hipócritas. O Senhor não vai nos salvar pelo quanto de conhecimento obtivemos do Evangelho ao ler, mas o quanto usamos esse conhecimento para fazer o Bem e ajudar outros a voltar a presença Dele.

    E quem tem dúvidas, fica a dica: Ajoelhe-se e ore ao Senhor. Ore e pergunte a ELE: O que EU posso fazer por você Senhor? Como posso serví-lo? Ao invés de: Oh Senhor VOCÊ precisa fazer tanto por mim.
    Leia as escrituras um pouco e aplique muito. Faça visitas aos doentes e aflitos, estenda a mão de ajuda e conforto a quem precisa. E sabe o que acontecerá? A luz do evangelho vai brilhar tão alto que o Espírito sussurrará ao seu coração que a Igreja é verdadeira, e que os líderes, embora não sejam perfeitos, foram chamados pelo Senhor como instrumentos para ajudar os outros e que VOCÊ pode ser um também. É só ter um coração cheio de caridade e amor ao próximo.

    E que PONDERIZEMOS as escrituras diariamente, várias vezes ao dia e percamos menos tempo falando abobrinhas pela internet. Fococas já são ruins o bastante. Fazê-las por escrito na internet onde o Google ajuda a encontrar e disseminar várias vezes, é algo que podemos fugir.
    Que cada um de vocês crie um blog, site, página do facebook e poste apenas comentários edificantes. Ao invés de questionar, prestem testemunhos. Ao invés de perguntar coisas profundas, sigam os passos básicos. Ler, orar, jejuar e servir.

    desculpe o desabafo.

    • Obrigado pelo seu comentário, Defensor. Permita-me observar que o próprio Durrant reconheceu a venda de produtos como um erro e pediu desculpas por isso. Muito legal da parte dele fazer isso, não? Mas parece que você não concorda com ele. Ou não concorda com a sinceridade dele.

      Não foi ele que criou o site de vendas mas, como reconheceu em sua postagem no Facebook, ele tinha a informação e não fez nada para impedir a iniciativa comercial. Permita-me lembrar também que Durrant é um líder mundial da Igreja SUD, por isso o que ele faz e diz é relevante como informação pública. Nada comparável aos projetos de serviço dos rapazes e moças da sua ala.

      Durrant merece ser punido? Não creio. Imagino que esse pequeno fiasco envolvendo seu nome já seja “punição” suficiente.

      O valor da ideia de “ponderizar” não apaga o erro do discursante fora do púlpito, da mesma forma que o erro cometido não apaga o valor de “ponderizar”.

    • Defensor, muito bom o seu comentario e seu sincero testemunho, espero que Deus possa te ajudar nesse momento dificil que vc diz estar passando. Por outro lado, e importante separar as coisas e olhar com a perpectiva correta. O fato de vc sentir o Espirito quando ouvir a verdade nao faz com que a pessoa falando seja verdadeira ou mesmo uma instituicao verdadeira, se uma pessoa entrar na igreja universal e o Bispo Macedo dar um discurso que esteja de acordo com as escrituras o Espirito Santo vai confirmar a verdade para os ouvintes que sejam fieis e desejem saber a verdade. O Senhor jamais punira aqueles que buscam com um coracao sincero e a funcao do Espirito e confirmar a verdade, justamente por isso que artimanhas sacerdotais sao condenadas nas escrituras,porque pessoas serao enganadas devido aos sentimentos. Acredito que o conselho dado pelo Elder Durrant seja bom e valido mas nao podemos deixar de questionar. Nos anos 80 a Igreja comecou uma campanha para membros comprarem um livro de Mormon, botar sua foto e endereco e mandar para os missionarios doarem para os investigadores, ideia brilhante! todo mundo pensou e muitos membros nos EUA correram comprar livros de Mormon achando que essa era uma campanha inspirada e vindo direto de Deus como revelacao. Mais tarde foi descoberto que na verdade essa ideia veio do departamento de marketing da desseret books, que necessitava se livrar do excesso de estoque por que a igreja havia acabado de lancar novas escrituras a serem vendidas em tripla combinacao que nos EUA iria custar mais de 80 dolares e para nao perder eles surgiram com essa ideia para fazer inocentes membros gastarem mais dinheiro, de fato a desseret ate escondeu as mais baratas versoes das escrituras na epoca e apresentando a campanha como vindo de Deus e inspirada, muitos membros gastaram mais dinheiro para comprar as versoes antigas. Eles ate poderiam doar essas versoes para as missoes mas induziu os membros a gastarem mais dinheiro quando tais escrituras ja haviam sido pagas com o dinheiro do dizimo pra comecar. Sim temos que questionar e buscar saber o que vem de Deus e o que vem dos homens.

  8. Bem como Bispo ouvi o discurso do irmão e testifico que senti o espírito em suas palavras, ele ensinou um principio que o mesmo vive com sua família e que tem lhes aproximado mais de Deus, ele compartilhou algo sinto eu para incentivar uma melhor compreensão do evangelho através de um verdadeiro estudo das escrituras e aplicação pratica do evangelho não apenas no domingo durante as três horas de reunião, ensinando uma forma de mantermos nosso foco no salvador e seus ensinamentos, levando em consideração que é uma grande preocupação das autoridade gerais da igreja a importância que os membros dão ao estudo regular das escrituras e o conhecimento da doutrina de Cristo, acredito que precisamos deixar nossos olhares críticos e pensar na mensagem que o Pai Celestial quis que o mesmo passasse para nós através de olhos espirituais, entender o principio e aplicá-lo independente de qualquer coisa.

  9. O engraçado é que se fosse uma camiseta com uma foto pornografica varias pessoas fariam questao de comprar. Mas como é uma ideia ORIGINAL de um elder da real igreja de cristo para fazer as pessoas gostarem mais das escritura, posts ridiculos são criados. Lembrando que a maioria desses irmão vivem a lei da consagração e que com certeza uma renda gerada seria doada ou devolvida (como dízimo a igreja).

    • Danilo porque vc acha que eles vivem a lei da consagração? isso é folclore,mentira, eles não vivem,mas se houver alguma declaração oficial da igreja dizendo que a liderança vive eu gostaria de ver.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s