Chapéus e Óculos Solares Para Missionários Mórmons

Dentre os diversos desafios do serviço missionário feito por jovens mórmons, estão os rigores do clima e o esforço físico realizado enquanto vestem “trajes profissionais e conservadores“. Todos os que serviram missões de proselitismo, ou observaram o cotidiano desses jovens, notam que tais trajes nem sempre são tão confortáveis ou adequados ao clima.

missionários mórmons roupas

Missionários SUD com chapéus e óculos de sol (Imagens: lds.org)

Uma recente mudança nas diretrizes de vestuário para missionários de ambos os sexos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias é a possibilidade de usarem chapéus e óculos de sol.  A mudança é muito saudável – literalmente, pois incorpora ao vestuário missionário formas simples e eficazes de proteção solar.

As sugestões da página oficial da Igreja ainda trazem modelos de diferentes origens étnicas e acessórios joviais, mais adequados ao gosto da chamada geração milenial. Dada a ênfase mórmon em vestuário conservador e a certa negligência com que são tratados alguns dos problemas enfrentados por jovens missionários, apesar de pequena, a mudança será provavelmente bem-vinda entre os adolescentes que se preparam para servir missões de tempo integral. Estatísticas oficiais mostram uma queda recente no número de missionários, a qual pode estar relacionada ao contexto maior de evasão de jovens no mormonismo.

Curiosamente, nem tudo é novidade na história dos missionários mórmons. Na década de 1950, missionários  norte-americanos no Brasil usavam chapéus brancos cotidianamente.

Que outras mudanças no vestuário você acha que seriam benéficas para os missionários SUD?

21 comentários sobre “Chapéus e Óculos Solares Para Missionários Mórmons

  1. As mudanças foram ótimas. Apesar de ter servido em Florianópolis, no sul não faz só frio mas, muito calor. Na região perto de Criciúma era terrível de quente. lembro que tivemos uma instrução de descansar um pouco na sombra e se pudesse entrássemos num banco ou ponde tinha ar condicionado. hehehehe

  2. Acho que poderiam liberar o uso de carros aqui no Brasil, né? Assim, os missionários poderiam tomar conta de áreas maiores e visitar pessoas apenas indicadas por membros. E, claro, seria uma proteção a mais contra o sol.

    Nunca entendi por que não liberam carros no Brasil.

    • Sim Jeferson é verdade na missão assistíamos um dvd de treinamento chamado “o distrito 2” que mostrava o ensino de 6 missionários na Califórnia e nós sempre comentávamos porque eles tinham carro e nós não, eu na minha primeira área numa cidade com mais de 1 milhão de habitantes, pegava cerca de 6 ônibus por dia, não tínhamos um grupo de ensino formado porque não tinha como dar conta, fora o $$ que sempre era escasso e o perigo dessas grandes áreas, mas acho que eles não tem vontade de investir no Brasil pois $$ tem de sobra.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.