Mórmons e Esquemas de Pirâmide

É quase impossível negar que mórmons gostam de um esquema de pirâmide. Apóstolos confirmam isso, os próprios membros confirmam isso, estatísticas confirmam isso, e até o FBI já confirmou isso.

Dallin Oaks alerta para o crescente problema de membros da Igreja em esquemas de pirâmides

O Apóstolo Dallin Oaks alerta para o crescente problema de membros da Igreja SUD abraçando esquemas de pirâmides.

Portanto, não há perguntas se pirâmides são populares entre mórmons. A única pergunta é por quê.

Uma interessante reportagem da KUTV levanta dois pontos que merecem consideração.Primeiramente, o que é um esquema de pirâmide?

“Um esquema em pirâmide, conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis. 

O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas, tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações.

(…)

Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores. Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide.

De acordo com Will Marks, “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.”[1][2]

Segundo a KUTV, 15 das maiores companhias globais de MMN estão sediadas em Utah, gerando bilhões de dólares em receitas e correspondendo à segunda maior indústria no estado (atrás da indústria do turismo), e correspondendo à maior concentração de empregos em MMN per capita nos EUA.

Por quê? A reportagem menciona duas motivações principais, além da óbvia facilidade criada pela rede social interconectada que a condição de membro de um grupo ativo e participante cria.

1) Pressão para “donas de casa” ou mulheres “do lar” 

“Há uma enorme pressão na cultura mórmon para que mulheres sejam mães donas de casa.”

Mulheres mórmons identificam uma forte pressão cultural contra carreiras profissionais e empregos, confinando-as às tarefas domésticas de criar filhos e manter lares. Contudo, famílias mórmons não são isentas das mesmas pressões financeiras que demandam rendas duplas para manter uma família. Sendo assim, mulheres mórmons acabam buscando remuneração em empregos parciais ou intermitentes, e MMN oferece-lhes justamente esse tipo de oportunidade.

De acordo com um estudo publicado pelo The New York Times, Utah tem as maiores concentrações de mulheres em idades produtivas fora do mercado de trabalho formal e de mães “donas de casa”:

“Regiões com altas concentrações de mórmons são retrógradas. A natureza da cultura mórmon dominada por homens tem mantido taxas de não-emprego entre mulheres em idades de pico produtivo extremamente altas – tão altas, em algumas áreas, quanto eram para mulheres americanas na década de 1950.”

Umas das entrevistadas da KUTV afirma que 75% de suas vizinhas, conhecidas, e membros de sua ala estão envolvidas em MMN para complementar suas rendas familiares.

2) Ganância mórmon

Muitos membros da Igreja confundem riqueza e prosperidade com espiritualidade e retidão aos olhos de Deus, o que cria um incentivo social e religioso mais forte para buscar dinheiro e lucro o mais rápido possível. Nós já havíamos notado isso em algumas atitudes sociais de membros da Igreja [ver aqui].

Escreveu o Apóstolo Dallin Oaks:

“Tem havido uma sucessão de fraudes perpetradas por empreendedores predominantemente mórmons em vítimas predominamente mórmons. (…) Seja por um excesso de confiança ou por otimismo ingênuo para um atalho à prosperidade material que muitos enxergam como um sinal de retidão, muitos Santos dos Últimos Dias são aparentemente vulneráveis demais à sedução da riqueza súbita.”

Vemos aqui no Brasil uma propensão entre mórmons para se seduzir por esquemas de pirâmide ou atalhos para prosperidade e riqueza? Vemos aqui no Brasil a percepção que prosperidade é sinal de retidão ou espiritualidade? Vemos aqui no Brasil membros usando sua condição de membros da Igreja para vender esquemas em pirâmide ou MMN para outros membros?

17 comentários sobre “Mórmons e Esquemas de Pirâmide

    • Sou esposa mórmon,e amo a vida que o Pai celestial me deu!!! Tenho um marido incrível é uma família abençoada por Ele ..Deus!!!

  1. Rapaz, só na minhas estacas já encontrei mais de dúzias de mórmons, em geral ex-missionários (e bons de fala) ou típicos sacerdotes que almejam a tão sonhada prosperidade de um negócio próprio e revolucionário, que aderiram ao MMN, mas a parte triste é que vi alguns serem enganados em pirâmides também.

    Mas é difícil de dizer se é uma tendência mórmon. O que mais tem é irmãs (e alguns poucos irmãos) vendendo Avon, Jequiti, Natura ou coisa parecida, ou comprando Telesena (embora os demais tipos de jogos e sorteios tenham participação mais rara dada a sistemática doutrina contra os jogos de azar, logo, se alguém joga, é na surdina).

    O que acho engraçado é que o povo mórmon em geral não percebe (constatação pessoal) que: tanto jogos de azar, como pirâmides, receber pelo que não fez, não pagar dívidas, não devolver o que pegou emprestado (mesmo sendo da capela) é tudo a mesma coisa – ganho fácil e, em tese, reprovado nas escrituras. Mas alguns fazem algumas dessas coisas, e pregam duro contra outras. Vai entender.

  2. Segundo sites especializados em empreendedorismo, o MMN já responde por 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de vendas diretas nos Estados Unidos (os dados são do DSA – Direct Selling Association), então relacionar que mórmons gostam de um esquema de pirâmide, por considerar que MMN, é um esquema de piramide é pura maldade. O MMN é um esquema de vendas, que pode ser considerado um esquema de piramides, porém é legal e bem diferente do sistema de piramides ilegais conhecidos aqui no brasil. O MMN ainda engatinha aqui no Brasil, mas entre os americanos já é muito utilizado, inclusive por mormons Como já falou em seu comentário o gersonsena, são empresas conhecidas aqui no Brasil que usam o MMN, Avon, Jequiti, Natura, Mary kay, pra se ter uma idéia do que é o MMN. Agora autoridades da Igreja sempre alertam os membros para não se iludirem com promessas de enriquecimento rápido, principalmente quando estão se tornando uma febre, porque existe muitas coisas erradas, e que podem levar as pessoas que não tem conhecimento profundo no mundo dos negócios a entrarem em uma fria. O que realmente a Igreja incentiva, principalmente aos jovens é estudarem e se qualificarem para seu progresso financeiro, e para isso, fornece meios, como Centros de Autossuficiência, Fundo Perpetuo de Educação e outros.

    • Pois é, bem lembrado. A maioria dessas empresas MMN trabalham com produtos e recrutamentos também, as formas de recrutamento é que mudam. E algumas mudaram também nos últimos anos. Outras são estranhas, como a ares, que além dos perfumes oferece pacotes vendedor, cujo lucro é repassar o pacote a outros, como sendo um modo “mais rápido” de ascensão financeira dentro da empresa.

  3. Fiquei surpresa com tal notícia, sei que é comum esse tipo de atividade no Brasil. Tem outras empresas como a Hinode que oferece lucro de 100% sobre venda de cosméticos e cujo principal objetivo e o recrutamento de pessoas para essa atividade, eles ostentam carros importados e prometem enriquecimento rápido aos que aderem a esse tipo de atividade.

  4. Olha Magnólia,sou mulher,sou mãe e membro da Igreja,e sou feliz!!!Nós mulheres da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não sofremos assim não (acredito que falo por todas),somos felizes por essa benção que é a maternidade,e muitas de nós trabalhamos fora,outras preferimos cuidar de nossos lares,filhos e esposos. A doutrina que seguimos é de sermos autossuficientes, buscamos estudar e obter conhecimento pra essa vida e pra eternidade,e valorizamos imensamente a família 👪. Andamos pra frente, talvez mais do que muitas mulheres que buscam somente as riquezas do mundo,procuramos juntar tesouros no céu!!!

  5. A Igreja de Jesus Dos Santos Dos Ultimos Dias é a igreja de cristo restaurada na terra, Thomas S. Monson é o presidente e profeta vidente e revelador chamado por Deus nesses ultimos dias para ser o seu porta voz e presidir a sua igreja na terra,as ordenanças de salvação foram restauradas, a os que se arrependerem,forem batisados, receberem o dom do Espirito Santo e perseverarem até o fim esse sera salvo. disso presto testemunho em nome de Jesus Cristo.

    • Acho engraçado que os missionários sempre ensinam aos pesquisadores que não deve rezar pai nosso u ave maria por ser algo repetitivo e jesus não gosto de ouvir isso mas, fico pensando como ele aguenta essas torturantes reuniões de testemunhos todo mês.

    • Minha gente,vamos raciocinar! Se alguns membros da igreja se envolveram ou se envolvem em algum ato ilícito,em ganhos desonestos e coisas afins,todos nós sabemos que isso de forma nenhuma é a doutrina ou pensamento da igreja e sua liderança,essa não é a doutrina de Cristo;com certeza esses irmãos estão desobedecendo as leis do evangelho e as revelações do Senhor com respeito à autossuficiência financeira e a honestidade.Quanto à tristeza das mulheres sud ,citada por Magnólia… Magnólia,em todas as religiões,em qualquer lugar que você for,você vai encontrar mulheres felizes e completas e outras infelizes e que parece que pra elas está sempre faltando alguma coisa.Isso é normal na sociedade e no mundo em que vivemos,até mesmo entre os religiosos,não importando se são sud ou não.A vida é assim,as pessoas são assim.”no mundo tereis aflições”.Isso foi o que Cristo ensinou. Devemos nos espelhar nele e pronto! Nós seguimos a Cristo e não o irmãozinho da ala ou da estaca que quer ser mais esperto e se envolve em atos ilícitos e quer enriquecer de maneira rápida sem trabalho compatível com a riqueza.Conheço pessoas que são infelizes com as escolhas erradas que fizeram,que não têm um relacionamento feliz e conheço muitos que já se divorciaram;mas conheço muito mais casais na igreja que são felizes,satisfeitos,que amam seus cônjuges e filhos e amam a Cristo e seu evangelho.Conheço muitos que não terminaram nem o ensino médio,outros que só chegaram a terminar o ensino médio e muitos que já terminaram uma faculdade e outros que já fizeram uma pós graduação;essa coisa de que o mundo gira e os mórmons ficam pra trás é conversa pra boi dormir e eu não sou boi.O mundo gira e os mórmons giram junto com ele! A igreja é uma das organizações que mais incentiva seus membros a estudarem,se qualificarem profissionalmente,a prenderem um novo idioma etc.Na igreja existe membros muito pobres, financeiramente falando,mas também existem membros riquíssimos,que enriqueceram de maneira honesta,com muito trabalho,inteligência e suor. Tudo depende da maneira como nós queremos enxergar as coisas.Se quisermos nos concentrar apenas nos pontos negativos das pessoas e organizações,então logo as abandonaremos decepcionados,mas se buscarmos as qualidades e pontos positivos,então teremos uma vida muito mais feliz e produtiva e amaremos mais a vida com os irmãos e o evangelho de Jesus Cristo.

  6. Irmãos li o artigo e todos os relatos publicados. Já participei de várias empresas que as pessoas denominam piramidais…Devo lembrar a quem lê o livro de Mórmon que enquanto guardar meus mandamentos prosperareis sobre a terra…e isso já basta para se concluir em fé que o que não agrada ao Senhor até existirá porém por pouco tempo e o que não houver corrupção Ele vai deixar passar…ou seja o bom exemplo citado do irmão sobre a Avon, boa empresa que existe à 40 anos, por causa da corrupção quase foi para o buraco, eu vou citar ainda outras que passaram por processos internos e são consideradas ainda hoje boas porém se dizem piramidais, Amway e Herbalife…empregam milhares de pessoas…Por trabalho! ! !
    Quanto ao assunto mulheres Suds, principal função da mulher é a maternidade, bênção maior do Criador direto para elas, a segunda outra função principal cuidar da empresa do marido, chama – se LAR!
    O Senhor conhece a cada mulher e as suas necessidades fortes de cuidar de suas crias , com certeza Ele capacita elas para trabalhar e ainda dar conta de cuidar de suas casas e filhos….muito contrário das moderninhas atuais que um dia terão que se justificar perante Ele…o que vc fez com os talentos que te dei?
    Cabe a cada mulher ser sábia ou néscia.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s