Existe um termo popular entre evangélicos nos EUA, e mais recentemente no Brasil, que descreve uma valorização religiosa da afluência financeira: Evangelho Ostentação. Um pastor evangélico explica que essa visão “tem como tema central a exibição de riquezas e poder aquisitivo.” Mórmons abraçam esse tipo de comportamento? Uma página no Facebook dedicada a jovens SUD publicou esta imagem hoje, supostamente sob a égide de “para ajudar outros jovens da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tanto espiritualmente, quanto na sua vida diária.”
Não estamos aqui para criticar uma iniciativa de jovens bem intencionados porém inexperientes. Todos somos culpados de lapsos de instropecção, especialmente na ingenuidade da adolescência. Afinal, ainda escrevem “multirão” em seus convites.
Contudo, a propensão para compartilhar expressões culturais publicamente e sem filtros oferece uma janela ao inconsciente coletivo que não pode ser ignorado.
A imagem acima obviamente serve para “inspirar” entre jovens SUD uma devoção aos rituais templários que servem hoje de centro teológico da fé. Não obstante, todo membro da Igreja reconhece esse templo como o templo central da religião, localizado na longínqua Cidade de Lago Salgado, na Utah dos Estados Unidos. Para membros de classe média alta, visitar Utah é um rito de passagem, muitas vezes uma rotina. Porém, para muitos membros brasileiros, se não a maioria, uma impossibilidade financeira vitalícia. Um sonho de consumo para uma minoria privilegiada.
Ademais, a imagem do templo multi-milionário num país estrangeiro é enquadrada pela vista de um restaurante luxuoso e sob o título suave que sugere uma casualidade rotineiro ao cenário, equalizando a normalidade da opulência (viagem ao exterior, jantar em restaurantes luxuosos) com espiritualidade religiosa. A Igreja SUD é famosa por construir shoppings multi-milionários, resorts de caça para os ricos entre muitos emprendimentos multi-bilionários, e financiar uma liderança próspera. Até que ponto toda a opulência da Igreja SUD não deve afetar a visão do mundo de seus membros e, especialmente, de sua juventude?
Novamente, ninguém aqui sugere que os autores da foto ou da página estejam conscientemente pregando uma versão do evangelho de prosperidade, onde os mais abastados se julgam os mais abençoados por Deus em virtude de sua retidão pessoal. Todavia, nos perguntamos se esse não seja o contexto cultural, ou mesmo inconsciente, da publicação desta foto.
O que você acha? Mórmons são adeptos do Evangelho da Prosperidade? Praticam o Evangelho da Ostentação?
Entao… Os membros foram ensinados a seguir né, pois têm-se q os mais fieis e que pagam o dízimo e pomposas ofertas sao os que ficam ricos… Isso é ensinado na Igreja td domingo. Somos um povo q adora um líder mais rico pra usá-lo como exemplo de fé e prosperidade financeira. Cada um ostenta o q tem: pode ser um bonito carro, a bela esposa ou marido, a familia capa de Liahona… Nós, mormons, adoramos aparecer! Temos total incapacidade de fazer qq coisa sem q seja divulgado! Se naum for parar no facebook, pra q fazer ne?
Ora se queremos saber sobre os membros da igreja que se vislumbram com riquezas , é só lermos o LIVRO DE MÓRMON, uma das maiores literaturas nesse assunto, se passaram mais de 2000 anos e a natureza humana continua a mesma.Creio que devemos ostentar a generosidade e condenar a comparação e competição entre os irmãos a respeito de conquistas mundanas.Já arrumei muita confusão na minha ALA por isso , fiquei com fama de polêmico,mas nesse assunto me comporto igual o profeta SAMUEL em cima da muralha.