Evangelho Ostentação Mórmon?

Existe um termo popular entre evangélicos nos EUA, e mais recentemente no Brasil, que descreve uma valorização religiosa da afluência financeira: Evangelho Ostentação. Um pastor evangélico explica que essa visão “tem como tema central a exibição de riquezas e poder aquisitivo.” Mórmons abraçam esse tipo de comportamento?Uma página no Facebook dedicada a jovens SUD publicou esta imagem hoje, supostamente sob a égide de “para ajudar outros jovens da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tanto espiritualmente, quanto na sua vida diária.”

Ostentação

Não estamos aqui para criticar uma iniciativa de jovens bem intencionados porém inexperientes. Todos somos culpados de lapsos de instropecção, especialmente na ingenuidade da adolescência. Afinal, ainda escrevem “multirão” em seus convites.

Contudo, a propensão para compartilhar expressões culturais publicamente e sem filtros oferece uma janela ao inconsciente coletivo que não pode ser ignorado.

A imagem acima obviamente serve para “inspirar” entre jovens SUD uma devoção aos rituais templários que servem hoje de centro teológico da fé. Não obstante, todo membro da Igreja reconhece esse templo como o templo central da religião, localizado na longínqua Cidade de Lago Salgado, na Utah dos Estados Unidos. Para membros de classe média alta, visitar Utah é um rito de passagem, muitas vezes uma rotina. Porém, para muitos membros brasileiros, se não a maioria, uma impossibilidade financeira vitalícia. Um sonho de consumo para uma minoria privilegiada.

Ademais, a imagem do templo multi-milionário num país estrangeiro é enquadrada pela vista de um restaurante luxuoso e sob o título suave que sugere uma casualidade rotineiro ao cenário, equalizando a normalidade da opulência (viagem ao exterior, jantar em restaurantes luxuosos) com espiritualidade religiosa. A Igreja SUD é famosa por construir shoppings multi-milionários, resorts de caça para os ricos entre muitos emprendimentos multi-bilionários, e financiar uma liderança próspera. Até que ponto toda a opulência da Igreja SUD não deve afetar a visão do mundo de seus membros e, especialmente, de sua juventude?

Novamente, ninguém aqui sugere que os autores da foto ou da página estejam conscientemente pregando uma versão do evangelho de prosperidade, onde os mais abastados se julgam os mais abençoados por Deus em virtude de sua retidão pessoal. Todavia, nos perguntamos se esse não seja o contexto cultural, ou mesmo inconsciente, da publicação desta foto.

O que você acha? Mórmons são adeptos do Evangelho da Prosperidade? Praticam o Evangelho da Ostentação?

22 comentários sobre “Evangelho Ostentação Mórmon?

  1. Entao… Os membros foram ensinados a seguir né, pois têm-se q os mais fieis e que pagam o dízimo e pomposas ofertas sao os que ficam ricos… Isso é ensinado na Igreja td domingo. Somos um povo q adora um líder mais rico pra usá-lo como exemplo de fé e prosperidade financeira. Cada um ostenta o q tem: pode ser um bonito carro, a bela esposa ou marido, a familia capa de Liahona… Nós, mormons, adoramos aparecer! Temos total incapacidade de fazer qq coisa sem q seja divulgado! Se naum for parar no facebook, pra q fazer ne?

  2. Ora se queremos saber sobre os membros da igreja que se vislumbram com riquezas , é só lermos o LIVRO DE MÓRMON, uma das maiores literaturas nesse assunto, se passaram mais de 2000 anos e a natureza humana continua a mesma.Creio que devemos ostentar a generosidade e condenar a comparação e competição entre os irmãos a respeito de conquistas mundanas.Já arrumei muita confusão na minha ALA por isso , fiquei com fama de polêmico,mas nesse assunto me comporto igual o profeta SAMUEL em cima da muralha.

  3. Creio eu que mais ou menos. A Igreja infelizmente tem a visão de “chique” por ser uma igreja surgida nos EUA. Um ponto importante é que sugere uma Salt Lake City perfeita somente com ricos. Claro que a maioria dos SUDs brasileiros nem sonham o quão problemático é o estado de Utah.

    O principal Templo realmente é lindo e histórico. Mas infelizmente está parecendo muitas vezes mais um meio de mostrar: “Olha como a igreja que pertenço é rica!” O evangelho simples de Cristo está sendo substituído pela “chiquereza” e luxuosidade mortal.

  4. Olha eu não entendo essas palavras difíceis que usam muitas vezes aqui, evangelho da prosperidade, adeptos, ostentação. Mas acho que entendo o que quer dizer. Mas afinal o que é mormon? Pra mim embora eu seja frequentador da igreja sud, não me considero um mormon. Porque ser chamado de mormon já disse em sentido de idolatrar o mormonismo. Que na verdade se colocarmos como evangélicos soa igual que cristão, não sei falar difícil, mas ser batista e mormon tem diferença se os mesmos adoram ao mesmo Deus e Pai de Jesus Cristo? Como seguidor dos mandamentos de Deus, não sou daqueles que vendem a palavra de Deus para ganhar algo. Tem muitos ai em nome de Deus vendendo almofadas abençoadas, lençol, perfumes, que fazem culto para arrecadar grana. Não sou disso e não gosto disso. Gosto do estudo da autosuficiencia qual orienta os membros da igreja há serem “autosuficientes” em outras palavras ganhar o pão de cada dia com seu próprio suor, e porque não em abundancia, para assim também poder com isso compartilhar com os que não tem. Também não é pecado ser evangélico e rico ao mesmo tempo, desde que seja adquirida com honestidade.

    • Olá irmão esse termos surgem de forma espontânea por exemplo: Seleção Canarinha, os playboys, os mano, as minas…Os mormons foi um apelido dado por pessoas que tinham preguiça de pensar,pesquisar se e interessar e falar o nome completo da igreja.Um apelido como os “nazarenos” e os da “seita” como eram chamado os cristãos no novo testamento.Isso dá a impressão que é para desconsiderar ou diminuir a organização e seus membros ou mesmo separalos em um grupo pequeno e exótico.Mas em vez da igreja combater o termo com todas as forças ela adotou o apelido, porque razão, não sei.Evangelho da ostentação deve ser um termo dado por uma pessoa importante ou um jornalista.

      • Obrigado irmao pela sus resposta, e que eu gosto de participar destas conversas mas as veses dificulta un pouco a minha participação devido a falta de conhecimento das frases e palavras difíceis. Mas estou aqui aprendendo com vocês, obrigado.

  5. Prezados, Não tenho mais conseguido comentar pois perdi minha senha do wordpress. Há tempos venho tentando recuperá-la, sem sucesso. Aliás, acho péssimo esse site onde hospedam o Vozes Mórmons. Pouco intuitivo, não funciona bem. Atenciosamente, Quintino

  6. Ola , Irmãos , pois o somos em todo o Globo e fortalecidos os que estão , os SUDs , que através das ordenanças sagradas , temos garantidos , lógico que se permanecermo-nos dígnos então será uma consequência maravilhosa , poder subir ao Reino Celestial , esta é a nossa promessa , eu creio que esta é a igreja verdadeira , e que Joseph smith foi um Profeta de D’us na terra , e que ele restaurou a Igreja Primitiva na Terra , O templo ? onde se encontra o templo ? Um templo que também é templo , que foi construido no devido e certo tempo , que se encontra onde deveria estar , e é a nossa alegria , pois a confirmação do Poder de D’us na terra e na Sião prometida aos antigos e futuros SUDs desde O profeta Brigham Young , e se eu tenho um testemunho de que tudo é verdadeiro , então só tenho que admirar , pois se do restaurante luxuoso está lá a frente do templo de salt lake é porque ele devereia e pode “estar” lá , esta observação de ostentação não cabe em hipótese alguma as idéias de um exemplar Cristão SUDs , dar-se á o direito a conspiradores e estes terão o teu devido galardão , estas admoestações vem de mim um aguerrido Suds com 20 anos de batismo e que espera dentro de nossa Egrégora e também sob a Égide do Profeta que foi para os SUDs mais antigos e para nós os atuais o Perfeito restaurador da Perfeita Igreja de Cristo.

    • O lugar de prestar testemunho e no primeiro domingo do mes na reuniao sacramental da sua ala, tentamos ao menos usar um pouco de racionalidade ao debater os assunto aqui, tambem tenho um testemunho do LM e da restauracao embora tenha fortes impressoes que a Igreja atual ja deixou de ser a verdadeira igreja de Cristo por algum tempo. As profecias do Livro de Mormon indicam um afastamento da igreja dos principios corretos ensinados no LM, tambem indicam corrupcao e falsos ensinamentos dentro da Igreja e isso nao deveria ser novidade para aqueles que realmente estudam o LM. Moroni, Nefi, Mormon e ate o propio salvador falou sobre o estado decaido de sua igreja entre os gentios(Nos SUD) eles bem avisaram sobre aqueles que diriam ” tudo vai bem em Siao” quando na verdade estamos saindo do caminho correto.

  7. Realmente pelo tempo que fui mórmon eu vi muito disso na igreja e opiniões diversas, alguns sim idolatram os americanos e seu país, e outros do lado oposto tem raiva, acho estranho comentar pois em geral brasileiro já puxam por natureza, o saco dos gringos e sinceramente vejo isso “pregado” de maneira disfarçada dentro da igreja, a liderança que conheci adorava ostentar, ora suas notas de dólar como marca-textos (isso mesmo eu vi isso),ora suas viagens para lá toda hora e os outros acham que só lá podem ser felizes e lá há muitos problemas como aqui no brasil, mas para a mim liderança tem culpa em partes, aqui onde eu moro o ramo já tá quase vazio pois quase todas as moças já se casaram com gringos, mas enfim depende de cada um também, cada um tem sua ideia de felicidade, já quis sim quando me batizei pois me considerava imatura em relação a tudo mas ainda bem que isso mudou, lá hoje não serve para mim, na verdade a América não serve para mim…

      • Primeiro de tudo, aprenda antes a escrever direito, depois volte aqui e poste um comentário decente.

  8. Boa noite, uma vez li um discurso em uma a liahona, sobre a comparação do evangelho SUD com o islamismo. Era dito que são bem parecidas. Quando vejo as pessoas idolatrando os templos, os profetas vivos e os mortos, mais do que o próprio Jesus Cristo, não sai da minha cabeça a definição de seita. Infelizmente, somos enquadrados direitinho na definição. Sei que alguns que irão dizer que no Novo Testamento, os cristão foram chamados de seita dos nazarenos, mas eles adoravam o verdadeiro Deus, os milagres de Cristo. Aqui, se vc não tiver prosperidade financeira, ou uma roupa bonita, ou carro, ou não falar bem, é passado a imagem que não cumpre os mandamentos de Deus, mesmo que vc seja uma pessoa que serve com amor, trabalha pela igreja e está sempre pronto a ajudar qualquer um. Se vc não vai ao Templo com a frequência que é desejada, já dizem que não tem fé. Ninguem tá nem aí que vc não tem o dinheiro para pagar a caravana. Acho que o templo é dentro de nosso próprio lar. Todas as “ordenanças” realizadas nos templos não mudam nada. Sempre as mesmas desde muito tempo. A ostentação é visível nas alas. Todos querem está elegantes, bem arrumado, maquiadas, e cheirosas. Uma pessoa simples, humilde que chega para conhecer, não aguenta o que ver e não volta mais. Ficam envergonhadas, principalmente porque são muito pouco os que se aproximam para cumprimentar e abraçar, mas se chegar alguém bem vestido e boa aparência, todos chegam em cima e não largam, principalmente a liderança. E com certeza na reunião de conselho é falado muito sobre essa segunda pessoa, em detrimento da primeira que poucos vão lembar.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s