Mórmons Ansiosos com Decisão da Igreja

Professor da BYU relata em entrevista como membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão sofrendo com decisão recente da liderança da Igreja SUD de ameaçar rompimento com os Escoteiros da América.

Quin Monson, professor de ciência política na universidade Mórmon Brigham Young University, relata em entrevista à estação norte-americana NPR os conflitos pessoais  encarados por ele e seus correligionários acostumados a décadas de voluntarismo e colaboração com a maior organização para rapazes jovens do mundo.

Thomas Monson demonstra a saudação do Escoteiro. 16o Presidente da Igreja SUD, Monson sempre enfatizou a importância do escotismo para os jovens (rapazes) Mórmons, como todos os outros profetas desde 1910.

Thomas Monson demonstra a saudação do Escoteiro. 16o Presidente da Igreja SUD, Monson sempre enfatizou a importância do escotismo para os jovens (rapazes) Mórmons, como todos os outros profetas desde 1910.

Quando a direção executiva da Boy Scouts of America, como é oficialmente conhecida a organização de escotismo, decidiu contrariar os desejos expressos da liderança SUD e aceitar homossexuais nos seus quadros de voluntários e líderes, a Igreja SUD emitiu nota oficial ameaçando romper seu longo relacionamento com o escotismo, mesmo sendo assegurada pelos escoteiros que igrejas permaneceriam livres para discriminar contra gays em suas unidades específicas:

…[O]rganizações religiosas poderão continuar a usar suas crenças religiosas como critério para selecionar líderes adultos, inclusive em questões de sexualidade.

Monson, ex-escoteiro e atual pai e líder voluntário de escoteiros, é recebido pela repórter da NPR recém-retornado de um acampamento de escotismo:

“A Igreja [SUD] pegou o programa de escotismo e decidiu que seus valores e sua missão se alinhavam o suficiente com o programa para rapazes que o adotaram na íntegra. Básicamente, se você é um jovem rapaz Mórmon [nos EUA], você também é um escoteiro. Em algumas maneiras, é difícil separar os dois.”

Trechos traduzidos da entrevista abaixo (ouça-a na íntegra no site da NPR):

O que Mórmons estão falando sobre a decisão dos Escoteiros?

É um assunto que está óbviamente na mente de toda comunidade de escoteiros em Utah, que é naturalmente predominantemente SUD. A minha impressão é que não há frustração com a Igreja tanto quanto há com o programa de escoteiros, e também frustração que esse relacionamento esteja sendo ameaçada, porque é algo que é muito valorizado e amado. Eu acho que a maioria dos líderes de escoteiros SUD é fiel ao escotismo, mas suas fidelidades primárias estão com a Igreja, e eles irão seguir quaisquer direções que a Igreja peça deles.

Por que a Igreja romperia com os Escoteiros?

O pronunciamento dos Escoteiros da América permite líderes voluntários que sejam abertamente gays, e o que isso significa na prática é… eu acho que isso pode significar  um conflito com a política oficial da Igreja, que é que você pode se identificar como gay e ser um membro fiel e ativo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O problema é agir nessa atração homossexual, então há uma distinção entre ações e orientação.

Qual foi a reação do seu filho sobre a decisão dos Escoteiros?

Sua reação foi interessante. Não é uma preocupação para ele. Ele é um moleque pensador, profundo, mas sua reação foi: “Bom, eu não sei porque isso deveria ser importante, pai. Por que toda essa celeuma?”

Essa é a parte difícil de tudo isso, que impacta num grupo de rapazes jovens que não sabem necessariamente as razões do que está acontecendo.

Como você se sentirá se a Igreja realmente romper com os Escoteiros?

Bom, eu me sinto conflitado com isso, também. Sim, isso me trará muita tristeza, especialmente por causa da minha história pessoal com o escotismo é recheada de memórias incríveis.

7 comentários sobre “Mórmons Ansiosos com Decisão da Igreja

  1. Os relatos das escrituras fala no capitulos de levitcos 20:13 e corintios 6:10 e
    Romanos 1: 24_27 so nao entende aqueles que nao quer cumprir os mandamentos de. Deus ele é tao bondoso e so se arrepender teras a felicidade para entra no reino de Deus

    • 1 Co 6:10 fala sobre como ladrões, avarentos, alcoólatras, caluniadores, e trapaceiros não herdarão o Reino de Deus. Ok. Até aqui, nada controverso. Ninguém gosta de ladrões, nem de avarentos, nem de alcoólatras, nem de caluniadores, e nem de trapaceiros.

      Le 20:13 fala sobre o assassinato de homossexuais. Você está dizendo que membros da Igreja devem assassinar homossexuais?

      Ro 1:24-27 fala sobre o assassinato de homossexuais. Você está dizendo que homossexuais merecem ser assassinados?

  2. Infelizmente, o discernimento hoje é precário, o fanatismo beirando a loucura é evidente! triste ao ver que até pessoas inteligentes pautam suas vidas em linhas escritas através de uma visão estreita de vida! Certamente influênciado por preconceitos histórico daqueles povos que viviam em cenário de penúria e guerra constante.

    • Vejo bem esse fanatismo nos militantes homossexuais. Vejo a estreitíssima visão de vida que possuem, Desde os tempos de Sodoma e Gomorra, ainda que míticos (caso queira crer que o tivessem sido), vejo a penúria pela lascívia. é realmente uma pena que os homossexuais se dediquem com tanta veemência a este fanatismo. Raros são os que são apenas homossexuais hoje, A maioria é contituída de “fanáticos” pelo homossexualismo.

  3. Eu acho que este problema com os escoteiros revela bem a contradição do discurso da Igreja em relação aos gays. A Igreja permite que um membro se reconheça como gay desde que ele siga os padrões e mandamentos e renuncie a qualquer tipo de relacionamento de caráter homossexual. Até aí ok. O que a organização dos escoteiros aprovaram, me parece, é que seus lideres poderão se declarar abertamente gays. Eu não vejo ai nenhum problema para a Igreja querer retirar o seu apoio a organização. A Igreja não fez um site para gays e mórmons dizendo que todos os membros deveriam aceitar os homossexuais dentro de suas alas? Recebe-los e tratá-los com respeito e dignidade? Mas a Igreja se revolta contra a organização dos escoteiros simplesmente devido a possibilidade de existirem novos lideres que se declararão gays? Eis aí uma contradição. Então a Igreja está a afirmar que gays são uma ameaça simplesmente por se declararem gays? Porque sejamos francos, o fato de um lider dos escoteiros se dizer gay não altera em absolutamente nada as suas práticas durante as atividades a organização. Mas, pelo visto, a Igreja agora está obstinada a negar até mesmo a liberdade das pessoas se declarem gays.

  4. Acho que a igreja está mantendo o mesmo padrão sim. Devemos lembrar que os escoteiros realizam acampamentos e retiros que ficam dois, três ou quatro dias isolados no mato. Convívio junto durante 24 horas, pode levar aos que possuem tendências a homossexual se interessarem por algum desses jovens e desviarem o objetivo do programa de escotismo.

  5. Sou favorável ao corte de relações por parte da Igreja SUD. Homossexualismo é contrário à tradição das crenças SUD.

    A partir do momento que os escoteiros abrem a porta aos homossexuais, automaticamente fecham-na para os Mórmons. A posição de um e de outro é tão contrária e inconciliável que o que causa espanto é ainda não terem encerrado o assunto.

    A Igreja SUD pode criar um sistema de escotismo próprio, o que, na minha opinião, já deveria ter sido feito desde o momento em que o escotismo norte-americano começou a flertar com os homossexuais, Poder e dinheiro para isso não faltam. Jovens para preencher os quórum de participantes também não.

    Para a Igreja, essa é uma discussão infrutífera. A mesa”homossexual” está posta. A juventude está á mercê do homossexualismo. O único ambiente seguro para esses jovens é dentro da igreja. Isso é verdadeiramente uma pena… Nunca imaginei que eu fosse afirmar peremptoriamente que o interior de uma igreja é o ambiente mais saudável para alguém. A verdade é que depois de todo esse ataque midiático homossexual, eu não tenho como negar o que os Presidentes SUD vêm dizendo há tempos: “Permanecei em lugares santos”.
    “Permanecei em lugares santos”.
    “Permanecei em lugares santos”.
    “Permanecei em lugares santos”.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s