O Apóstolo M. Russell Ballard condenou recentemente o uso do jogo ‘Pokémon Go’ entre membros da Igreja em discurso para uma transmissão de conferência regional.

Para quem ainda não conhece, ou ainda nunca jogou, o jogo é um aplicativo de celular que virou febre no mundo, e no Brasil, com milhares de jogadores “caçando” bichos virtuais pelas ruas.
E, de acordo com o Apóstolo Ballard, o jogo é prejudicial para
membros da Igreja e é uma ferramenta de Satanás para desviar os filhos de Deus.
Ouça e leia o trecho em questão aqui:
“Lembrem-se, o Senhor nos aconselhou a encontrar tempo para ‘aquieta[r-se] e sabe[r] que eu sou Deus’. Agora, alguém descobriu mais uma maneira de manter os membros da família ocupados longe do que mais importa. Existe algo chamado “Pokémon Go”. Eu não entendo isso, e não me pergunte nada sobre isso. Eu só sei que é mais uma coisa que tem os jovens, e um monte de pessoas mais velhas, olhando para baixo em seus smartphones, tentando encontrar pokemon, eu acho, em vez de olhar para cima para ver as belas criações de mundo maravilhoso de Deus – e a vocês rapazes, ou mesmo alguém que queiram conhecer, namorar e se casar, com quem possam ter um relacionamento no mundo real que resulte em bênçãos eternas.”
Ouça o discurso inteiro aqui:
Diferentemente dessa avaliação apostólica, o jogo tem sido elogiado justamente por sua capacidade de incentivar uma exploração pedestre maior do mundo externo e uma interatividade com outras pessoas.
Vejamos, por exemplo, o que diz a Dra. Ana Escobar, médica Professora de Pediatria da Universidade de São Paulo:
Duas perguntas pairam no ar nos tempos de caça aos monstrinhos:
1. A “febre” “Pokémon Go” deve ser prevenida e evitada?
2. Pode causar algum efeito colateral indesejável no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças?
O mundo eletrônico está aí, sem a menor chance de retrocesso. Ao contrário. O que mais desejamos é que progrida cada vez mais, trazendo mais conforto e agilidade para nossas vidas. Esse é o futuro, esse é o caminho que seguiremos, inexoravelmente, quer queiramos ou não. Portanto, essa “febre” não deve nem pode ser evitada.
Os eletrônicos podem, sim, ajudar o raciocínio lógico e espacial das crianças. É uma forma de linguagem imprescindível no mundo de hoje.
Foi uma sacada genial tirar as crianças do sofá e da frente de telas imóveis e fazê-las voluntariamente andar, correr e socializar com outros “caçadores”.
O melhor a fazer, sempre, é ensinar às crianças brincar com inteligência e principalmente com regras bem definidas quanto ao tempo em que se gasta caçando os monstrinhos. Estima-se hoje que o tempo de recreação com eletrônicos não deve ultrapassar 2 horas por dia, nas crianças em idade escolar.
Portanto, respeitados os limites do bom senso, não há razões para se evitar ou proibir a “febre” do “Pokémon Go”. Definidas as regras básicas, pode até estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional na medida em que, como resultante, esperam-se momentos divertidos e animados que, certamente, contribuirão para o bem estar e consequentemente saúde de todos!
Qual postura acima lhe parece mais saudável, a do Apóstolo Ballard ou a da Dra. Escobar?
Não consigo entender!
Lembro que uma vez em uma aula da escola dominical, uma professora disse que todas as criações tecnológicas, foram criadas após a restauração do evangelho (Sacerdócio) hoje um apostolo que se diz mensageiro de Deus, diz que é uma distração e que não deve ser usado!
“Ou seja Mormons, não façam uso da tecnologia por favor, continuem em um mundo obsoleto, parado no tempo”
Busquem mais informações sobre o lado positivo e negativo de crianças e adultos envolvidos com a tecnologia ao invés de olhar para um homem parado no tempo. Hoje estamos em uma era onde nas escolas são ensinadas a pensar, onde é ensinado a programar a ter um raciocínio mais logico.
Sendo assim é o mundo da Tecnologia contra um homem parado no tempo…
Por isso vemos o mundo indo para a frente e os mórmons só indo para trás.
Concordo! Sabias palavras!
Não fale isso, Não foi isso que o Élder Ballard disse. Ele está falando sobre os celulares estarem tomando nossa vida, tornando-a menos interessante do que fazer outras coisas juntos de outras pessoas que são preciosas. Esse blog passou dos limites com essa notícia farsante sobre o conteúdo acima citado. Pokemon GO não está proibido. E nós, mórmon não vamos para trás… Você já viu algum Brasileiro se formando no exterior estando ele no seu pais de Origem? Já viu se os financiamentos estudantis funcionando? Já notou a ajuda humanitária que a Igreja dá? A BYU hoje está com mais de 20 cursos de graduação à distancia… Convido você a fazer. Fiés é um financiamento estudantil criado para ser um sinônimo de um projeto da Igreja intitulado FPE, Fundo perpétuo de Educação, disponivel para cada jovem no mundo em prol dos estudos e qualificações… Por favor, não ceda às mentiras desse blog.
Não fale isso, Não foi isso que o Élder Ballard disse. Ele está falando sobre os celulares estarem tomando nossa vida, tornando-a menos interessante do que fazer outras coisas juntos de outras pessoas que são preciosas. Esse blog passou dos limites com essa notícia farsante sobre o conteúdo acima citado. Pokemon GO não está proibido. Se a tecnologia não viesse de Deus, a BYU Idaho não estaria formando jovens pelo mundo através do I-learn, essa não é a questão, só não se confunda com mentiras desse blog.
Meu filho acabou de se formar pela USP, e agora está se preparando para fazer uma pos no Japão. Enquanto estudava, ele e os colegas da faculdade também trabalhavam, mas, em alguns momentos de lazer, adoram pegar uns pokemons…Eu penso que isso não atrapalha, meu filho cresceu com a tecnologia , sempre gostou de jogos virtuais, inclusive aprendeu inglês jogando…Apesar disso, enquanto éramos membros, ele nunca deixou de preparar um discurso ou algo do tipo, e até hoje mantém suas orações diarias…Temos vinte e quatro horas no dia, tem tempo para tudo na vida….
Não fale isso, Não foi isso que o Élder Ballard disse. Ele está falando sobre os celulares estarem tomando nossa vida, tornando-a menos interessante do que fazer outras coisas juntos de outras pessoas que são preciosas. Esse blog passou dos limites com essa notícia farsante sobre o conteúdo acima citado. Pokemon GO não está proibido. Sabe o que é Proibido? Modificar as palavras dos profetas. Isso e foi o que esse blog fez.