Apóstolo Mórmon Quebra Regra da Igreja

O Apóstolo  D. Todd Christofferson foi flagrado quebrando uma regra explícita e oficial da Igreja Mórmon.

Reportagem do jornal The Salt Lake Tribune encontrou nos relatórios oficiais de prestação de contas da campanha do candidato Richard Nelson ao cargo de conselheiro estadual de educação de Utah uma contribuição de USD 250 do Apóstolo.

 

A doação é perfeitamente legal para o cidadão Christofferson, porém a política oficial d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atualizada há 5 anos atrás, proíbe envolvimento político de seus líderes eclesiásticos profissionais (i.e., em tempo integral, como as Autoridades Gerais), incluindo doações para campanhas políticas:

 

“Autoridades Gerais e oficiais gerais da igreja e suas esposas e outros líderes eclesiásticos servindo em tempo integral não devem participar pessoalmente em campanhas políticas, incluindo promover candidatos, ajudando em arrecadação de fundos, discursar a favor ou mesmo endossar candidatos, e fazer contribuições financeiras.”

Por email ao jornal The Salt Lake Tribune, Christofferson reconheceu ter violado a regra oficial da Igreja:

“Ao realizar essa doação, o meu raciocínio era em fazer algo para aplaudir o engajamento cívico de um amigo. Talvez porque a eleição para o conselho de educação seja apartidário, a regra concernente abster-se de envolvimento político para autoridades gerais nem passou pela minha cabeça, mas de qualquer modo, foi uma falha minha.”

Eric Hawkins, porta-voz da Igreja SUD, afirmou não ter sido informado de nenhuma violação desta regra desde sua atualização em 2011 até esse episódio. Hawkins, inclusive, salienta que a regra extende-se às esposas dos líderes, porém não a seus demais parentes ou filhos. Por isso não haviam levado em consideração quando uma doação de USD 2.500 de Quentin L. Cook, filho do Apóstolo Quentin L. Cook e não o Apóstolo em si, apareceu na prestação de contas da candidata Erin Preston para o mesmo cargo.

A afirmação de Christofferson de que campanhas para conselhos estaduais de educação são apartidárias não é exatamente uma afirmação desonesta, considerando que em teoria elas deveriam ser apartidárias, mas todo mundo sabe (inclusive o Apóstolo) que, na prática, elas são claramente partidárias. Vários estados discutem justamente esse problema do partidarismo político em tais eleições,  e especialmente o estado de Utah [ver, por exemplo, aqui e aqui e aqui]. 

Resta saber se haverá algum tipo de punição ou reprimenda por parte da Primeira Presidência, ou mesmo do Quórum dos Doze, por essa violação explícita das regras da Igreja. Como se tratam, por exemplo, missionários de tempo integral que violam as regras da missão?

9 comentários sobre “Apóstolo Mórmon Quebra Regra da Igreja

  1. Em 1° lugar: o site é patrocinado por membros da igreja? Se fosse, endossaria que a lei mata, o espirito vivifica. A intenção era pura ao apoiar o candidato tal? Tá aí um coisa que ninguém sabe, a não ser Deus.
    2° Qual foi a intenção da pessoa que publicou essa matéria? Denegrir a imagem do apóstolo? Calúnia contra os ungidos do Senhor também tem punição. Portanto, erra quem atira a pedra, pois garanto que não há quem não tenha quebrado uma lei ou regra do Senhor.
    E 3° (só pra terminar), qual é a punição pra quem apóia um candidato, sendo ele uma autoridade geral da igreja ou não? (nota: o livre-arbitrio é algo fundamental para a democracia.) Excomunhão? autoflagelação? Puxão de orelha do profeta? Ah, e tem mais: se existisse um comitê dentro da igreja pra investigar casos como esse, será que haveria uma “punição” justa??? Só pra refletir…
    Ah, e não se esqueça que o profeta Joseph Smith também havia se candidatado à presidência dos EUA e inclusive me lembro de ter estudado que o Presidente Brigham Young foi Governador de um dos Estados norte-americanos. ^_^

    • Vamos aos seus pontos, Dobrovolski:

      1) Quem “patrocina” o site? Irrelevante. O que é relevante são os fatos apresentados. Mas se você se desse o trabalho de clicar no link do cabeçalho onde está escrito “sobre nós”, saberia quem “patrocina” o site.

      Sugerimos que você evite falácias lógicas ao comentar aqui.

      2) A “intenção” do autor? Irrelevante. O que é relevante são os fatos apresentandos no artigo.

      Sugerimos que você evite falácias lógicas ao comentar aqui.

      3) Você certamente não leu o artigo com atenção. Qualquer membro é livre para apoiar publicamente qualquer candidato político. Autoridades Gerais são proibidas de apoiar publicamente qualquer candidato político. Explicitamente proibidas pela Igreja.

      Sugerimos que leia os artigos com atenção antes de comentá-los aqui.

      4) Nós não nos esquecemos dos cargos políticos de Smith ou Young. Leia, por exemplo, um artigo sobre como Smith abusou de seus poderes no governo municipal de Nauvoo. Ou, por exemplo, um artigo sobre como Young usou sua posição no governo territorial de Utah para legalizar escravidão negra.

      Sugerimos que leia mais artigos, e mais livros, sobre história mórmon antes de tentar argumentar algo aqui.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.