Brigham Young: As Esposas Prostitutas de Ezra T Benson

O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre as esposas do Apóstolo Ezra Taft Benson em reunião privada, conforme anotou em seu diário o então Apóstolo Wilford Woodruff.

Brigham Young

Young, em conjunto com o Presidente Heber Kimball, acusam as esposas de Benson de “prostituições”¹, e Benson de mancomunação.

[26 de setembro de 1858; Wilford Woodruff, Diário Pessoal do Historiador da Igreja]

Domingo às 4 horas da tarde [-] O Presidente Brigham Young organizou um Círculo de Oração em seu quarto superior, composto por Brigham Young, Heber C. Kimball, Wilford Woodruff e G[eorge] A[lbert] Smith. Albert Carrington foi nomeado mas não estava presente. B[righam] Young orou & H. C. Kimball era o porta-voz. O Presidente Young desejou que os Doze se reunissem no Gabinete dos Historiadores para seu Círculo de Oração, em vez de se reunirem com o irmão Benson [-] Eu não sei por que, mas o irmão Benson sempre terá esposas que se prostituem. O irmão Kimball disse que o irmão Benson havia sido informado da conduta de suas primeiras esposas que eram culpadas de prostituições, mas ele não fez nenhuma mudança a respeito delas, como foi aconselhado a fazer. Eu não desejo que os Doze se encontrem em um lugar profano [-] O Presidente Young não desejava ter nada dito sobre o nosso Círculo de Oração, mas orientou G[eorge] A[lbert] Smith a escrevê-lo em um diário particular.

(Wilford Woodruff, Historian’s Private Journal (1858-1867), Church History Library)

Sobre essas acusações, escreveu o historiador mórmon D Michael Quinn:

“B[righam] Y[oung] se recusou a fazer um círculo de oração na casa de E[zra] T[aft] B[enson em] 1858 por alegada má conduta sexual por parte das esposas de E[zra] T[aft] B[enson]; [Benson era] presidente de um círculo privado de oração (1858-1862); A Primeira Presidência considerou “seu proceder repugnante” ao permitir a conduta de suas esposas [. Em] 1860, H[eber] C K[imball] queria que os Doze desassociassem E[zra] T[aft] B[enson], mas B[righam] Y[oung] apenas queria que ele saísse de Salt Lake City; [Então Benson foi nomeado] Presidente Regional de Cache Valley [no norte de Utah, sul de Idaho] (1860-1869)”

(Quinn, D. Michael. The Mormon Hierarchy: Origins of Power. Salt Lake City: Signature Books, 1994, p. 539).

Benson faleceu em setembro de 1869 em Ogden, Utah, ainda cumprindo seu exílio no norte de Utah e longe de Salt Lake City².


NOTAS
[1] Os termos utilizados no diário de Wilford Woodruff são o verbo to whore e o substantivo whoredom, que de acordo com um dicionário específico da época, podem significar: To Whore 1) Manter comércio sexual ilegal, 2) Praticar fornicação ou adultério; Whoredom 1) Adultério, 2) Fornicação, 3) Praticar comércio ilegal com o sexo oposto. Utilizamos acima as traduções prostituir-se e prostituição por melhor abranger todos os sentidos, seja literalmente, seja metaforicamente. Não há registro histórico dos detalhes dessas acusações.
[2] Ezra Taft Benson (1811-1869) serviu como Apóstolo da Igreja SUD de 1846 até sua morte por infarto em 1869, e estava no primeiro grupo de emigrantes mórmons a entrar no Vale do Lago Salgado em 1847. Benson casou-se com Pamelia Andrus em 1832, e abraçando poligamia sob as ordens de Joseph Smith, casou-se novamente com Adeline Brooks Andrus (irmã de sua primeira esposa) em abril de 1844. Subsequentemente, casou-se com Desdemona Fullmer (uma das viúvas de Joseph Smith), Eliza Ann Perry, Lucinda West, Elizabeth Gollaher, Olive Mary Knight, e Mary Larsen. No total, Benson teve 8 esposas e 35 filhos. Além disso, era dono de alguns escravos da tribo indígena Paiute.[3] Um de seus bisnetos pela sua segunda esposa Adeline, e seu homônimo, serviu como o 13° Presidente da Igreja SUD.

9 comentários sobre “Brigham Young: As Esposas Prostitutas de Ezra T Benson

  1. Interessante esse assunto…Por um instante me coloquei no lugar deles Naquele tempo..
    A questão sexualidade nunca ganhou uma verdadeira importância

    • Na verdade é muito fascinante mesmo. Muitas questões podem ser levantadas: Porque as esposas de Benson eram prostitutas, oque elas faziam para serem chamadas assim? Não aceitaram serem esposas plurais de Young? Oque diríamos das esposas que aceitaram a poliandria em Nauvoo,? casadas com seus maridos e ao mesmo tempo com Joseph?. Smith era tão encantador a ponto de virar a cabeça das mulheres de seus amigos? Também é interessante imaginar qual era a posição das mulheres naquele contexto histórico e cultural, parecia haver adesão clara por parte de uma grande parte do grupo feminino (claro que também forte rejeição por outra parte) , por que? se em um primeiro momento as mulheres não parecem ser beneficiadas em nada em relação a tal prática. A Poligamia, a poliandria eram as únicas formas de relacionamentos conjugais ou será que existia algo ainda mais complexo (ou bizarro) no grupo dos primeiros mórmons? Tantas perguntas, poucas respostas.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.