Joseph Smith: Arco-Íris Desaparecerá Como Sinal do Fim

O Profeta Joseph Smith explicou que o fenômeno meteorológico conhecido como arco-íris deixará de ocorrer pouco tempo antes do bíblico “fim dos tempos”, confirmando os “últimos dias” antes da Segunda Vinda de Cristo.

O arco-íris é um fenômeno meteorológico resultante de efeitos físicos elementais, como refração, reflexão, e dispersão de luz (usualmente, mas não exclusivamente, proveniente do Sol) sobre gotículas de água suspensas na atmosfera, resultando na famosa formação de arco circular multicolorido.

Não obstante tratar-se de um fenômeno físico fundamental e universal, Smith profetizou que Deus irá suspender a formação de arcos-íris nos “últimos dias” para avisar da proximidade da Segunda Vinda:

“O Senhor trata essas pessoas como um terno (sic) pai a um filho, comunicando-lhes luz, inteligência e o conhecimento de seus caminhos, à medida que possam recebê-los. Os habitantes da terra estão dormindo; não sabem o dia em que serão visitados. O Senhor colocou um arco nas nuvens como sinal de que, enquanto se o puder ver, haverá sempre semeadura e colheita, inverno e verão; mas quando desaparecer, ai dessa geração, pois eis que o fim virá rapidamente.” — Joseph Smith (Smith, Joseph. Smith, Joseph Fielding (ed.). Ensinamentos do Profeta Joseph Smith. São Paulo, Brasil: Impres para Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 297)

Smith reiterou essa profecia ainda em outra ocasião:

“Perguntei ao Senhor sobre sua vinda, e enquanto isso, o Senhor deu-me um sinal, e disse: ‘Nos dias de Noé, coloquei um arco nos céus como sinal de que, em qualquer ano que se visse o arco, o Senhor não viria, mas que haveria plantação e colheita durante esse ano; mas quando virdes o arco ser retirado, será por sinal de que haverá fome, pestilência e grande aflição entre as nações, e que a vinda do Messias não está distante.’

Mas vou tomar sobre mim a responsabilidade de profetizar em nome do Senhor, que Cristo não virá este ano, como o Irmão Miller¹ profetizou, porque vimos o arco. E também profetizo, em nome do Senhor, que Cristo não virá dentro dos próximos quarenta anos²; e se Deus alguma vez falou por minha boca, digo que Cristo não virá nesse período de tempo.” — Joseph Smith (Smith, Joseph. Smith, Joseph Fielding (ed.). Ensinamentos do Profeta Joseph Smith. São Paulo, Brasil: Impres para Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, p. 332)


NOTAS
[1] Smith está fazendo alusão ao pregador batista William Miller, que havia calculado a Segunda Vinda de Cristo para 1844. Seus seguidores fundaram os movimentos adventistas, entre os quais a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
[2] Smith está fazendo alusão às suas próprias profecias, quando ele havia predito o ano de 1891 para a Segunda Vinda de Cristo [ver aqui e aqui].

4 comentários sobre “Joseph Smith: Arco-Íris Desaparecerá Como Sinal do Fim

  1. Eu acho um barato estas ” viagens na maionese” de Joseph e os primeiros lideres mórmons. Não vejo com maus olhos aliás acho curioso estas “profecias ” sobre o motivo do arco iris, os habitantes da lua,restos mortais dos Nefitas, etc. Revela muito sobre a cultura da época, mostra muito o pensamento destes primeiros lideres mais dados a questões fantásticas, misticismo e poque não dizer mais poetizados e criativos. Sem duvida era uma religião fascinante, Perdeu muito nos últimos tempos. Preferia mil vezes frequentar uma reunião e ouvir Smith falando do desaparecimento do arco iris no Céu e da cabeça dos habitantes da lua ou do desodorante que os homens do sol usam, do que participar de qualquer treinamento ridículo de autossuficiência ministrado em qualquer estaca.

    • Concordo. Imagino como não deveriam ser mais puras e cheias do Espírito as reuniões com o Profeta Smith. Também trocaria qualquer reunião dos dias de hoje por uma lá no tempo dele.

      Quanto ao Arco Iris, é o sinal da aliança que Deus fez com Abraão de que preservaria a humanidade. Não sei de nenhuma outra que diga o oposto ou que associe seu desaparecimento com a 2a vinda.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.