A Didática do Medo

O ano era 2012 e eu era recém-chegado à missão, ainda antes de terminar o primeiro semestre. Comecei minha missão numa área próxima à capital Florianópolis, SC.

A primeira transferência terminou e tive que ir para outra área na cidade de Palhoça (atual sede do Ramos da Restauração no Brasil), antes ficando 4 dias em uma casa com Élderes por perto. Daqueles dias tive um aprendizado através da didática do medo.

A didática nada mais é do que os conhecimentos e técnicas para se ensinar. Utilizada desde instituições escolares até religiões no geral. Quando fui tomar banho no box do banheiro havia um pôster de Jesus com o título VOCÊ NUNCA ESTÁ SÓ e a escritura de João 14:18, em que prometeu que nunca nos deixaria órfãos.

Perguntei aos meus companheiros o porquê daquilo já que não tinha na minha casa anterior. Um deles me falou que foi a pedido do presidente de missão, para inibir a tentação de se masturbarem.

Toda a vez que vejo essa gravura penso que ao invés de Jesus estar cuidando de mim, está me vigiando para ver o que estou fazendo de errado. Afinal, eu nunca estou só!

Os meses foram se passando e a cada e-mail recebido ou treinamento éramos ensinados através do medo. Por exemplo: se mentíssemos números do trabalho realizado na semana não iríamos para o reino celestial, se acobertássemos algum erro de algum missionário, se não fossemos fiéis não batizaríamos, etc.

Sempre vejo em grupos de WhatsApp ameaças a inativos ou “apóstatas” que sua vida será de miséria, não prosperarão, perderão sua exaltação, sua família, etc. Recentemente em uma visita, um irmão me contou que ministrou uma aula que tinha como tema “não deixar o arrependimento para o último dia”. Isso me dando um “alerta” obviamente.

Até hoje analiso sempre tais discursos que se distanciam da ideia de amor pregada por Jesus de Nazaré. Infelizmente temos que conviver ainda com essa maneira de se pregar o arrependimento a outras pessoas. Hoje não mais frequentando nenhuma denominação, penso como ensinar crianças na escola que trabalho ou qualquer outra pessoa uma maneira diferente dessa terrível didática do medo.

Você como membro passou ou passa por tais situações?

30 comentários sobre “A Didática do Medo

  1. AS PESSOAS BUSCAM DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SEUS ERROS NA VERDADE AS PESSOAS NÃO GOSTAM QUE ALGUÉM DIGA QUE ESTÃO ERRADOS.O PAI CELESTIAL E MISERICORDIOSO BONDOSO MAS ELE TAMBÉM NOS ADVERTE SOBRE O QUE NÃO DEVEMOS FAZER ESTA HISTORIA DE DOUTRINA DO MEDO E COISA DE QUEM QUER MOLEZA NÃO PODE FALAR NADA QUE A PESSOA SE OFENDE AS ESCRITURAS JÁ DIZEM MUITOS SÃO CHAMADOS MAS POUCOS SERÃO OS ESCOLHIDOS PORQUE SEUS CORAÇÕES ESTÃO FIXOS NAS COISAS DESTE MUNDO

  2. “Minha mãe me disse há tempo atrás
    Onde você for Deus vai atrás
    Deus vê sempre tudo que cê faz
    Mas eu não via Deus
    Achava assombração, mas
    Mas eu tinha medo!
    Eu tinha medo!
    Vacilava sempre a ficar nu lá no chuveiro, com vergonha
    Com vergonha de saber que tinha alguém ali comigo
    Vendo fazer tudo que se faz dentro dum banheiro’
    Paranóia – Raul Seixas

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.