Antigo talismã cristão descoberto

O fragmento de um papiro de aproximadamente 1500 anos foi descoberto na semana passada e está sendo considerado um dos mais antigos talismãs cristãos. Escrito em grego, o papiro utiliza a simbologia da Última Ceia para fins de proteção, combinando as passagens de Salmos 78:23-24 e Mateus 26:28-30.

Dra. Roberta Mazza

Dra. Roberta Mazza. (Imagem: Universidade de Manchester)

A descoberta foi feita pela Dra. Roberta Mazza, pesquisadora da Universidade de Manchester, Inglaterra, enquanto trabalhava com documentos raros do acervo da Biblioteca John Rylands. Ela explica que o papiro é significativo por mostrar aspectos importantes do cristianismo primitivo. Segundo Mazza, cristãos adotaram a prática egípcia de usar ou carregar talismãs contendo papiros, substituindo as orações feitas a deuses egípcios ou greco-romanos por passagens bíblicas.

Parte do papiro de 1500 anos

Parte do papiro de 1500 anos (Imagem: Universidade de Manchester)

O papiro encontrado teria provavelmente pertencido a alguém que vivia próximo da atual cidade egípcia de el-Ashmunein. O texto foi escrito no verso de um recibo de impostos sobre grãos. Há alguns erros de ortografia e pequenas alterações na ordem das palavras, sugerindo que os versículos bíblicos não foram copiados, mas escritos de memória. “Podemos dizer que este é um exemplo incrivelmente raro do cristianismo e a Bíblia tornando-se significativos a pessoas comuns – não apenas sacerdotes e a elite”, afirma a pesquisadora.

4 comentários sobre “Antigo talismã cristão descoberto

  1. Talismã é um objeto que dá ao seu portador o sentimento de proteção espiritual e físico ao usá-lo.
    Já penso que quem portou este papiro talvez tenha sido para fazer-se lembrar constantemente do que estava escrito e, com isso poder sempre mentalizar nas verdades lá contidas.

    • Charm em inglês, amuleto, breve, patuá ou talismã é normalmente um “objeto” carregado para atrair boa sorte. Nesse caso, a mensagem a ser repetida, memorizada, mentalizada pode tornar-se uma espécie de oração na minha opinião. Assim como uma pessoa amiga pode também ser um talismã em nossas vidas, um hino cantado durante o nosso dia a dia também pode ser uma forma diferente de oração.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s