O fragmento de um papiro de aproximadamente 1500 anos foi descoberto na semana passada e está sendo considerado um dos mais antigos talismãs cristãos. Escrito em grego, o papiro utiliza a simbologia da Última Ceia para fins de proteção, combinando as passagens de Salmos 78:23-24 e Mateus 26:28-30.
A descoberta foi feita pela Dra. Roberta Mazza, pesquisadora da Universidade de Manchester, Inglaterra, enquanto trabalhava com documentos raros do acervo da Biblioteca John Rylands. Ela explica que o papiro é significativo por mostrar aspectos importantes do cristianismo primitivo. Segundo Mazza, cristãos adotaram a prática egípcia de usar ou carregar talismãs contendo papiros, substituindo as orações feitas a deuses egípcios ou greco-romanos por passagens bíblicas.
O papiro encontrado teria provavelmente pertencido a alguém que vivia próximo da atual cidade egípcia de el-Ashmunein. O texto foi escrito no verso de um recibo de impostos sobre grãos. Há alguns erros de ortografia e pequenas alterações na ordem das palavras, sugerindo que os versículos bíblicos não foram copiados, mas escritos de memória. “Podemos dizer que este é um exemplo incrivelmente raro do cristianismo e a Bíblia tornando-se significativos a pessoas comuns – não apenas sacerdotes e a elite”, afirma a pesquisadora.
Achei bonito.
Digamos que funcionasse como uma forma diferente de oração, mas não menos válida. Bem bacana.