Continuidade doutrinária

josephSmith-and-indiansTalvez a principal barreira para entender o desenvolvimento da teologia mórmon é uma suposição subjacente da maioria dos membros da Igreja que há uma unidade cumulativa de doutrina. Mórmons parecem acreditar que determinadas doutrinas se desenvolvem de forma consistente, que as ideias se constroem umas sobre as outras de forma hierárquica. Como resultado, as revelações mais antigas são interpretadas como referindo a posições doutrinárias atuais. Assim, a maioria dos membros supõem que uma escritura ou declaração, em qualquer ponto no tempo resultou de tal mudança ordenada. Embora esse tipo de exegese ou interpretação possa produzir teologia sistemática e embora possa satisfazer aqueles que procuram compreender e internalizar a doutrina atual, é má história, uma vez que deixa uma impressão injustificável de continuidade e consistência.

– Thomas G. Alexander. The Reconstruction of Mormon Doctrine: From Joseph Smith to Progressive Theology. Sunstone, July-August 1980.

4 comentários sobre “Continuidade doutrinária

  1. Olá amigos, sei que este tópico não é o ideal, mas é o mais recente e gostaria de tirar uma dúvida sobre uma situação hipotética:

    Suponhamos que um membro batizado na igreja, casado e selado, resolve se afastar da igreja por algum motivo qualquer e tornou-se inativo durante 3 anos.
    Durante esse período ele levantou falso testemunho contra os ungidos do senhor, teve relações sexuais fora dos laços do casamento e blasfemou contra a igreja.
    Passados esses três anos ele se diz arrependido e resolve voltar para a igreja e frequentar as reuniões dominicais frequentemente, tornando a ser ativo.
    Nesse caso, como proceder?
    1) Ele deve voltar, passar por um conselho disciplinar e ser excomungado?
    2) Deve voltar e ser recebido tal como foi recebido o filho pródigo da parábola da bíblia?
    ou a resposta é outra?

    O que vocês acham?

  2. Interessante, explique um pouco mais a respeito.

    O fato de uma revelação existir hoje não significa que ela já existiu de modo mais básico antes necessariamente?

    Exemplos? Estou curioso.

  3. e no minimo falta de visao achar que novas revelaçoes nao existem pois a igreja de cristo e fundamentada em revelaçoes a profetas vivos pois e assim desde os primordios dos tempos se quem acredita que DEUS e imutavel porque as revelacçoes sessariam agora.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s