Suprema Corte aprova casamento gay nos EUA

Image: Jewel Samad/AFP

Image: Jewel Samad/AFP

O casamento entre pessoas do mesmo sexo será legalizado em todos os 50 estados norte-americanos. Nesta sexta-feira (26/06), a Suprema Corte dos EUA, por cinco votos a quatro, reconheceu a legalidade do matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Com isso, todos os estados passarão a emitir certidões de casamento civil para casais homossexuais, bem como reconhecer uniões celebradas em outros estados do país.

Até a decisão de hoje, o casamento gay já estava legalizado em 37 estados. Em Utah, a legalização teve início em outubro de 2014, quando a Suprema Corte havia rejeitado apelações que buscavam proibir as uniões entre pessoas do mesmo sexo. Ainda no ano anterior, a Suprema Corte havia anulado o plebiscito de 2008 na Califórnia, onde a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos havia realizado uma campanha acirrada contra o casamento gay.

Comentando a decisão de hoje, a Igreja publicou em seu site a seguinte declaração:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reconhece que, dada a decisão de hoje da Suprema Corte, casamentos entre pessoas do mesmo sexo são agora legais nos Estados Unidos. A decisão da Corte não altera a doutrina do Senhor de que casamento é uma união ordenada por Deus entre um homem e uma mulher. Ao mesmo tempo demonstrando respeito por aqueles que pesam de forma diferente, a Igreja continuará a ensinar e promover o casamento entre um homem e uma mulher como uma parte central de nossas doutrina e prática.

O discurso contra o casamento homossexual tem sido uma constante na Igreja e marcado fortemente sua imagem, como visto, por exemplo, nos recentes obituários do Élder L. Tom Perry na imprensa mundial. Ainda que a doutrina mórmon não venha a ser alterada pela decisão da Suprema Corte, especula-se se haverá uma maior moderação por parte das autoridades gerais, de forma que o tema passe a ser menos frequente nas Conferências Gerais e publicações da Igreja.

O que você acha?

19 comentários sobre “Suprema Corte aprova casamento gay nos EUA

  1. Isso nada mais é do que os planos de satanás avançando. O próximo passo é legalizar o relacionamento humano com animais, zoofilia e por aí vai …

  2. Minhas considerações sobre o evento de sexta passada e nosso debate aqui:

    1. casamento é um arranjo entre indivíduos. A minha opinião sobre as escolhas feitas por eles não pode estar acima deles, em se tratando de adultos em uma relação consensual;
    2. mórmons do séc. XIX foram uma minoria religiosa perseguida por seus arranjos familiares; deveríamos ter, no mínimo, cautela ao querer que o Estado tenha autoridade para definir o que é ou não casamento, o que é ou não família;
    3. uma igreja só celebrará casamentos entre pessoas do mesmo sexo se assim quiser;
    4. um dos princípios mais importantes de nossa religião é o livre arbítrio; mais importante do que assegurar que todos façam o certo sem conseguir pecar (plano de Lúcifer), é assegurar que todos tenham a liberdade de escolher (plano de Deus);
    5. essa ladainha contra o casamento gay na Igreja SUD diz muito mais sobre o vazio doutrinário da Igreja SUD do que sobre os gays; nada melhor do que um inimigo para animar um exército cansado.

    • Excelente Antonio. As pessoas não entendem que o Estado é Laico e não deve privilegiar nenhuma religião. Eu particularmente sou um defensor dessa divisão defendida pelo pré-reformador inglês John Wycliffe no século XIV.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.