Uma SUD pode ser modelo?

A Miss Universo mórmon na capa da revista Manchete, em 1960.

A Miss Universo mórmon na capa da revista Manchete, em 1960.

Essa é uma questão que para muitos pode ser logo fácil de responder. Para grande parte dos brasileiros, obviamente será um “não” bem seco. Isso não é de se admirar, já que os mesmos muitas vezes idealizam o estado de Utah e sua capital Salt Lake City como uma cidade perfeita sem problemas. Obviamente é um estado normal quanto qualquer outro, com coisas boas e ruins. Muitos se questionam se lá há modelos, misses e líderes de torcida em jogos oficiais do Utah Jazz.

O manual Para o Vigor da Juventude, que fala sobre padrões para qualquer membro independente de idade, diz:

Nunca rebaixem seus padrões de vestuário. Não usem uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Ao se vestirem sem recato, vocês enviam uma mensagem que é contrária a sua identidade de filho ou filha de Deus. Enviam também a mensagem de que estão usando o corpo para atrair atenção e obter aprovação.

As roupas consideradas não recatadas são aquelas muito justas, transparentes ou reveladoras sob qualquer aspecto. Por exemplo: as moças não devem usar saias e shorts muito curtos, blusas que não cubram a barriga, roupas que não cubram os ombros ou que sejam muito decotadas na frente ou atrás.

Linda Jeanne Bement

Linda Jeanne Bement

Mas, nem sempre isso acontece na prática. A irmã Linda Jeanne Bement de Salt Lake City foi Miss Utah e Miss EUA em 1960. No mesmo ano, em 09 de julho, foi eleita Miss Universo vencendo a italiana Daniela Bianchi, favorita ao título e que anos depois se tornou uma estrela do cinema em seu país. Segundo Bement, “os padrões dos concursos são praticamente os mesmos hoje e em 1960, mas muitas pessoas dentro e fora da Igreja me criticaram pelas costas porque eu usei um maiô”.

Até os dias atuais, muitas membros da Igreja e estudantes da Universidade Brigham Young University (BYU), Universidade de Utah, Universidade do Vale de Utah, entre outras participaram do concurso de beleza estadual. Uma delas é a Heather Nicole Anderson, Miss Utah de 2007, que já foi matéria do Deseret News em um evento contra o uso de drogas e álcool, por sua triste experiência e morte de um de seus irmãos.

Heather Nicole Anderson

Heather Nicole Anderson

O tema ainda hoje é um tabu entre os SUDs, principalmente do nosso país. Ficam as perguntas no ar: uma santa dos últimos dias pode ser modelo? Por que algo que começou nos anos dourados, 55 anos depois traz essa polêmica?

19 comentários sobre “Uma SUD pode ser modelo?

    • Moroni desculpa mas não tem como ser modelo e não abrir mão dos padrões. Só se for modelo de moda para idosos, aí quem sabe.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.