Uma SUD pode ser modelo?

A Miss Universo mórmon na capa da revista Manchete, em 1960.

A Miss Universo mórmon na capa da revista Manchete, em 1960.

Essa é uma questão que para muitos pode ser logo fácil de responder. Para grande parte dos brasileiros, obviamente será um “não” bem seco. Isso não é de se admirar, já que os mesmos muitas vezes idealizam o estado de Utah e sua capital Salt Lake City como uma cidade perfeita sem problemas. Obviamente é um estado normal quanto qualquer outro, com coisas boas e ruins. Muitos se questionam se lá há modelos, misses e líderes de torcida em jogos oficiais do Utah Jazz.

O manual Para o Vigor da Juventude, que fala sobre padrões para qualquer membro independente de idade, diz:

Nunca rebaixem seus padrões de vestuário. Não usem uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Ao se vestirem sem recato, vocês enviam uma mensagem que é contrária a sua identidade de filho ou filha de Deus. Enviam também a mensagem de que estão usando o corpo para atrair atenção e obter aprovação.

As roupas consideradas não recatadas são aquelas muito justas, transparentes ou reveladoras sob qualquer aspecto. Por exemplo: as moças não devem usar saias e shorts muito curtos, blusas que não cubram a barriga, roupas que não cubram os ombros ou que sejam muito decotadas na frente ou atrás.

Linda Jeanne Bement

Linda Jeanne Bement

Mas, nem sempre isso acontece na prática. A irmã Linda Jeanne Bement de Salt Lake City foi Miss Utah e Miss EUA em 1960. No mesmo ano, em 09 de julho, foi eleita Miss Universo vencendo a italiana Daniela Bianchi, favorita ao título e que anos depois se tornou uma estrela do cinema em seu país. Segundo Bement, “os padrões dos concursos são praticamente os mesmos hoje e em 1960, mas muitas pessoas dentro e fora da Igreja me criticaram pelas costas porque eu usei um maiô”.

Até os dias atuais, muitas membros da Igreja e estudantes da Universidade Brigham Young University (BYU), Universidade de Utah, Universidade do Vale de Utah, entre outras participaram do concurso de beleza estadual. Uma delas é a Heather Nicole Anderson, Miss Utah de 2007, que já foi matéria do Deseret News em um evento contra o uso de drogas e álcool, por sua triste experiência e morte de um de seus irmãos.

Heather Nicole Anderson

Heather Nicole Anderson

O tema ainda hoje é um tabu entre os SUDs, principalmente do nosso país. Ficam as perguntas no ar: uma santa dos últimos dias pode ser modelo? Por que algo que começou nos anos dourados, 55 anos depois traz essa polêmica?

19 comentários sobre “Uma SUD pode ser modelo?

    • Moroni desculpa mas não tem como ser modelo e não abrir mão dos padrões. Só se for modelo de moda para idosos, aí quem sabe.

  1. A mesma pergunta é se um membro seria fisiculturista e nos anos 1970 teve um fisiculturista de Idaho que chegou a ser Mister Olympia. Precisamos de modelos e atletas para demonstrar os bons efeitos na prática da Palavra de Sanedoria.

      • Olá irmão Júlio César Costa , desculpe-me pela demora, mas lá vai o nome o elink de uma das pesquisas sobre ele. Ele se chama : Larry Scott , esse é o link : http://www.mundoboaforma.com.br/fisiculturista-larry-scott-dieta-treino-medidas-fotos-e-videos/ .

        Num dos trechos deste link, afirma : “Larry Scott foi casado duas vezes e teve cinco filhos. Mórmon fervoroso, acabou se mudando para o estado americano de Utah para se dedicar à sua fé. Após se aposentar, dedicou-se a administrar sua firma de personal training e nutrição, além de fabricar e vender equipamentos de ginástica com seu nome.”

        Ele faleceu em março de 2014 .

      • Muito obrigado irmão vou pesquisar mais sobre irmãos e irmãs que fizeram algo a frente de seu tempo. No caso Peter Vidmar foi um ginasta que deu até um discurso na Conferência Geral de Abril de 1985. Muitos no brasileiros infelizmente tem esse esporte como coisa apenas de mulher mas, ele representou bem a nós além de sua filha Emily Vidmar hoje em dia estar na carreira. Abraços irmão

      • Irmão, aguardanod sua matéria sobre o Fisiculturista Larry Scott? Infelizmente pelo que já pesquisei tem somente ele de sud fisiculturista.

  2. Essa é mais atual…
    “Competidora do Miss Universo representando EUA, mórmon e missionária”:

    http://www.ldsliving.com/Miss-United-States-Competitor-RM-Stands-for-Modesty/s/79475?utm_source=ldsliving&utm_medium=email

    Notem claramente que é matéria pela questão da ‘modéstia’ no vestir.

    Curiosa, e tristemente, uma grande irmã (jovem) que inclusive lutou com problemas sérios (acho que anorexia) e não conseguiu terminar uma missão de tempo integral, foi notícia ao ser ‘apedrejada’ por ‘membros fiéis à modéstia’ ao ir receber uma importante premiação com o seguinte look:

    http://www.ldsliving.com/Lindsey-Stirling-Responds-to-Criticism-Over-Modesty-of-Her-Billboard-Awards-Gown/s/78969

    E sinceramente, conhecendo um pouco da história dela, das vezes que já teve que defender sua fé, e até mesmo depois do tal evento ‘face to face’ (para jovens SUD) com E. Bednar, eu tive vergonha de ser mórmon com as coisas que postaram nas páginas dela.

    Creio que um grupo de pessoas que acha que a pauta ou agenda MAIS importante para resolver os problemas do mundo (e espirituais) seja o modo como se veste é porque não tem realmente mais nada de bom a acrescentar à sociedade e fica mudando o foco para que não percebam sua impotente incompetência.

    E o que é triste e tosco é que as irmãs, principais vítimas (tanto do mundo, com seu ‘padrão de beleza’, como da igreja, com seu ‘padrão de modéstia’) são algumas das ovelhas que mais oprimem as demais. Triste isso.

    • É triste mesmo ver isso. Um fundamentalismo religioso bem longe do que Jesus pregou. É de se admirar isso vir de uma denominação que não condena o uso de maquiagens, brincos, calças etc. Fiz uma pesquisa sobre o tema com esse texto no face e infelizmente irmãs atacaram Bement dizendo que ela não seguiu a liderança e que não deveria participar de um concurso de beleza. Porém, alguns homens apoiaram e disseram que independente de modelo, miss ou líder de torcida, nada disso atrapalha a vida como membro e tira a dignidade pessoal e espiritual.

  3. Foi um prazer ajudar, pois no Fisiculturismo, podemos ver através de exemplos como o dele que não há só anabolizantes no esporte. Esse irmão é um exemplo de Palavra de Sabedoria, dá para ver pela dieta dele e fotos dele mais velho.

  4. Imagine Jesus na platéia batendo palmas pela irmã semi-nua se exibindo num concursos desses. O mesmo vale para os rapazes de hoje que tomados por uma síndrome de estrelismo se exibem em fotos sensuais nas redes sociais. Realmente a palavra Cristianismo se tornou muito banal nos dias de hoje. Tudo que se quer se pode fazer, é proibido proibir.

    • Pois é, Alan
      Sou inclinado a te entender e até concordar com a origem preocupada que deu origem ao seu comentário.
      No caso de teu argumento, ele é falho, pois supõe se conhecer a mente e caráter de um Deus com base nos costumes de um povo inferior. Bem, quanto a isso eu também não saberia ler a mente de tal deidade. Apenas sou inclinado a divagar do porque Cristo estaria, ou não estaria, num local assim com tal objetivo da beleza pela beleza, ou seria da arte pela arte, ou seria do mundano pelo mundano?
      Ainda nesta linha de lembrança, não posso esquecer de um Cristo tendo os pés beijado por uma prostituta e nem por isso se escandalizando com isso, mas… pode não ter relação com o assunto.

      Também percebo um outro prisma de que o problema da ‘seminua’ mulher (ou homem) no palco poderia ser mais problema da erotização ou sensualidade dos que assistem do que do que se apresenta. Em geral são os incomodados por suas fraquezas declaradas que mais se incomodam com as ações de outros que podem expor estas suas fraquezas.

      Mas como disse, estou apenas divagando, são ideias, não tem relação contigo ou outras pessoas. Você tem todo direito de achar errado, e provavelmente está por o hora certo em externar esse direito.

    • Interessante Alan. Então quer dizer que um concurso de beleza é algo para erotização? Irmão não confunda Miss Brasil ou Miss Universo com “Miss Bumbum”. O concurso é algo além de bonito elegante. A irmã foi até matéria do Deseret News. Será que em Utah o pensamento SUD consegue ser mais evoluído que aqui?

  5. Ola pessoal, não tem do porque agente ficar se perguntando se alguém pode ou não pode fazer, escolher frequentar um lugar ou não frequentar desde que aprendemos que todos somos livres para escolher o que fazer. Temos o livre arbítrio, somos livres para agir conforme nos pareça melhor. Agora a escolha da pessoa depende muito do espirito que senti no momento de sua escolha. Porque o espirito de Deus ao sentirmos muda totalmente o modo como vemos as coisas, tem pessoas super espirituais que sabe captar perfeitamente quais escolhas são boas para preservar sua vida espiritual e aparência sem ofender o espirito e as pessoas ao seu redor. Na Bíblia nao sei onde o apostolo Paulo disse: Rejeitando toda aparência de mal… Mas ai que ta, o espiritual sabe qual aparência do mal e mal, mas o que nao e espiritual nao encherga as coisas do espirito, de modo que nao entende e não compreende e age como lhe parece melhor, não é questão de não querer falar sobre o assunto, se não que isso depende muito da espiritualidade. E se você não e uma pessoa espiritual melhor mesmo que nem toque sobre o assunto. Porque pregamos que somos livres para escolher. O importante e orar sempre para saber qual escolha e melhor para você escolher. Porque já ouvi uma vez alguém dizer, qualquer trabalho honrado não é mal vista diante de Deus. Qual trabalho? Fala qual trabalho que você hacha que não vai ofender Deus e as pessoas de sua família, amigos e as pessoas onde so pensam em guardar os mandamentos de Deus?

    • Compreendo irmão que cada um tem o livre-arbítrio. O post é para refletir sobre um tema que para muitos é simplesmente “não”. Para mim obviamente pode sim ser uma modelo. Há outros meios e profissões que também tem suas obscuridades mas, a pessoa pode ser fiel. O ginasta Peter Vidmar disse numa Conferência Geral(creio quem em abril 1985) que mesmo sendo da seleção estadunidense era tentado a fazer coisas erradas pelos companheiros de grupo e sempre se manteve firme. Sua filha Emily também é ginasta e elas vestem maiô. Os membros no Brasil são mais fundamentalistas que nos EUA e por isso tem essa má impressão de modelos e misses.

      • Entendi, se quer então saber da minha opinião também aqui vai. Radicalmente pensando nao la muito uma boa escolha, já que fazendo isso estará violando o mandamento do nao mostrar o corpo. Isso é pensando radicalmente, nao quero parecer radical, um super certinho, mas se vamos para o lado da espiritualidade, veremos que para um santo isso nao cabe muito bem. Mas isso é para os que querem ser espiritual, mas os que simplesmente são frequentadores da igreja e que nao tomam tão radicalmente as coisas isso esta totalmente aceito. Nao julgo cada qual sabe la o que fazer.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s