A Mãe de Jesus

Pintura de Galen Dara (2012).

Pintura de Galen Dara (2012).

João também menciona a mãe de Jesus na crucificação. Ele descreve as mulheres perto da cruz, mas há um problema de pontuação, e não há certeza sobre quantas mulheres havia. A primeira mencionada é a mãe de Jesus, mas ela não é nomeada. Isso porque talvez seu nome fosse bem conhecido, ou talvez haja algo a mais. João pode estar implicando a presença da Senhora. Os outros evangelhos não mencionam a Virgem Maria perto da cruz; como João, mencionam Maria Madalena, a outra Maria, e uma terceira mulher. João tem a misteriosa quarta mulher sem nome. Lemos que Jesus confia sua Mãe a João, e confia João à sua Mãe, o que pode simplesmente significar que Jesus esteja fazendo provisões para sua Mãe. Mas há outra possibilidade: que João se tornou o filho da Mãe celestial de Jesus, outro filho da Sabedoria, porque foi a João que Jesus revelou suas visões e ensinamento secreto.

Margaret Barker. Jesus The Nazorean: On the publication of King of the Jews. Temple Theology in John’s Gospel. Abril 2014. p. 05.

A autora Margaret Barker é metodista e conhecida pelos seus estudos bíblicos em “teologia do templo”, a qual procura traçar as origens da teologia cristã ao Primeiro Templo.

5 comentários sobre “A Mãe de Jesus

  1. Quando vi o nome da autora já a conhecia é bem famosa. O texto parece ser de uma SUD mas, surpreendentemente é de uma metodista. Muito interessante.

  2. Interessante mas.. que viagem. Nossa, Jesus era tão claro nos seus ensinamentos. “Se sim, sim. Se não, não.” Quem procura acha né…

    • euzinha

      “Mas há outra possibilidade: que João se tornou o filho da Mãe celestial de Jesus,”

      Isso foi surpreendente. Evangélicos e protestantes tem como heresia pensar em Deus tendo uma esposa e a ideia de Jesus tendo uma mãe celestial é algo que nunca imaginaria de uma cristã reformada.

  3. Pois é meus amados, Jesus quando foi iniciado nos conhecimentos milenares pois é justamente nesse momento em que ele desaparece da bíblia e só retorna ja adulto e como a própria palavra diz Jesus crescia em estatura e conhecimento isso mostra que temos muito o que aprender sobre esse fabuloso mestre, muitas historias ainda vão aparecer, devemos nos preparar em conhecimento. Segue um fraterno abraço e que o Grande Arquiteto do Universo nos dê luz e conhecimento.

  4. ” Whenever the Lady disappeared from view, her children were in danger of forfeitng her spiritual gifts, so that they had eyes that could not see and ears that could not hear.” p. 4

    Sempre que/toda a vez que a Senhora desaparecesse de vista, seus filhos corriam o risco de perder seus dons espirituais, de modo que eles tinham olhos que não enxergavam e ouvidos que não ouviam.

    Sendo assim, “Lady” = “Wisdom”, logo, a Senhora é a Sabedoria. Acho que esse é o “algo mais”.

    “John may be implying the presence of the Lady”. p.5

    João pode estar sugerindo a presença da Senhora/Sabedoria. Belo ensinamento, obrigada por todos os textos, pessoALL.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s