Ordenanças do templo – parte 5

No Topo das Montanhas

Pico Ensign. (imagem: David Whitchurch/BYU)

Pico Ensign. (Imagem: David Whitchurch/BYU)

Após o assassinato dos irmãos Smith, os santos em Nauvoo continuaram a construção do seu templo. O edifício sagrado foi dedicado por um pequeno grupo em 30 de abril de 1846 e  aberto para a Igreja em outra cerimônia dedicatória no dia seguinte. O Quórum dos Ungidos agora tinha a oportunidade de administrar em massa as mesmas cerimônias ao conjunto da Igreja de Jesus Cristo.

Enquanto o templo era palco de investiduras, adoções e selamentos, algumas carroças já haviam partido da cidade mórmon rumo a Iowa, em fevereiro daquele ano. O maior grupo mórmon após a crise de sucessão estava decidido a honrar as orientações de seu profeta falecido e deixar Illinois rumo às Montanhas Rochosas. Deixando para trás o prédio imponente e que custara tanto sacrifício, eles tinham a convicção de possuir as chaves necessárias para realizar as ordenanças e construir outros templos.

Uma das primeiras ações de Brigham Young e seu grupo pioneiro no vale do Lago Salgado foi selecionar o local para um futuro templo, em 28 de julho de 1847. Porém, três décadas se passariam antes que um templo fosse erigido e, mesmo assim, em outro local: na cidade nomeada em honra de George A. Smith, St. George.

Como já havia acontecido em Kirtland e Nauvoo, as ordenanças do templo em Utah foram realizadas em outros prédios ou ao ar livre, seguindo literalmente o princípio pregado por Joseph Smith de que

Há certos sinais e palavras (…) que não podem ser revelados aos élderes até que o templo esteja completo. O rico pode obtê-los apenas no templo. O pobre pode obtê-los no topo da montanha como fez Moisés. 

Addison Pratt

Addison Pratt

O primeiro local utilizado no novo território foi o Pico Ensign (Estandarte, em português), nomeado por Brigham Young. Nele, em 21 de julho de 1849, a cerimônia da investidura foi administrada a Addison Pratt (1802– 1872). Marinheiro experiente, Pratt se preparava para uma missão na Polinésia Francesa e havia perdido a oportunidade de receber as ordenanças no templo de Nauvoo. De acordo com Brigham Young,

Addison Pratt recebeu suas investiduras na Colina Ensign no dia 21, o lugar tendo sido consagrado para esse propósito. Eu e os Élderes Isaac Morley, P[arley] P. Pratt, L[orenzo] Snow, E[rastus] Snow, C[harles] C. Rich, F[ranklin] D. Richards, Levi W. Hancock, Henri Harriman, e J[edediah] M. Grant presentes. [1]

De acordo com o diário do apóstolo Franklin D. Richards, eles se reuniram às 6 da manhã e deixaram o local às 9. Outros detalhes são dados no seguinte registro:

Todos com exceção do ir[mão] Addison se vestiram [com as roupas templárias] e o Pres B[righam] Young orou, consagrou o lugar para o presente propósito (…) que teus servos possam vir aqui e oferecer orações e obter a ministração de anjos etc. Pres B[righam] Young, C[harles] C. Rich e E[rastus] Snow tiraram as roupas e deram prosseguimento lavando e ungindo ir[mão] A[ddison] Pratt (C[harles] C. R[ich] lavar, E[rastus] S[now] ungir). [2]

A investidura de Addison Pratt é a única que foi documentada ocorrendo no Pico Ensign.

Em um próximo post, falaremos do uso dos altares e dos círculos de oração.


Leia as partes anteriores desta série

1. O Templo Antes dos Templos e os Precedentes para os Círculos de Oração

2. O que significavam investidura e selamento para os mórmons na década de 1830?

3. Simbolismo maçônico e o Ancião de Dias

4. O Quórum dos Ungidos, a Investidura e as Segundas Unções


NOTAS

1. Manuscript History of Brigham Young,  ed. William S. Harwell (Salt Lake: Collier’s, 1997), p. 224–25.Citado por Wright, Ensign Peak: a historical preview.

2. Minutes, 21 de julho de 1849. Citado em The development of LDS temple worship, ed. Anderson (Salt Lake: Signature, 2011.) p. 16-17.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s