Membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são convocados a “guardar o Sábado” como ordenados pelos “dez mandamentos“.

Joseph Smith estudava aos domingos?
Assim como a maioria dos Cristãos, e diferentemente da maioria dos Judeus, Mórmons “guardam o Sábado” aos Domingos, ao invés do Sábado propriamente dito. Contudo, em semelhança aos Judeus, as definições sobre como se deve “guardar” o dia religioso, é motivo constante de debate e reflexão.
Recebemos recentemente uma carta de uma leitora pedindo ajuda ou orientações e gostaríamos de compartilhar essa história para que mais pessoas pudessem oferecer sugestões.
Sou ex-missionária, servi há alguns anos em Porto Alegre Sul, sou membro desde os dezoito anos. Tenho acompanhado este site há algum tempo e tenho algumas perguntas a fazer, mas hoje, em especial, quero, acho que talvez até desabafar. Bem, eu fiz uma prova de concurso aqui no Estado onde moro, do Tribunal de Justiça, nível médio, mas com ótimo salário. Eu rodei na prova, visto que era muito concorrido e eu nunca na minha vida tinha estudado Direito. A questão é que eu costumava estudar aos domingos também, até que, num domingo, teve uma reunião com a liderança da Soc. Soc. só pra minha ala e eu sou a líder de solidariedade na organização. Aí, depois da reunião, a presidente da Soc. Soc. da Estaca me chamou e perguntou se eu estudava aos domingos, e eu disse que sim. Ela, então, falou pra não fazer isso e tal, e que era errado. Enfim, parei, e confesso que foi um pouco bom pra descansar, porque eu estudava até dez horas por dia durante a semana, mas quando parei, apesar do descanso, eu me sentia com uma pontinha de dúvida. Será que é errado mesmo estudar aos domingos algo que não seja referente ao Evangelho e deixar de fazer as visitas e demais coisas referentes à isso? Gostaria de saber de vocês: O que pensam a respeito de estudar aos domingos? Eu não me lembro de ter ouvido algum líder falar sobre isso, se tiver algum discurso nesse sentido, eu desconheço. Bem irmãos, essa uma das minhas dúvidas, mas tenho muitas outras mas por enquanto vou deixar essa e gostaria sinceramente que vocês me dissessem algo sobre isso. É errado, é pecado estudar aos domingos ou vai da consciência de cada um?
Quais orientações poderíamos passar para essa moça? Quais as práticas pessoais dos Mórmons brasileiros sobre esse assunto?
O Presidente Spencer W. Kimball abordou o assunto assim:
“Espero que os alunos irão utilizar o Sábado para estudar apenas em emergências… Eu acredito que, em geral, com a organização cuidadosa de tempo durante a semana, a maioria dos estudos pode ser feito em dias de semana, deixando o Sábado para o culto… Pode haver momentos em que sente-se forçado a estudar, quando se sente um boi na lama. Eu estou expressando apenas minhas opiniões pessoais sobre este assunto, mas já que estamos falando para os alunos, é a minha esperança de que o seu estudo possa ser feito em sua época apropriada e não como um processo intensivo um pouco antes de ir nas manhãs de segunda-feira.”
O Apóstolo James E. Faust também abordou o tema:
“Ao longo de uma vida de observação, ficou claro para mim que o agricultor que observa o Sábado parece fazer mais em sua fazenda do que ele faria se ele trabalhasse sete dias. O mecânico será capaz de despejar mais e melhores produtos em seis dias do que em sete. O médico, o advogado, o dentista, o cientista vãorealizar mais com a tentativa de descansar no Sábado do que se ele tentasse utilizar todos os dias da semana para o seu trabalho profissional. Gostaria de aconselhar todos os alunos, se eles puderem, para organizar seus horários para que eles não estudem no Sábado. Se os alunos e outros buscadores da verdade fizerem isso, suas mentes serão vivificadas e o Espírito infinito vai levá-los para as verdades que eles desejam aprender. Isto porque Deus santificou o dia e abençoou-o como uma aliança perpétua de fidelidade “.
Não obstante as declarações acima, outras mais comuns e frequentes costumam ser ambíguas sobre o assunto. Por exemplo, a Enciclopédia publicada oficialmente pela Igreja SUD apenas diz:
O Sábado é um dia santo para se fazer as coisas dignas e sagradas. A abstinência do trabalho e recreação é importante, mas insuficiente. O Dia do Senhor exige pensamentos e atos construtivos, e se alguém simplesmente fica à toa sem fazer nada no Sábado, ele está quebrando-o. Para observá-lo, deve-se ficar de joelhos em oração, preparar aulas, estudar o evangelho, meditar, visitar os doentes e aflitos, escrever cartas para os missionários, tirar uma soneca, ler materiais sadios e ir a todas as reuniões desse dia que lhe são designadas….
Recentemente, o Apóstolo Russell M. Nelson ofereceu ainda mais ambiguidade e incentivo a personalização individual de próprias regras de conduta idiosincrática:
Até que ponto santificamos o Dia do Senhor? Quando eu era bem mais jovem, estudei o trabalho de outros que tinham compilado listas de coisas para fazer e coisas para não fazer no Dia do Senhor. Foi só mais tarde que aprendi nas escrituras que minha conduta e minha atitude no Dia do Senhor constituíam um sinal entre mim e meu Pai Celestial. Com esse entendimento, não precisei mais de listas do que fazer ou evitar. Quando tinha que tomar a decisão sobre uma atividade ser ou não adequada para o Dia do Senhor, simplesmente me perguntava: “Que sinal quero dar a Deus?” Essa pergunta fez com que minhas escolhas para o Dia do Senhor ficassem bem claras… É preciso autodisciplina para não fazer a nossa “própria vontade” no Dia do Senhor. Pode ser que tenhamos de nos privar de algo que gostamos. Se decidirmos deleitar-nos no Senhor, não permitiremos tratar esse dia como outro qualquer. As atividades rotineiras e recreativas podem ser realizadas em outra ocasião.
Apesar de passar a maior parte desse discurso, ironicamente, elaborando uma “lista do que fazer ou evitar”, Nelson sugere que a questão é invididual e pessoal.
Sendo assim, pode alguém determinar para outra pessoa como esta outra pessoa deve ou não deve “guardar o Sábado”? Não seria o dever, e o privilégio, de cada indivíduo determinar para si mesma como fazê-lo? Não seriam estudos e investimentos intelectuais como uma empreitada religiosa, honrando os dons e talentos com os quais fomos desmerecidamente abençoados? Não são os estudos seculares “materiais sadios”? “A glória de Deus é inteligência”, não é o que dizem as escrituras? E elas não nos ensinam que devemos “busca[r] diligentemente e ensina[r-n]os uns aos outros… nos melhores livros busca[r]… conhecimento… pelo estudo…”?
O que você acham? Estudar aos Domingos honra o mandamento para “guardar o Sábado”?
Penso que é uma escolha pessoal , uma vez Elder Berdnar veio na minha estaca e disse que um jovem se vestia com camisa branca o domingo todo , porque ele achava que sua atitude era de adoração ao Senhor , depois Elder Bednar leu um versículo em Doutrina e Convênios que quando o Senhor dá um mandamento e nós cumprimos, ele dá mais mandamentos! O proceder no domingo depende da conversão e relacionamento individual de Deus com cada pessoa.Cada membro tem seu nível de santificação pessoal.Eu nunca estudei nos domingos e me senti muito abençoado e próximo ao Senhor por isso, passei em quase tudo que prestei na vida (concursos,vestibulares) sem estudar no Domingo, mas cada um tem seu arbítrio, suas revelações e sentimentos.
Irmão, acho que o tema não se resume apenas em estudar aos domingos. Existem muitas outras coisas saudáveis que podemos fazer no domingo e não se encontra como restrição nos manuais da igreja. Quando há algo que eu considere importante para fazer apenas no domingo, não penso duas vezes, vou e faço. Devo satisfação apenas ao Pai Celestial.
Entao vc esta dizendo que o Elder Bednar viajou horas de aviao para avisar os jovens na America do sul que cor de camisa eles devem usar? Como Apostolo apoiado e sendo vidente e revelador ele bem que poderia ter usado o tempo para avisar os membros no Brasil sobre a seca severa que vem afligindo o pais; a crise economica que pegou o Brasil; as epidemias de Dengue entre outras coisas que afetam a vida de milhares dos filhos de Deus na terra. Os membros “inteligentes” da igreja deveriam estar lendo as profecias e fazendo perguntas sobre o que os Profetas, Apostolos, videntes e reveladores deveriam estar fazendo para guiar o povo da igreja e deixar as dicas de moda para os estilistas e modelos.
Nossa, Fábio, me recuso a acreditar que vc falou isso sério? Não consegue ver que existem coisas que não são ditas por trás de uma mensagem tão simples? Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Não seja tão beligerante.
Eu estava na conferência e me impressionei com o relato uma pessoa ficar o domingo todo com roupa da igreja A primeira coisa que eu faço é tirar a roupa pra almoçar no domingo.No Livro “Invocando os Poderes do Céu” relata de um irmão “poderoso” que veste roupa da igreja para ler o Livro de Mórmon todos os dias porque ele considera um momento super sagrado.Mas vc deveria estar habituado com estes relatos na igreja,os líderes e a Liahona adoram usar histórias de irmãos que andaram a pé 3 dias para ir ao templo” “Irmãos que doaram tudo para a igreja”.O cristianismo em geral, não somente nossa igreja ,usa estes tipos de relatos para motivar um “upgrade” de obediência aos discípulos.Sinto que Elder Bednar quis mostrar o quão especial pode ser o Dia do Senhor para uma pessoa , volto a repetir o que disse no comentário anterior;Cada um tem seu nível e sua esfera de relacionamento com Deus, os líderes tentam motivar para uma compreensão mais “elevada” da importância do mandamento.Para mim a experiência foi válida e creio que animou muita gente a ser mais obediente.Claro que eu não vou fazer igual ao rapaz porque tenho minha personalidade,minha individualidade,minhas capacidades e etc…tenho meus relatos de fé pessoais e não me sinto pior q outros membros por isso.As vestimentas são coisas que externam muito de nossos desejos,afinidades e interesses , mostra nossa simpatia com grupos, ideologias e organizações.As roupas podem ser usadas como símbolos de comunicação ao mundo exterior e as outras pessoas.Na Conferência ele abordou outros assuntos variados.
os profetas do Senhor vivem repetindo todas as vezes sobre as calamidades que sempre foram previstas.
leia a Bíblia e o livro de Mórmon. Nada disso está em oculto.
Sede sábios, que mais poderei dizer-te?
Foi algo similar aconselhado por um profeta do LdM e acho que assim deve ser.
Me lembro quando tive uma dúvida similar e meu líder na época me falou: “Se o espírito não o constrange, então não há nada de errado”