Kate Holbrook (1972-2022)

Com pesar, noticiamos o falecimento da historiadora Kate Holbrook, ocorrido no sábado passado (20/8), em Salt Lake City. Ela foi autora e/ou editora de diversos artigos, livros e apresentações relacionados à história das mulheres mórmons e à relação entre comida e comunidades religiosas.

Em 2011, Holbrook tornou-se a primeira historiadora gerente da História da Mulher no Departamento de História d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A posição inovadora conquistada por Holbrook gerou publicações que buscaram integrar a história das mulheres mórmons à narrativa oficial da maior denominação oriunda do movimento mórmon.

A historiadora Kate Holbrook, falecida em 20 de agosto de 2022. | Imagem: cortesia de kateholbrook.com

Em 2016, a Editora do Historiador da Igreja – uma das editoras oficiais da Igreja, até então dedicada exclusivamente ao Projeto Joseph Smith Papers – publicou o livro e o site coeditados por Kate Holbrook The First Fifty Years of Relief Society: Key Documents in Latter-Day Saint Women’s History (Os Primeiros Cinquenta Anos da Sociedade de Socorro: Documentos-chave na História das Mulheres Santos dos Últimos Dias), o qual permanece infelizmente sem tradução ao português.

“Espero que nossos manuais e nosso currículo, nossos discursos, irão todos refletir uma história mais completa ao incluir um pouco do material que está neste livro”, declarou Holbrook à ocasião do lançamento. O volume recebeu diversos prêmios, incluindo o de melhor volume documental da Mormon History Association (Associação de História Mórmon).

Em 2017, Holbrook coeditou com Jennifer Reeder o importante volume Ao Púlpito: 185 Anos de Discursos Proferidos por Mulheres Santos dos Últimos Dias, uma coletânea de 54 discursos dados por entre 1831 e 2016, também lançado pela Editora do Historiador da Igreja. Tanto o livro quanto o site estão disponíveis em língua portuguesa.

Holbrook também transitava por temas devocionais, como nesta palestra no Instituto Neal A. Maxwell, que pode ser vista com dublagem em português:

Sua morte prematura aos 50 anos ocorreu após uma década de tratamento contra um tipo raro de câncer nos olhos. Kate Holbrook deixa seu esposo e três filhas.

Um comentário sobre “Kate Holbrook (1972-2022)

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.