O papel da apologética sud no século XX

A apologética é definida como “a disciplina teológica própria de uma certa religião que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias”. Em O papel da apologética sud no século XX, Marcelo Silva, que há muitos anos lida com a apologética especialmente na internet, pretende traçar um pouco da história desse campo desde os primórdios do cristianismo – desde Orígenes e Tertuliano até C. S. Lewis –  e seu uso por santos dos últimos dias nos séc. XIX e XX – de Orson e Parley Pratt, passando por B. H. Roberts até chegar a Hugh Nibley.

“No Brasil”, escreve Marcelo, “um dos primeiros trabalhos de apologética (…) foi a tradução do livro O Dia da Defesa, de A. Melvin McDonald. Esta tradução nunca foi publicada, mas era uma cópia comum que corria de mãos em mãos entre os missionários(…). Na verdade o livro nunca foi incentivado pela igreja ou pelos presidentes de Missão, os quais o consideravam (…) pouco eficaz na pregação missionária”. Marcelo também lembra as primeiras obras com conteúdo apologético publicadas pelos brasileiros  Francisco Candido Xavier (Amoramon) e Ivani Irineu Bastos, além de seu próprio trabalho pessoal com o site AMAI JC.

O autor busca tratar de forma clara e sensata o tema do anti-mormonismo, em suas diferentes abordagens, tanto religiosas quanto ateísta, além de refletir sobre a influência das redes sociais e da internet em geral nessa questão. Em sua apresentação, Marcelo também nos convida a refletir sobre a necessidade ou não de  necessidade de conhecer trabalhos apologéticos e distinguir diferentes contextos em que podem vir a ser eficazes. Além disso, Marcelo também trata do que ele chama as diferentes “linhas de pensamento sud”, enfatizando a necessidade de santos dos últimos dias entenderem a diversidade intelectual que há dentro do próprio mormonismo.

Confira aqui o horário desta e das demais apresentações da Conferência Brasileira de Estudos Mórmons.

2 comentários sobre “O papel da apologética sud no século XX

  1. Pingback: Programa da Conferência | Vozes Mórmons

  2. Pingback: A Fé Mórmon e as “Vãs Filosofias” | Vozes Mórmons

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.