Presidente Cristo

Quem nunca sofreu uma saia-justa por causa de algumas práticas exclusivamente Mórmons que soam estranhas a outros — ou a Brasileiros, mesmo? Quem nunca sofreu uma desavença ou desencontro numa reunião dominical, ou mesmo atividade cultural da Igreja, por conta de opiniões pessoais passadas por “questões de evangelho”?

Eu gostaria de contar uma experiência pessoal minha, que por si só, ilustra um ponto importante:

Há muitos anos atrás, eu estava conduzindo uma reunião sacramental, e durante as boas-vindas, enquanto lia os anúncios, disse:

– …e reconhecemos a presença do irmão [Fulano], 1o conselheiro na presidência de Estaca, quem preside sobre a reunião.

E dei prosseguimento aos demais anúncios e hino, oração, etc. Quando eu me sentei de volta, e durante o primeiro hino, recebi um bilhete que me foi passado de mão-a-mão, onde estava escrito:

“Da próxima vez, endereçar-me como Presidente [Sobrenome], e não pelo meu primeiro nome [Fulano].”

Enviei o bilhete de volta, e contrito, prossegui com a reunião como se nada ocorrera. Ao anunciar a última parte da reunião, antes de passar o número do último hino e a última oração, disse:

– … e agora, passaremos ao nosso último orador, irmão [Fulano], 1o conselheiro na presidência de Estaca, após quem cantaremos…

E sentei-me, novamente. Finda a reunião sacramental, o estimado representante da Estaca me aborda diretamente, segundos após o término da última oração, sequer me havia levantado de minha cadeira:

– Você nunca deve desrespeitar-me assim. Você esta desrespeitando o Sacerdócio e esta desrespeitando o Salvador, quem eu represento!

Eu, jovem e inexperiente, contra-argumentei:

– Você sabe que a gente, no Brasil, não tem o costume de chamar as pessoas pelo sobrenome, mesmo em situações formais? E que isso é coisa de gringo, e é uma tradição cultural, apenas?

– Não interessa. Não é assim que fazemos as coisas na Igreja de Cristo! Você tem que respeitar o Sacerdócio!

E eu, impetuoso como todos adolescentes são, disse:

– OK. Então, vamos combinar assim: eu lhe chamo de Presidente [Sobrenome], se você me chamar de Dr. [Sobrenome]. Combinado?

E ele fez uma expressão de desgosto, grunhiu audivelmente, virou as costas e foi embora. Na época, eu ainda estava na faculdade, o que ainda aumentava a ironia da minha resposta arrogante. Hoje, eu me arrependo de ter respondido assim. Eu deveria ter dito:

– OK. Então, vamos combinar assim: eu lhe chamo de Presidente [Sobrenome], se você terminar as suas orações “em nome de Presidente Cristo, amém.” Combinado?

Certamente você já teve desencontros curiosos, estranhos, ou engraçados durante as reuniões da Igreja. Alguns até que ilustrem bem práticas culturais unicamente Mórmons. Conte-nos suas estórias nos comentários abaixo…

48 comentários sobre “Presidente Cristo

  1. Eu adoro esse texto e a resposta dada ao tal presidente arrogante e metido. Eu teria conduzido da mesma forma. Se bem que ignorar e deixar falando com as paredes também é ótima opção. Há um tempo, em uma reunião da Soc. Soc cada uma de nós levou um prato. Eu experimentei e fiz um elogio dizendo: “Esse molhinho está uma delícia.”
    Uma mulher azeda, amarga que muitos fingem gostar me corrigiu. A meu ver, rispidamente. “Isso não é um molho é uma pasta.” Pensei,rapidamente, se responderia ou não. Optei, dessa vez, por não responder. Na verdade, molho ou pasta, tanto faz. Pela consistência, pode-se chamar de pasta, mas acho que ela não sabia que era um molho tártaro. Depois, sem comentar nada ouvi de alguém que a tal mulher por ser professora vive corrigindo a todos e debochando dos erros cometidos nos discursos. Acho que ela internalizou DC 136:31 de tal maneira que não vê nada de errado nisso, mas há momento certo e jeito certo para essas correções sem expor ninguém.

    • Tem membros assim em todo lugar,o que não gosto é de não membros,ex membros,anti membros da igreja,generalizar por causa destes membros

      • Você está certo, Diego. Eu acho que toda a generalização não é muito inteligente, mas o fato de gostarmos ou desgostarmos não muda nada. Se mudasse seria perfeito.

  2. HUUUUUMMM não vou falar de lideres,tem muito que coloca suas ideias,mas vamos ser diretos,também tem muitos membros que querem que querem criar novos mandamentos para a igreja,e ensinam as ideias deles como se fosse crença,como por exemplo,uma irmã da ala de um ex-companheiro de missão,falando que tomar Tererê é contra a palavra de sabedoria,ou uma irmã da minha ala,querer chamar atenção do bispo por tomar chimarrão,se á uma coisa que eu aprendi na missão é:tá nas escrituras,manual e aliahonas ta certo,mas não fico acreditando tudo que um membro fala,para mim o único que vou acreditar sem refutar é o profeta e o quorum dos 12,setenta para baixo para mim falam muita verdade mas como são humanos dão um escorregão dizendo a opinião pessoal.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.