Como voltar à igreja?

Voltar a frequentar a Igreja, após um período de “férias” pode ser algo bastante difícil para muitos indivíduos, basicamente pelos motivos motivos que levam as pessoas a deixarem o convívio da Igreja. O olhar dos outros, a avalanche de responsabilidades e outras formas de pressão social pouco ajudam nesse processo de reintegração. Mas como superá-las?

Caso o indivíduo sinta vontade de voltar a frequentar a Igreja, como ele pode se prevenir dessas pressões? Ou passar por elas sem se machucar? Como fazer desse retorno uma experiência prazerosa e de fato espiritual?

145 comentários sobre “Como voltar à igreja?

  1. A questão é se vale a pena voltar para algo em que não se acredita mais, o que é meu caso, Durante anos fuim um membro que sempre se esforçou para ser firme na fé. Depois disso descobri tantas coisas absurdas sobre a Igreja. Precisei passar 26 anos dentro de tudo isso, para ver que não era mais prá mim. Que os ensinamentos dessa Igreja em muito diferem do Evangelho de Cristo.
    É muita pressão por nada, obigações mais obrigações: visita de mestre familiar, limpeza de capela, serviço no domingo que as vezes ia até 23 horas da noite, principalmente quando eu era Bispo, almoço para missionário, pressão para ir ao templo, passar por aquelas ordenanças repetitivas. E ainda ter que aguentar um monte de irmão fanático domingueiro, digo isso, porque na semana eram bem diferentes. Não sinto mais nenhuma vontade de voltar pra essa loucura Mórmon.

    • Sim, Kadu, tudo parte e depende do que a pessoa sente. Há pessoas que podem querer voltar a frequentar a Igreja pela sensação de conforto espiritual de que desfrutam nas reuniões, para sentir um maior comprometimento com seu próprio sistema de crenças, para voltar a frequentar o templo ou receber suas ordenanças, etc.

      Uma rica e aberta discussão sobre os motivos pelos quais as pessoas “desaparecem” da Igreja pode ser lida neste post e também aqui.

      Abraços!

  2. kadu, sinceramente, com certeza não vale a pena voltar para algo que não se acredita, se é o seu caso, infelizmente ou felizmente é isso mesmo, voltar seria meio sem sentido.

    Lamento por ter pedido sua fé, se é que teve. Se eu puder ajudar em algo, estarei sempre a disposição e grato por poder ajudar.

    Quais foram as coisas absurdas que fizeram você perder a “fé”?

    O que seria o evangelho de Cristo que vc diz que os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo SUD se difere?

    Verdade, para quem não acredita no evangelho restaurado, visita de mestre familiar, limpeza de capela, serviço no domingo, etc. etc. etc. não passa de pressão por nada.

    • Irmão Pedro, suas palavras ao irmão Kadu denotam sarcasmo?

      “Lamento por ter pedido sua fé, se é que teve.”

      Você disse isso num tom sarcástico ou é porque é mesmo comum um Mormon frequentar os cultos mesmo sem ter fé?

      Apóstolo TDS

      • Irmão Marcio Versuti, prazer.

        Irmão, não fui agressivo não, perguntei na honestidade de meu coração, com o intuito de saber realmente a resposta.

        Apóstolo TDS

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.