Espionagem na BYU?

Sign_0409-30_0616Dois professores da Universidade Brigham Young (BYU) encontraram em uma sala de aula, no início deste mês, um gravador eletrônico ativado por voz. O dispositivo estava escondido, afixado com velcro ao assento de uma cadeira. A descoberta aconteceu no prédio Joseph Smith, onde são ministradas a maioria das aulas de religião. Eles posteriormente encontraram outras cadeiras também com velcro na parte posterior do assento.¹

Uma investigação interna foi iniciada para apurar os responsáveis e sua motivação, bem como a legalidade das gravações. Pela legislação de Utah, para que uma gravação seja legal bastaria que uma pessoa na sala de aula estivesse ciente. Carri Jenkins, porta-voz da universidade, afirma que as gravações não foram feitas pela administração da BYU.

Na década de 1960, foi descoberta na BYU uma rede de espionagem que vigiava professores com supostas tendências comunistas. A rede composta por estudantes havia sido organizada pelo reitor Ernest Wilkinson, com o encorajamento do apóstolo Ezra Taft Benson.

O professor William Hamblin ironizou o incidente ocorrido neste mês. “Se alguém na BYU quer escutar o que digo em sala de aula, não precisa grudar um gravador ativado por voz debaixo da cadeira do professor (…). Sinta-se à vontade para pôr o gravador em cima da mesa. Eu vou até dar play para você. Ou você pode sentar em aula. Todos são bem-vindos”, escreveu no último dia 13. Hamblin recentemente havia criticado o novo currículo em elaboração para o Sistema Educacional da Igreja.

 1. Salt Lake Tribune: Secret recordings at BYU? Police investigateKSL: BYU professors discover hidden recording device in classroomDeseret News: Audio recorder found hidden in BYU classroom.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s